(07/11/2025) Nesta sexta-feira, a chuva começou a cair sobre Tubarão por volta da 11h. Ao entardecer, ela foi ficando mais forte e acabou dificultando e impedindo que alguns fiéis participassem da Missa de Abertura da Festa de São Martinho de Tours, na matriz do bairro São Martinho.
A animação ficou com o Coral da comunidade, sob a direção do Thiago. Os Festeiros entronizaram o belo andor com a imagem do padroeiro, enquanto os fiéis cantavam:
“Martinho, servo do Senhor, provaste a caridade com o gesto de amor! Martinho, defensor do pobre, partiu a sua veste praticando um gesto nobre!”.
Na procissão de entrada, a bandeira e alguns membros do
Apostolado recordavam que a Missa era em honra do Sagrado Coração de Jesus. Um
grupo de catequizandos da Catequese de Adultos estava ocupando os primeiros
bancos, pois eles iriam receber o Sacramento do Crisma. Seus catequistas
Lidiane, Terezinha e Vandinho os acompanhavam.
Coube ao Pároco, Pe. Auricélio, fazer a saudação inicial.
“Sejam todos muito bem-vindos! Particularmente, saudamos D. Adilson que, novamente, nos honra com sua presença e por estar conosco num momento tão especial da Crisma alguns membros da nossa comunidade. E, justamente, nesta ocasião da abertura da Festa de São Martinho”.
E acrescentou:
“este é um dia muito importante para a nossa comunidade que está caminhando ao longo de todo ano buscando aprender com o padroeiro (e é para isso que a Igreja nos apresenta os Santos, para que nos ajudem na nossa caminhada de fé) a seguir Jesus”.
Ele comentou sobre o passamento de um membro da comunidade:
“Mas a nossa comunidade chegou a este dia com o coração alegre, sim, mas também tocado e mexido porque, ontem mesmo, depois de muitas semanas de sofrimento, sepultamos a Thays. Ela voltou, como anjo que foi na Terra, para junto de Deus no Céu. Ontem, não estávamos somente tristes, como é natural, mas estávamos também agradecidos pelo testemunho que a moça nos deixou. Portanto, a nossa Festa começa muito bem!”.
Seguindo o ritual da Crisma, após a proclamação do Evangelho, D. Terezinha Corrêa, Coordenadora Paroquial de Catequese, dirigiu-se ao Bispo, assim:
“Querido D. Adilson, queremos apresentar-lhe esses dezessete irmãos que desejaram aproximar-se um pouco mais de Jesus e da Igreja e fizeram uma caminhada para, hoje, receberem o Sacramento da Crisma. Acreditamos que estejam preparados”.
Atento, o Bispo respondeu:
“Em nome da Igreja, nós os acolhemos, queridos irmãos e irmãs, para esse momento tão importante da vossa Confirmação, sob a unção do Santo Óleo do Crisma. Por isso, peço que Deus, através do testemunho dos seus pais, das suas famílias e da colaboração e da guia dos catequistas, que vos conduziu até aqui, vos confirme sempre mais no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!”.
Os crismandos são jovens e adultos que trabalham, estudam,
estão encaminhando suas vidas e, por várias circunstâncias, não fizeram a
Confirmação. Eles estavam felizes com a decisão tomada e, por isso, o Bispo
lhes dirigiu a homilia.
“Está noite bastante chuvosa nos leva a pensarmos nos irmãos desabrigados. Mesmo com notícias ruins sobre temporais, o fato é que nós seguimos a nossa vida. E, sob todos os aspectos, é muito importante o que nós vivemos nesta Paróquia.”
O Dom do Anúncio.
“A Liturgia nos convida a recordarmos a vinda do Espírito Santo. Dentre os Dons que o Espírito suscita, destaco o anúncio, que nasceu da compreensão da vida à luz Palavra de Deus. Tal Palavra de Deus, escrita sob a inspiração do Espírito Santo, trouxe-nos a fala do Anjo: ‘o Espírito Santo virá sobre ti e te cobrirá com sua sombra’.
Maria, que é portadora do Verbo de Deus e age sob o Espírito Santo - e, nesta semana, nós recebemos a Encíclica do Papa sobre da doutrina da fé e abordou a figura de Maria. Alguém perguntou se o Papa diminuiu o papel de Maria. Não! Ela tem sua participação especial na Salvação. Ela é a Mãe que concebe no Espírito Santo: ‘o Espírito virá sobre ti e te cobrirá com Sua sombra’.
Esse Espírito presente quando os Apóstolos estavam reunidos, lhes dá um dos seus primeiros frutos: o anúncio compreensível da Palavra de Deus! ‘Como é possível que nós, de diferentes raças e línguas, entendamos em nossa língua o Evangelho?’. E a Boa Notícia se espalhou pelo mundo afora até hoje. E os cristãos dão testemunho desta força do Espírito Santo. Quando eu digo testemunho, refiro-me à vida que está presente naquelas pessoas que acreditam.”
Caminhar em meio aos desafios.
“Pe. Auricélio disse que, nesta noite, a Crisma é de dezessete adultos! Adultos quer dizer gente que caminha com suas próprias pernas, que têm mais responsabilidade. Ora, vocês também são chamados e enviados no Espírito Santo a esse mundo em que vivemos.
Nesta semana mesmo, por exemplo, no Sudão do Sul, aonde milhões de pessoas fugiram de suas casas e muitos cristãos perseguidos, lá houve um massacre e duas mil pessoas foram mortas pela fé. A Nigéria também é um país clamando os cristãos perseguidos. Isso também acontece em Myanmar (Ásia).
Nesses países, os cristãos dão testemunho da sua fé, mesmo correndo o risco de serem martirizados. No entanto, continuam firmes e fortes. À propósito, a Nigéria é um dos países em que os católicos mais vão à Missa: quase 80%! Já no Brasil, não chega nem a 10%. Podemos concluir que, aonde a vivência da fé é mais difícil, ali temos mais testemunhas!”
O temor de Deus.
“No Evangelho, ouvimos: ‘estando fechadas as portas, no primeiro dia da semana, por medo’ (trata-se do medo que faz parte do chamado, que deveria ser um santo temor). Vocês, queridos crismandos, talvez terão medo. Maria também questionou: ‘como se dará isso?’.
O profeta também tem medo, porque a missão é difícil. Assim, também nós, quando recebermos uma missão, devemos nos colocar diante do Senhor. É um medo sadio porque diante de nós está o Mistério. Irmãos, o primeiro fruto do Ressuscitado é ‘a paz esteja convosco!’”
O perdão e a paz.
“Jesus, soprando sobre eles, disse: ‘recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles serão retidos’. Paz e o perdão: isso vale para todos nós! Assumir a missão de crismado, é entrar nessa dinâmica! Portanto, até nas redes sociais! Somos da paz!
Certa vez, um muçulmano, falando com um padre cuja família tinha sido morta, exceto o padre, lá em Uganda, perguntou: ‘como você consegue perdoar esses assassinos da sua família?’ E o padre respondeu: ‘O meu Mestre Jesus nos deu o exemplo do perdão’.
O perdão, queridos, é uma herança nossa. É difícil perdoar, sim. É por isso que Jesus nos convida a sermos discípulos e missionários do perdão e da paz! Duas grandes virtudes cristãs, dois grandes frutos do Espírito Santo.”
Somos dotados de Dons.
“E, nesse mundo que nós vivemos, não temos perseguição física, mas precisamos pedir a graça de Deus para sermos fortes (dom da Fortaleza), de sermos sábios, inteligentes e bons conselheiros (com os Dons da Sabedoria, da Ciência, do Entendimento e do Bom Conselho).
Há pessoas que fazem isso, mesmo aquelas que até nem acreditam em Deus, mas que possuem tais Dons. Mas, para nós que tememos a Deus (Temor de Deus) buscamos colocar Deus em primeiro lugar de minha vida. Inclusive, Deus está acima do meu amor (vale para os namorados e apaixonados), Deus é Tudo da nossa vida!
E precisamos ser perseverantes! Isso significa colocarmos Deus no começo do nosso dia, da nossa missão! A Igreja é nossa Mãe porque, no começo da nossa vida de fé, nos deu o Batismo que, hoje, vocês vêm confirmar.”
Ser piedoso.
“Bem, eu deixei para falar agora sobre um Dom: o Dom da Piedade! Olhando a imagem de Albertina, lembramos de uma Menina piedosa, de oração, de proximidade com Deus! Ou seja, acolhendo os Dons do Espírito Santo, claro que eu vou ter a paz e a força para perdoar.
Ser católico e ser cristão é ser testemunha da paz! ‘Bem-aventurados os que promovem a paz... os misericordiosos!’. E no Pai Nosso rezamos: ‘Perdoai-nos as nossas ofensas’.”
Novos missionários.
“Hoje, nesta noite, a Paróquia de São Martinho de Tours enviará dezessete missionários, confirmará dezessete pessoas para ajudar o Pároco. Serão dezessete novos colaboradores, padre! Nós agradecemos muito aos catequistas de adultos (amanhã eu terei duas Crismas: 40 adultos em Capivari, e 18 em Orleans). E outros mais estão nos procurando. É uma Graça! Deus nos escolheu! Você se sente escolhido por Deus?”
O perfume de Jesus.
“Vocês receberão o óleo perfumado do Crisma. Nele serão confirmados. Trata-se do ‘perfume de Jesus’ na comunidade para, amanhã ou depois, serem líderes aqui da comunidade. ‘Recebe, por este sinal, os Dons do Espírito Santo, Dom de Deus!’ E vocês dirão ‘Amém!’. Será um ‘Amém’ agradecido por tudo que Deus faz pela Igreja na pessoa do Bispo. Você será ungido com um óleo perfumado, abundante, na vossa fronte; e, depois, eu darei a paz: ‘A paz esteja contigo’; e você responderá: ‘E contigo também!’.”
Por fim, D. Adilson, refletiu sobre o testemunho do padroeiro.
“São Martinho, o nosso padroeiro, cuja festa começamos nesta noite, seja um inspirador de uma fé autêntica, de uma fé que foi inclusive contra a sua família, mas ele foi fiel à sua fé e à caridade. Ele tinha recebido essa Força do Espírito. Que vocês sejam confirmados no Espírito Santo e autênticas testemunhas de nosso Senhor.”
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer
do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
Fotos: acervo do autor e da PASCOM - São Martinho
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE
MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872




0 Comentários