DURANTE MISSA NA MATRIZ, NOVA COORDENAÇÃO DO ‘CPC’ É APRESENTADA À COMUNIDADE DE SÃO MARTINHO

(23/11/2025) A Celebração Eucarística desta noite, na matriz São Martinho, em Tubarão, foi marcada pela Solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo, encerrando o Ano Litúrgico de 2025. Portanto, no próximo domingo, a Igreja inaugurará um novo Ano, iniciando-o pelo Advento. 

“A proclamação de Jesus como Rei e Senhor não se resume a um mero rito, sem sentido e sem comprometimento. Celebrar esta Solenidade é testemunhar a todas as pessoas que Ele é o Rei de nossa existência e que, somente Nele, encontramos o sentido de nossa vida. É justamente porque Ele reina em nós (entre nós e sobre nós!) que nos organizamos em pastorais e outros segmentos religiosos, promovemos festas e celebrações, organizamos encontros e toda sorte de atividade evangelizadora. Sim, Ele é Rei e deseja estabelecer seu Reino de Amor e Justiça dentro e a partir de nós. 

O seu jeito de reinar é servir, é apascentar, é cuidar. Até mesmo no derradeiro momento de sua vida, pregado na cruz, sofrendo as dores mais atrozes e morrendo, Ele pensou em todos nós. Pensou nos ladrões e já garantiu a salvação de um deles: ‘hoje mesmo estarás comigo no Paraíso’. Jesus pensou naquela multidão e em seus governantes carrascos que o faziam sofrer atrozmente, e pediu clemência do Pai em favor de todos eles. Pensou na sua Mãe e a confiou a João (que representa a humanidade); pensou que os seus seguidores precisavam de uma Mãe e lhes entregou sua própria Mãe, Maria. O nosso Rei age com verdadeiro amor até o fim.”

A Santa Missa toda foi marcada pela gratidão, especialmente pela dedicação das pessoas que fizeram parte da Coordenação do CPC (Conselho de Pastoral da Comunidade) e por aquelas que constituirão a nova equipe.

Por isso, no final da celebração, o Pároco conduziu o ritual de transmissão de funções. Nos últimos anos a Coordenação esteve sob a coordenação de Celso Lueckmann, com a presidência do Pe. Realdo Antônio Sartor (depois do Pe. Pedro José Damázio e, agora, do Pe. Auricélio) e tendo como Vice-coordenador Ivo Corrêa Nunes (até meados de 2024) e Ana Mari Corrêa (atual Tesoureira e Secretária).

Em sua mensagem de agradecimento, o Pároco explicou: 

“infelizmente, temos visto que, em algumas repartições públicas, quando chega um novo grupo para trabalhar, às vezes, não reconhece o que foi feito anteriormente e, em algumas situações, simplesmente desconsidera toda a caminhada vivida. Porém, no ambiente da Igreja, devemos sempre primar pelo respeito, pelo planejamento e caminhar em comunhão. A gente tem que caminhar em harmonia (sinodalidade). Antes de mim, estava aqui nosso querido Pe. Pedro, e a minha chegada deu continuidade ao trabalho de tantos que vieram antes de mim: padres e leigos. Depois de nós, virão outros, com a Graça de Deus. 

Hoje nós queremos agradecer ao Senhor por ter colocado na nossa comunidade pessoas que tanto se dedicam (e se dedicaram) pelo bem de todos, particularmente ajudando a cuidar do patrimônio físico que possuímos. Não foi simples chegar à construção desta igreja tão bonita onde estamos, nem manter a capela mortuária, o cemitério, a Gruta de Nossa Sra. de Lourdes e este Centro de Pastoral! Consideramos muito rica a nossa Paróquia, neste sentido, graças ao esforço de muita gente. 

Nos últimos quase quatro anos, o seu Celso e sua esposa Stela estiveram à frente de um grupo coordenando tudo isso. Reconhecemos toda a sua entrega e doação que somente Deus pode contabilizar. E sei que essa Coordenação não tinha hora para servir, mantendo-se à disposição o tempo todo. Embora esteja aqui tão pouco tempo, já escutei muitas coisas bonitas e também vi o espírito de entrega de vocês. É evidente que a gente nunca vai agradar 100% dos membros da comunidade. Deus sabe de tudo que vocês fizeram por amor, as horas dedicadas (mesmo à noite ou de madrugada) no serviço voluntário... e, por tudo, queremos lhes dizer: muito obrigado!”.

Ao dirigir-se à comunidade, o Sr. Celso comentou sobre o período que coordenou o CPC. Entre tantas coisas, disse que, conforme sua experiência, 

“a primeira coisa para alguém ser convidado a assumir a tarefa de coordenar o CPC ou outro trabalho na Igreja é verificar se a pessoa é engajada na vida de comunidade, se a conhece bem, se dá testemunho de vida e se está disposta a doar-se no serviço dos irmãos. De nossa parte, tentamos viver assim durante este tempo de caminhada. Entretanto, como seres humanos, erramos várias vezes”.

E fez muitos agradecimentos: 

“Temos muito a agradecer por todos os anos que trabalhamos. Primeiramente a Deus, que foi nossa força ao longo deste período. Nossa gratidão às empresas do bairro e de fora que sempre abriram suas portas para nos acolher... Obrigado a todos os membros da nossa comunidade pela participação e apoio em todas as nossas iniciativas... pois, sem o apoio de vocês, nada teríamos feito. Obrigado às pastorais e aos movimentos da Igreja pela dedicação e presença. (...) Estavam sempre dispostos a se doarem mais e mais”.

Seu Celso parabenizou e acolheu a nova Coordenação: 

“Mas também queremos dar as boas-vindas à nova equipe de Coordenação que agora assume a missão. Olhem sempre para frente, sabendo que encontrarão desafios. Não desanimem e continuem contando com a graça de Deus e a união de todos”.

Falando em nome da comunidade, o Sr. Gilmar Corrêa, acompanhado de sua esposa Day, enalteceu a dedicação do CPC. 

“Nós queremos agradecer ao Celso e à Stela que coordenaram este CPC, e à Ana Mari que ficou até o fim, porque sabemos o quanto eles ajudaram a caminhada pastoral da nossa caminhada. Eu lembro que fazem 50 anos que nós acolhemos o Celso aqui na nossa comunidade (pois ele é de Rio Fortuna), no período em que ele ainda era seminarista e, depois, quando começou a namorar com a Stela. Ele estava sempre trabalhando para o bem da comunidade. E tornou-se um grande evangelizador como esposo, pai, avô e amigo de todos nós, assumindo diversas funções pastorais na nossa comunidade. Muito obrigado!

Eu entendo que o tempo que nós vivemos neste mundo sempre tem um começo, um meio e um fim. Porém, como nós cristãos sabemos, o nosso fim não é aqui, e sim quando voltarmos para a Glória de Deus. Por isso, na vida de Igreja, nós estamos sempre prontos para servir, mesmo quando não ocupamos uma posição de coordenação ou de liderança. Diariamente, somos convocados a continuarmos dando a nossa contribuição em vista da construção do Reino de Deus e para formarmos uma comunidade mais unida no amor e evangelizadora.

Gratidão a este casal e a todos da equipe, e àqueles que sempre os ajudaram na missão para bem de nossa comunidade. Mas, também, queremos agradecer aos novos membros do CPC que assumem a missão de coordenar o Conselho de Pastoral da nossa comunidade pelos próximos três anos. Nunca nos esqueçamos daqueles que vieram antes de nós (e que são muitos!). No entanto, agora é a vez de nós fazermos a nossa parte.”

Então, o Pe. Auricélio fez a leitura da Provisão de constituição da nova Coordenação do CPC, emitida e assinada pelo Bispo Diocesano. 

“Aos que esta nossa Provisão virem, saudação de paz e bênção de Nosso Senhor Jesus Cristo. Atendendo ao que nos requereu o Reverendíssimo Senhor Pe. Auricélio Costa, da Paróquia São Martinho de Tours, bairro São Martinho, em Tubarão, Santa Catarina, provisionamos com fundamento no Canon 536 do Código de Direito Canônico e no Diretório Pastoral da Diocese, a coordenação do Conselho de Pastoral da Comunidade da matriz, composta pelos seguintes membros: Pe. Auricélio Costa, Presidente; Coordenador: Diego Mendes dos Santos; Vice Coordenador: José Antônio da Silva (Chicão); Secretário: Arilton Rosa de Oliveira; Vice Secretária: Rosélia da Silva Mendes; Tesoureiro: Zelindro Del Sent Damian. Tubarão, 04 de Novembro de 2025.” 

O documento veio assinado por D. Adilson Pedro Busin, CS e pelo Chanceler da Cúria, Pe. Nilo Buss. Pe. Auricélio ainda confirmou a nomeação de Ana Mari Corrêa, como Auxiliar de Tesouraria. E concluiu: “Considero empossada esta nova Coordenação”, irrompendo uma calorosa salva de palmas da assembleia.

Então, o novo Coordenador, Diego, dirigiu-se aos presentes. 

“Boa noite! Primeiramente, eu quero agradecer o seu Celso. Nós sabemos dos desafios que teremos pela frente e temos consciência de que serão muitos; o principal deles é a construção da nossa tão sonhada Casa Paroquial. Porém, junto com essa equipe de pessoas que querem o bem da comunidade, que desejam trabalhar pela comunidade, tenho certeza que farão o seu melhor. 

Tudo faremos junto com a comunidade. Por isso, nós pedimos o apoio de todos, pois entendemos que esta não é uma tarefa somente do CPC. Como disse o seu Celso, a gente precisa da comunidade para seguir em frente, da comunidade inteira. E, juntos, a gente quer trabalhar, acolher as pessoas e ser testemunha de fé. Desde já, a gente agradece o apoio que vem recebendo. Muito obrigado!”

Após a bênção final, muitas pessoas dirigiram-se aos recém-empossados e ao casal Celso e Stela para cumprimentá-los.


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

Fotos: acervo do padre e da PASCOM.                                             

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários