SENHORA DOS ANJOS – CATEQUIZANDOS RECEBEM O CRUCIFIXO DURANTE A MISSA

(20/06/2026) Escureceu bem cedo nas montanhas do Caruru, em Tubarão. É o outono despedindo-se, mas deixando o clima invernal antecipar um pouquinho a sua chegada, o que está previsto para a madrugada (05:24h) deste domingo, amanhã, dia 21. E a chuva gelada colaborou mais aumentar a sensação de frio. Até 22 de setembro, será assim, ao que tudo indica. Então, bem-vindo inverno de 2026!

Não obstante a ‘friaca’, dezenas de fiéis saíram de suas casas e concentraram-se no interior da Capela de Nossa Senhora dos Anjos, para a Santa Missa. Muitos preferiram permanecer em suas casas.

Ministros e Equipe de Liturgia a postos, teve início a Celebração Eucarística. A novidade estava aí, na procissão inicial. Oito catequizandos da Iniciação à Vida Cristã (IVC) adentraram no recinto acompanhados de seus pais ou responsáveis. Estavam ansiosos, pois, pela primeira vez, iriam participar de um ritual de apresentação dos catequizandos à comunidade. E a assembleia acompanhou tudo com contentamento.

Havia anos que os fiéis não presenciavam algo semelhante, pois os pequenos da vila se dirigiam às comunidades vizinhas e juntavam-se àquelas outras crianças, formando turmas maiores e aproveitando a presença de abnegados catequistas.

Mas, agora é diferente: Nossa Senhora dos Anjos tem duas catequistas, Márcia e Bárbara, e os pais deram o apoio inscrevendo seus filhos na própria comunidade onde vivem, enriquecendo a caminhada eclesial local.

Durante a Celebração, após a homilia, Márcia chamou cada criança pelo nome que, apresentando-se diante do altar, dizia “Amigo Jesus, eu te amo!”. Então, o Pe. Auricélio abençoou pequenas cruzes que, depois, através dos pais, foi colocada dependurada sobre o peito dos catequizandos. E estes olhavam-se alegres, contemplando o belo símbolo religioso que receberam.

Então, o sacerdote os exortou: 

“Vocês estão muito bonitos ostentando seus crucifixos! Muito bom! Mas, olhem bem a imagem que está fixada na cruzinha de madeira. Sabem quem é, né? Isso! É Jesus Cristo, o nosso grande Amigo, Senhor e Salvador! E sabem porque é que Ele está aí, não é mesmo? É que Ele foi morto desta forma. E, através da Sua morte, Ele provou todo o seu imenso amor para conosco; pois, dias depois, na Páscoa, Ele ressuscitou e abriu as portas do Céu também para nós. E Ele, como nosso verdadeiro Amigo, não quer ficar longe de nós e deseja que, um dia, possamos ir morar com Ele lá no Céu. É sobre isso e muito mais que vocês irão aprender na caminhada catequética que estão apenas iniciando. Junto com suas famílias, acompanhadas pelas catequistas, vivenciarão momentos muito lindos com Jesus, nosso Amigo, e com nossa comunidade de fé!”.

Depois, houve o rito de instituição de mais um Ministro da Comunhão para missionar na comunidade, o Sr. Flávio.

A Celebração prosseguiu normalmente. No final, a comunidade oficializou o início das vendas de um bingo, promovido pela Coordenação do CPC, já em preparação para a Festa de agosto, visando arrecadar fundos para a reforma no telhado do Salão Paroquial.

Após a bênção, a assembleia se dissolveu. Já não chovia em Caruru.


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

(peauricelio@yahoo.com.br)

                                                                            

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

História de Albertina – narração: Pe. Auricélio e seus pais Sebastião e Osmarina – https://www.youtube.com/watch?v=D18M67Tpunc          

Fotos: PASCOM - N. Sra. Anjos

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://soundcloud.com/peauricelio

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com  

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários