(28/06/2025) Choveu durante todo o dia na cidade e na região de Tubarão. No interior do Salão Paroquial e na capela de São Pedro, no alto do morro de Sombrio, comunidade que dista 12 quilômetros do centro, festeiros e outros voluntários preparavam os ambientes para acolher os devotos do padroeiro. É a tradicional Festa de São Pedro que está movimentando a comunidade há semanas com venda de bingão, oferta de animais para o leilão e preparativo das comilanças.
Pelas 18h, um grupo de pessoas se reuniu numa residência em Bom Jesus, de onde partiram levando os andores iluminados com as imagens de Nossa Senhora da Glória e de São Pedro. A procissão motorizada foi acompanhada por um cortejo de carros, com buzinaço e fogos. Na chegada, houve um show pirotécnico com fogos de artifício diante da capela, em honra dos santos homenageados.
Em seguida, quando já havia anoitecido, sob a
presidência do Pe. Auricélio, aconteceu a Santa Missa da Vigília, que foi
animada pelo Grupo Luz, da matriz de Oficinas. A igreja estava lotada de fiéis
que enfrentaram o frio e a chuvinha para se encontrarem e celebrarem sua fé.
Celebrou-se a liturgia da Vigília da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. O presidente destacou os testemunhos dos santos homenageados.
“A nossa Igreja aprendeu a usar a arte sacra para transmitir seus ensinamentos catequéticos. Vejamos a imagem da Senhora da Glória: suas vestes brancas nos ensinam que ela, puríssima, participa da festa dos eleitos na Casa do Pai. Ela soube ser toda de Deus na terra, fazendo-se Serva do Senhor; agora, assunta ao Céu, mergulhada na Glória divina, Maria participa da Festa que o Senhor preparou. O manto azul, símbolo da sua humanidade, nos enche de esperança quanto à nossa Salvação, pois um pedacinho de nós já está lá no Céu.”
Diante da imagem do padroeiro da comunidade e patrono de toda a Igreja, o Pároco explicou.
“Temos aqui a imagem de um homem maduro, com vestes de adulto, de um senhor do povo simples. Trata-se de um pescador, apresentado já calvo para representar sua maturidade e experiência de vida. Ele representa o povo de Deus que cultivava a esperança a vinda do Messias, o Salvador, e vivia nessa expectativa. Ao saber de Jesus, ele foi lá verificar as informações e encontrar-se com Ele. E ficou encantado o Senhor e jamais d’Ele se afastou.
Feito líder dos Apóstolos, recebeu as chaves do Céu, como vemos em sua mão esquerda. Na direita, ele carrega o livro dos Evangelhos e das Cartas neotestamentárias. Temos aqui os símbolos de sua liderança (é o primeiro Papa!) e de sua missão evangelizadora.”
A Liturgia da
Palavra apresentou aspectos da vida dos dois Apóstolos, Colunas da Igreja. No
Evangelho, a pergunta de Jesus mexeu com toda a comunidade: “Pedro, tu me amas mais do que estes?”.
“Este questionamento é feito a cada um de nós nesta noite. E é preciso respondê-lo com sinceridade. Dependendo da nossa resposta, estaremos mais ou menos comprometidos com a nossa comunidade de fé, revelando, assim, como se dá o nosso testemunho cristão. Pois Jesus repete para nós, hoje, o mesmo que falou a Pedro: ‘apascenta as minhas ovelhas’; e mais: ‘segue-me’. O exemplo de Maria, que sempre permaneceu fiel e unida a Jesus, deve nos estimular a também permanecermos firmes no testemunho de nossa fé, em toda circunstância.”
Após a Missa, no
Salão Paroquial, foi oferecido serviço de bar e barraquinhas, regado a
refrigerantes e o tradicional quentão. O pessoal se divertiu até tarde.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer
do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE
MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872
0 Comentários