(02/07/2025) Duas centenas de leigos e agentes de pastoral de toda a Diocese, nestes dias 02 e 03 de julho, participaram de um evento formativo promovido pelas Escolas Diocesanas de Formação de Leigos, na CEDA: a 1ª Semana Teológica.
O tema escolhido foi
“Iniciação à Vida Cristã”, e teve como assessor o Pe. Renato Quezini, da
Diocese de Maringá, no Paraná. O presbitério da Diocese de Tubarão foi convidado
para um encontro concomitante, ocorrido nesta manhã, também na CEDA.
Pe. Rodrigo, Coordenador Diocesano de Pastoral, acolheu o professor e os demais padres presentes. Pe. Renato, primeiramente, fez uma apresentação histórica, a partir dos documentos do Concílio Vaticano II, para mostrar como o tema da IVC foi se tornando cada vez mais presente nos textos oficiais até o Magistério mais recente.
“O Vaticano II, na Sacrosanctum Concilium, no nº44, fez dois pedidos: a restauração do Catecumenato e a elaboração de um Diretório de Catequese. A partir daí, aqui na América Latina, com a graça de Deus e a experiência de aplicabilidade do Concílio em nosso continente, o trabalho começou em Medellin (1978), sob a tônica de uma Catequese libertadora; em Puebla (1979), deu-se ênfase na Catequese de comunhão e participação; em Santo Domingo (1982), trouxe a questão da Catequese inculturada em vista da nova evangelização, tema tão caro ao Papa São João Paulo II. Em 2007, chegamos à Aparecida tendo em vista a formação dos discípulos missionários sob a ótica da IVC, à qual a Catequese deverá assumir.”
Nesse retrospecto histórico, Pe. Renato explicou que, aqui no Brasil, o tema da IVC chegou com a celebração do Ano Catequético em 2009, tendo como ponto alto a 3ª Semana Nacional de Catequese.
“Então, os Bispos fazem o Documento de Estudos nº 97. Em 2015, a Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil já trata da IVC e surge o Documento nº 107. Desde lá, a Igreja no Brasil tem aprofundado essa reflexão e não se trata de mais um modismo, ou seja, mais um tema que caiu na moda. Notei que a Diocese de vocês já tem esse tema no Plano Pastoral e que está dando passos”.
O assessor explicou que, apesar da importância do assunto, têm surgido várias dificuldades.
“De fato, vivemos em uma sociedade fragmentada e complexa, com consequência diretas em nossa ação evangelizadora. Há um mal estar religioso, fruto de crises anteriores, inclusive na dimensão antropológica. Nessa sociedade pós-cristã, parece que o ser humano não precisa mais de religião para orientar-se e é por isso que, aqui na região, o CENSO e a pesquisa das Santas Missões atestam que, dos 73% de católicos, apenas 13% frequentam nossas celebrações dominicais.”
O assunto é ‘quente’ e tem despertado muitas reflexões. Para o sacerdote,
“a saída poderia ser aplicar o modelo quenótico da encarnação, acolhida, acompanhamento, caminhar junto com as pessoas, ouvindo-as e iluminando-as. Nisso, revelando o rosto de Deus que é Amor, Misericórdia e Vida. Prestando atenção aos desafios sociais (como lembrou insistentemente o Papa Francisco). O objetivo central da evangelização é levar a pessoa à conversão a Cristo”.
Por isso, explicou Pe. Renato,
“a renovação da Paróquia exige atitudes novas dos padres como autênticos discípulos, apaixonados pelo Senhor, empenhados na busca dos afastados, em ações conjuntas com a comunidade”.
Na última parte do estudo, Quezini tratou do Ritual de Catequese (RICA), falando da Celebração após os encontros querigmáticos, parte por parte, destacando sua grande riqueza de símbolos e rituais.
“Pastoral dá o que pensar, refletir, avaliar, planejar... dá trabalho. Leva à crise e à ação em vista de uma conversão pastoral, de uma Igreja ‘em saída’, em missão!”, concluiu o palestrante.
Pe. André Corrêa Oenning, Assessor Diocesano de Catequese, confirmou que a Diocese de Tubarão vem tratando desta temática da IVC há muitos anos e que os novos itinerários utilizados pelos catequizandos e seus catequistas da IVC têm seguido a inspiração catecumenal que o Concílio Vaticano II apresentou.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872
0 Comentários