(20/06/2026) Nesta noite de domingo, havia um
clima de grande alegria durante a Santa Missa. Um grupo de 30 crianças da Catequese
de Iniciação à Vida Cristã (IVC) iria participar do rito de Entrega da Cruz,
como prevê o novo Intinerário de Catequese elaborado pela Diocese de Tubarão.
Para a maioria delas, era a primeira vez que
adentrariam na igreja assim, em fila, de mãozinhas postas (como orientou uma
catequista) e, durante a Missa, ficariam separadas dos pais. Também, para
muitos pais presentes, orgulhosos e atentos aos filhos, seria a primeira vez
que os veriam ‘desfilar’ numa procissão litúrgica.
Ao longo da caminhada catequética, com certeza,
tal cena repetir-se-á várias vezes. O novo jeito de Catequese prevê a
participação da família em várias celebrações, aproximando da Liturgia o conteúdo
refletido nas Salas de Catequese.
No início da Celebração, Pe. Auricélio acolheu a assembleia reunida e dirigiu-se ao novos catequizandos.
“Queremos acolher todos os catequizandos, mas mui especialmente, os maninhos e as maninhas que estão iniciando a sua jornada catequética... Jornada essa que durará a vida inteira.
E ao longo deste caminho, o itinerário, vocês experimentarão muitas vezes o
Amor de Deus e o quanto são amados por Ele; e, da mesma forma, aprenderão e
descubrirão formas de como amar o Senhor e de como demonstrar esse amor, numa
reciprocidade fecunda. Bem vindos à nossa família catequética!”
Ao concluir sua homilia, o sacerdote
dirigiu-se, novamente, aos catequizandos, tomando uma das pequenas cruzes de
madeira com a imagem do crucificado.
“A melhor e mais
necessária notícia que nós podemos dar ao mundo é o Amor! E Jesus é o Amor ‘que
se fez carne’ para poder ficar bem pertinho de nós. A cruz que vocês vão
receber agora é uma expressão de Amor. É verdade que há nela a imagem de um
homem morto. Esse homem é Jesus!
A Sua morte não se
deu porque Ele era um criminoso, ou porque tenha feito algo errado ou agido mal
contra alguém. O fato é que pessoas más O mataram porque Ele somente anunciou as
coisas boas de Deus e era um Filho de Deus muito fiel.
Portanto, quem usa uma cruz dependurada sobre o peito deve ser amigo de Jesus e desejar imitá-Lo em suas ações, isto é, fazendo o bem e vivendo o amor.
Vocês querem ser
amigos de Jesus? [As crianças responderam que sim.] Então, que Deus os abençoe
para honrarem o grande Amigo, carregando esta cruz no peito e Jesus no coração.”
Então, cada catequizando aproximou-se do altar,
dizendo seu nome e falando “Eu te amo,
Jesus!”. Após a bênção das cruzes, os pais juntaram-se aos filhos e rezaram
por eles. As catequistas lhes entregaram as cruzes e eles as colocaram em seus
filhos, abençoando-os e enchendo-os de carinho e palavras de incentivo.
Por fim, dando continuidade à Santa Missa, eles
retornaram para seus assentos muito contentes e contemplando a cruz que
ganharam.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
(peauricelio@yahoo.com.br)
Trailer
do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
História
de Albertina – narração: Pe. Auricélio e seus pais Sebastião e Osmarina – https://www.youtube.com/watch?v=D18M67Tpunc
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE
MÚSICA
https://soundcloud.com/peauricelio
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872



0 Comentários