EM SÃO MARTINHO, CATEQUIZANDOS RECEBEM A CRUZ DURANTE CELEBRAÇÃO DA COMUNIDADE

(20/06/2026) Nesta noite de domingo, havia um clima de grande alegria durante a Santa Missa. Um grupo de 30 crianças da Catequese de Iniciação à Vida Cristã (IVC) iria participar do rito de Entrega da Cruz, como prevê o novo Intinerário de Catequese elaborado pela Diocese de Tubarão.

Para a maioria delas, era a primeira vez que adentrariam na igreja assim, em fila, de mãozinhas postas (como orientou uma catequista) e, durante a Missa, ficariam separadas dos pais. Também, para muitos pais presentes, orgulhosos e atentos aos filhos, seria a primeira vez que os veriam ‘desfilar’ numa procissão litúrgica.

Ao longo da caminhada catequética, com certeza, tal cena repetir-se-á várias vezes. O novo jeito de Catequese prevê a participação da família em várias celebrações, aproximando da Liturgia o conteúdo refletido nas Salas de Catequese.

No início da Celebração, Pe. Auricélio acolheu a assembleia reunida e dirigiu-se ao novos catequizandos.

“Queremos acolher todos os catequizandos, mas mui especialmente, os maninhos e as maninhas que estão iniciando a sua jornada catequética... Jornada essa que durará a vida inteira. 

E ao longo deste caminho, o itinerário, vocês experimentarão muitas vezes o Amor de Deus e o quanto são amados por Ele; e, da mesma forma, aprenderão e descubrirão formas de como amar o Senhor e de como demonstrar esse amor, numa reciprocidade fecunda. Bem vindos à nossa família catequética!”

Ao concluir sua homilia, o sacerdote dirigiu-se, novamente, aos catequizandos, tomando uma das pequenas cruzes de madeira com a imagem do crucificado.

“A melhor e mais necessária notícia que nós podemos dar ao mundo é o Amor! E Jesus é o Amor ‘que se fez carne’ para poder ficar bem pertinho de nós. A cruz que vocês vão receber agora é uma expressão de Amor. É verdade que há nela a imagem de um homem morto. Esse homem é Jesus!

A Sua morte não se deu porque Ele era um criminoso, ou porque tenha feito algo errado ou agido mal contra alguém. O fato é que pessoas más O mataram porque Ele somente anunciou as coisas boas de Deus e era um Filho de Deus muito fiel.

Portanto, quem usa uma cruz dependurada sobre o peito deve ser amigo de Jesus e desejar imitá-Lo em suas ações, isto é, fazendo o bem e vivendo o amor.

Vocês querem ser amigos de Jesus? [As crianças responderam que sim.] Então, que Deus os abençoe para honrarem o grande Amigo, carregando esta cruz no peito e Jesus no coração.”

Então, cada catequizando aproximou-se do altar, dizendo seu nome e falando “Eu te amo, Jesus!”. Após a bênção das cruzes, os pais juntaram-se aos filhos e rezaram por eles. As catequistas lhes entregaram as cruzes e eles as colocaram em seus filhos, abençoando-os e enchendo-os de carinho e palavras de incentivo.

Por fim, dando continuidade à Santa Missa, eles retornaram para seus assentos muito contentes e contemplando a cruz que ganharam. 


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

(peauricelio@yahoo.com.br)

                                                                            

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

História de Albertina – narração: Pe. Auricélio e seus pais Sebastião e Osmarina – https://www.youtube.com/watch?v=D18M67Tpunc          

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://soundcloud.com/peauricelio

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com  

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários