PRODUTORES E PARTICIPANTES DO FILME ‘ALBERTINA’ SÃO HOMENAGEADOS EM SÃO MARTINHO

 


(06/12/2021) A Câmara de Vereadores de São Martinho, no Sul de Santa Catarina, no Vale da Beata, promoveu uma Sessão Solene especial nesta noite de segunda-feira. Por iniciativa da vereadora Anelise Wiemes, Presidente da Casa, foi aprovada a Moção de Cumprimentos para os participantes do filme ALBERTINA – ‘A Menina que tocou o Céu e o coração de todo um país’. 

Cerca de uma centena de pessoas e instituições foram homenageadas, quase todas residentes no Município. Dezenas delas compareceram e lotaram o auditório da Câmara, bem como a antessala e a varanda. 

Dentre as autoridades políticas presentes estavam o Prefeito Robson Jean Back, o seu vice Jerry Luiz Steiner, todos os vereadores desta legislatura, Secretários Municipais e ex-vereadores. Também empresários se fizeram presentes, bem como o Diretor da Boanova Films e cineasta Luiz Fernando F. Machado. 

Pe. Auricélio e as religiosas de Vargem do Cedro e outras lideranças dos organismos da Igreja também compareceram. 

A Presidente Anelise abriu a sessão, cumprimentou aos presentes e compôs a mesa. Um a um os homenageados com a Moção de Cumprimentos foi sendo chamado e recebeu, das mãos de um edil, o comprovante da Moção, devidamente personalizado. 

Após a festiva entrega, algumas pessoas usaram a palavra. O primeiro foi o vereador Ivo Schmoeller, colaborador do filme e morador de São Luiz. 

Eu não poderia deixar de aproveitar este momento histórico para o nosso município e me manifestar aqui na tribuna desta Casa. Desde menino que ouço falar de Albertina. A devoção à serva e Beata Albertina sempre fez parte de minha caminhada como cristão católico. 

(...) É importante saber que podemos compartilhar com o mundo valores cristãos tão importantes, como aqueles que encontramos na Beata Albertina: o testemunho de amor, de solidariedade, de vida familiar e comunitária, de perdoar e de ser fiel à sua fé até o fim. (...) Quando nós apoiamos as iniciativas culturais de nosso município, todos crescemos juntos”. 

Também a vereadora Sirleny Sehnen Michels, Secretária da Casa, se manifestou assim: 

“É com muito orgulho e gratidão que entregamos, hoje, a Moção de Cumprimentos, como um gesto simbólico de reconhecimento a todos os envolvidos voluntariamente e que, de diversas formas, participaram da realização do projeto ALBERTINA. (...) Albertina nos traz a inspiração do que precisamos para construir uma sociedade mais cheia de esperança e de respeito à vida”. 

Em seguida, o prefeito Robson usou a palavra, enaltecendo o trabalho realizado. 

“Precisamos nos sentir muito orgulhos com isso! Eu vi como é exigente e difícil fazer este trabalho. Esta busca pela perfeição é que possibilitou que esta obra conquistasse tantos e tantos prêmios. 

E acredito que isso foi possível porque as pessoas se dedicaram de coração, com orgulho, voluntariamente, sem interesses egoístas. O que as movia era o amor à causa de Albertina. 

Para mim, mais do que estas conquistas, acho que o mais valioso de tudo é que esta história ficou registrada num filme. Além do evidente aspecto religioso, temos também o aspecto cultural da obra. Deixar guardadas as nossas histórias”.  

O Luiz Fernando também se pronunciou, nestes termos: 

“Eu poderia contar uma história a respeito de cada um de vocês... Eu gostaria de agradecer de coração a cada um que, como comunidade, nos acolheu de braços abertos e não deixou faltar nada para a realização do nosso projeto. (...) A gente levou ao Cinema os grandes potenciais artísticos de nossa comunidade. (...) Agradecemos aos colaboradores das outras cidades da região. 

(...) Agora o filme está disponível no mundo inteiro, em todos os países (até na China!) através dos ‘players’. É a história de Albertina que está sendo levada. E isso não teria sido possível sem todos vocês. (...) O Cinema é uma das principais ferramentas de edificação social e artística”, afirmou o Diretor. 

Chamado à tribuna, o Reitor do Santuário assim se expressou: 

“Durante várias semanas, movidos pela fé em Cristo e pela devoção à Albertina, vivemos dias muito exigentes e inesquecíveis. (...) A Moção de Cumprimentos que, hoje, esta Casa nos oferece, em nome da população deste município de São Martinho, muito engrandece o que fizemos, mas sobretudo, revela os grandes valores e potencialidades que temos em nosso município e em toda a região. 

(...) Cabe aos nossos representantes, eleitos para isso, criar políticas públicas para fomentar as expressões culturais de nossa terra. 

(...) O seu exemplo de amor, de perdão, de solidariedade, de castidade e de fidelidade à sua fé e aos seus valores, constituem a herança que ela deixou para nós. Todos temos muito que aprender com a nossa Albertina!” 

A Presidente encerrou as falas com palavras de incentivo e gratidão. Segundo ela, 

“receber pessoas tão especiais, atores e atrizes e colaboradores que hoje estão sendo reconhecidos nacional e internacionalmente, é uma satisfação muito grande para todos nós. (...) 

Tenho certeza de que nada disso seria possível se não houvesse a dedicação e o comprometimento de toda a comunidade, pois o trabalho em mutirão, da forma como aconteceu, marcante, possibilitou a concretização deste longa-metragem que vem conquistando tantos prêmios. 

(...) Este pequeno gesto desta Câmara de Vereadores que ser uma expressão de nossa gratidão e reconhecimento a cada um que se doou para reviver a história de fé e de fidelidade a Deus por parte de Albertina”. 

Após o seu discurso, a Sessão foi encerrada.


CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

 

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito Gratificante Receber essa Homenagem da Câmara de Vereadores de São Martinho. Muita Gratidão e o meu Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir