(19/07/2025) A celebração desta noite na matriz São Martinho, em Tubarão, teve início com uma bela e devota procissão motorizada transladando o andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus pela principal rua do bairro.
Quando o caminhão parou diante
da matriz, alguns membros do Grupo de Festeiros se prontificaram a descer o
andor para ser entronizado na Santa Missa. Foi o Pe. Auricélio quem presidiu a
Missa nesta Vigília da Festa. A animação coube ao casal Jailson e Edilene e a
filha Vitória.
Acolhendo os presentes, o Pároco disse:
“Ao planejarmos esta Festa, nossa equipe queria que ela tivesse um forte apelo religioso (porque ela é uma festa religiosa!) e também tivesse um aspecto social bem marcante de modo a favorecer a fraternidade e a confraternização entre todos. E, de fato, nós estamos vivendo edificantes momentos de oração; e, quanto à confraternização, preparamos atividades no Salão Paroquial.”
No momento da homilia, o sacerdote citou o personagem Barrabás e explicou:
“Vocês sabem o que significa esse nome? Significa ‘filho do paizinho’ ou ‘filho do papai’! Podemos dizer que esse nome contém uma promessa muito linda! Eu e você também somos filhos do Paizinho (bar + Abbá). Foi Jesus quem nos revelou isso.
Hoje, nós olhamos para Jesus e queremos aprender com Ele a sempre fazer a vontade do Pai. Quando Jesus se ajoelha e se coloca reverente na presença do Pai, Ele nos ensina a também adorarmos o nosso Paizinho, como filhos amados. Sim, em Jesus nós nos tornamos 'filhos adotivos' do Pai!”
Meditando sobre a veneranda imagem do Sagrado Coração, Pe. Auricélio disse:
“Nós contemplamos e adoramos tudo em Jesus, todo o seu Ser, todo o seu Corpo. Adoramos suas mãos chagadas. Mãos que se estenderam para acolher e erguer as pessoas caídas, segurar e salvar suas vidas! Suas santas Mãos tocaram corações, abençoaram pessoas e as afagaram, as acariciaram... Mãos que semeiam o amor!”.
Os ombros do Senhor.
“Em Jesus, nós tudo adoramos! E também os seus ombros chagados, nos quais estão as ‘tatuagens’ em cada lado, isto é: as ‘tatuagens do amor’. E contemplamos o seus sagrados ombros machucados. Aquelas feridas em carne viva, nós as adoramos!”
A cabeça do Senhor.
“Nós adoramos tudo no Senhor: o seu Coração e o seu Corpo! Também adoramos a sua cabeça ferida por duros golpes, que provocaram hematomas, toda espetada com agudos espinhos daquela coroa infame. Eis o Senhor humilhado. Nós adoramos cada ferimento na cabeça do Senhor Jesus.”
A sua Sagrada Face.
“Aliás, nos estudos realizados no Santo Sudário de Turim, que é aquele pano grande (lençol) que envolveu o cadáver de Jesus, realizado em 1898, ao fotografá-lo, no negativo, perceberam que ele trazia ‘impressos’ muitos sinais da corporeidade do Senhor. Em seu rosto, analisado com os recursos mais modernos, é possível reconhecer inchaço e ferimentos na maçã do rosto de Jesus, no seu maxilar.
E nós adoramos a Sagrada Face do Senhor, porque tantas vezes foi acariciada por seus pais José e Maria, pelas crianças, pelos devotos, por Verônica... Ele olhou com amor para as pessoas, especialmente para aquelas que todos desprezavam... Inclusive, Ele foi capaz de abaixar-se para olhar nos olhos daquela mulher considerada pecadora e condenada à morte. O seu olhar de amor penetrava a alma!”
A sua boca sagrada.
“Nós adoramos tudo em Jesus! Ele tinha um faro sensível para perceber as coisas, os odores e sabores, mas sobretudo para perceber a realidade dos corações. Na sua face, adoramos a sua boca, com a qual pronunciava o que tinha de mais lindo em seu Coração. Nós acolhemos cada palavra pronunciada e balbuciada ou mesmo não audível... Inclusive aquelas, quando já sem forças, pronunciou com gigantesco esforço no alto da Cruz: ‘Pai, perdoa-os!’.”
E o seu Sagrado Coração.
“Nós adoramos tudo no Senhor Jesus! Tudo o que está simbolizado na devoção ao seu Sagrado Coração. Pois foi assim que Ele se revelou à jovem freira mística Santa Margarida Maria Alacoque, na França, em 1673. Apareceu-lhe com o Coração para fora do peito, e não protegido pela caixa torácica, como o nosso. O Coração trazia a marca da Paixão: a coroa de espinhos, ferido de tanto amar. De seu interior brotava um fogo incandescente.”
Após a Santa
Missa, os fiéis se reuniram no Salão Paroquial e se divertiram brincando de
binguinho e se deliciando com as guloseimas oferecidas.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer
do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
Fotos: PASCOM de São Martinho.
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE
MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
0 Comentários