EM SÃO MARTINHO, EQUIPES DE LITURGIA REALIZAM SEU 1º ENCONTRO PAROQUIAL DE FORMAÇÃO DESTE ANO

(26/06/2025) Nesta noite, no Auditório do Centro Pastoral da matriz São Martinho de Tours, em Tubarão, aconteceu o primeiro Encontro de Formação exclusivo para os membros das Equipes de Liturgia da Paróquia. 

Na abertura, a Letícia M. de Souza, Coordenadora de Liturgia da matriz, conduziu o momento oracional, com leitura da Palavra de Deus. Então, a Coordenadora Paroquial Maria Rosélia Vieira, de Bom Jesus, acolheu os presentes.

Coube ao Pe. Auricélio a tarefa de dirigir os estudos. Tomou por fonte o Catecismo da Igreja Católica, tratando do tema: 

“A Celebração do Mistério Pascal” (Nºs 1066-1108). “No seu Plano de Salvação da humanidade – ‘economia da Salvação’, Deus preparou, revelou e realizou o mistério de Cristo, que é o mistério pascal: encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus. E é isso o que celebramos a cada Santa Missa. ‘É isso o que a Igreja anuncia e celebra em sua liturgia, a fim de que os fiéis vivam e deem testemunho d’Ele no mundo’.”

Fez-se destaque à importância de todos os colaboradores/agentes para ajudar a assembleia reunida a elevar a Deus seu louvor e o Santo Sacrifício. 

“Assim, se liturgia significa serviço aos irmãos, cada um de nós é servidor e tem grande relevância para tal fim. Na verdade, a exemplo de Jesus, o ‘único liturgo’, estamos todos envolvidos na obra de servir a Deus e a comunidade, que é o Corpo Místico. E a Missa é uma ação sagrada por excelência, ‘cuja eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja’.”

Por isso, o Catecismo destaca o papel fundamental na Catequese na educação dos fiéis para poderem celebrar bem a Eucaristia. 

“A Liturgia é o ápice e a fonte de todo o mistério celebrado na Missa. Pela Catequese, os cristãos são conduzidos (mistagogia) ao encontro com Jesus Cristo no mistério celebrado, graças a ação do Espírito Santo que dispensa seus muitos dons. 

Por isso, nossa colaboração como Equipes de Liturgia tem grande valor: mesmo das pessoas que preparam o templo para a celebração, quanto a criança que serve o altar e o padre que preside a Santa Missa... Participamos da ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo; oferecendo a nós mesmos com Jesus ao Pai, e implorando que o Espírito faça de nós uma oferenda perfeita.” 

Após a bênção, todos se confraternizaram em torno da mesa do cafezinho.


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                      

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários