EM SESSÃO SOLENE, NOVOS ESCRITORES INGRESSAM NA ACADEMIA DE LETRAS DE TUBARÃO

 

(30/04/2025) O Auditório da ACIT, no Edifício Minas Center, no centro de Tubarão, foi o palco da Sessão Solene para acolher os três novos membros da Academia Tubaronense de Letras: Marlene Brandolt, Ramires Sartor Linhares e Pe. Auricélio Costa. O local ficou lotado de acadêmicos, amigos da ACATUL, parentes e conhecidos dos novos ‘imortais’. 

Coube à Presidente da instituição, Prof.ª Dr.ª Marilene da Rosa Lapolli, acolher os presentes e dar início à cerimônia. 

A mesa foi composta por Ályson de Oliveira, Presidente da Fundação Municipal de Cultura e representante do Prefeito; por D. Adilson Pedro Busin-CS, Revmo. Bispo de Tubarão; pelo Sr. Felippe Tessmann, Presidente da Câmara de Vereadores; pelo Sr. Genésio Antônio Mendes, empresário e Membro Benemérito da ACATUL e pelo escritor Sr. Antônio Dias André, Presidente da ACOL (Academia Orleanense de Letras), representando as demais instituições literárias da região. 

Leu-se a mensagem muito fraterna de um confrade honorário da ACATUL e conselheiro do Conselho Estadual da Educação-SC, Prof. Felipe Felisbino. Impossibilitado de estar presente, escreveu: 

“Esse momento da Posse de novos membros reafirma a força da ACATUL como guardiã da palavra, da memória e da cultura tubaronense. A chegada de novos membros representa não somente a continuidade de uma história, mas, também, o florescimento de novos olhares, vozes e compromissos com a Literatura e o Pensamento. 

Ser acolhido por esta Casa é assumir um compromisso silencioso e sagrado de dar voz ao tempo. Não se ocupa uma Cadeira; habita-se um legado. Parabenizo a Prof.ª Marilene e toda a Diretoria pela sensibilidade em renovar, sem perder a raiz; em acolher, sem perder a exigência e em perpetuar com beleza e seriedade a missão da Academia”.

Aberta a Sessão, foram apresentados os novos escritores e estes foram conduzidos por seus padrinhos até um lugar de destaque, à frente da assembleia. Chama-se padrinho ou madrinha aquele acadêmico que indica um candidato para a instituição. Assim, a professora e doutora Marlene Brandolt foi amadrinhada pela escritora Renata Marques de Avelar Dalbó; o Pe. Auricélio Costa teve por sua madrinha a Prof.ª Marilene; e o jornalista Ramires Sartor Linhares, foi apadrinhado por José Henrique de Souza (na ocasião, representado pelo escritor Murilo Tadeu Medeiros). 

Estando todos em pé, voltados para o pavilhão nacional, acompanhou-se a execução do Hino Nacional, que foi interpretado por Geraldo Corrêa, cantor e Secretário da Escola São Judas Tadeu.

A ACATUL, que neste ano celebra seus 25 anos de existência, desde 2004 é uma sociedade de Utilidade Pública, sem fins lucrativos e entidade literária máxima do município. Possui 30 Cadeiras, sendo 19 os seus membros fundadores em 29 de agosto de 2000.

Em 2017, pela Lei 17.301, foi declarada instituição de Utilidade Pública estadual. Ao longo destes anos, a Academia tem buscado integrar-se à comunidade tubaronense e regional no que se refere à cultura literal e suas múltiplas faces, fomentando várias parcerias. 

Desenvolve vários projetos, tais como: Chás com Poesia, Cafés Literários com Escritores, Saraus Literários, Contação de Histórias etc. Dr. José Warmuth Teixeira é seu ‘Presidente de Honra’ e o Prof. Pedro Antônio Corrêa é homenageado como o ‘Senhor das Artes’. A Academia possui quatro membros eméritos.

Concluído o Ritual de Posse dos novos titulares das Cadeiras vacantes, inclusive com a apresentação de seus currículos literários, entrega do fardão e do medalhão da ACATUL, os neoacadêmicos fizeram seus pronunciamentos. Os presentes vibraram a cada gesto da cerimônia. 

Por fim, a Presidente Marilene se pronunciou: 

“este momento que registra a posse de novos membros transforma-se em grande celebração. É uma noite memorável para todos nós, independentemente do papel social que exercemos, pois há um único laço que nos une nesta noite: o amor às letras e o apreço pela arte de escrever. A Academia tem por lema ‘nem um dia sem uma linha’; ou seja, praticamos a escrita diariamente e muito mais do que um linha.

Temos por grande objetivo desenvolver a literatura regional e nacional e até internacional, pois já temos alguns de nossos autores que são lidos em outros países e participamos de Feiras Literárias nacionais. Ser acadêmico é simultaneamente honra e responsabilidade, pois assume-se um compromisso público de divulgar e promover a produção literária através de textos, versos e prosas, sejam eles, poemas, sonetos, ensaios, contos e romances dentre outros. 

Acreditamos que nestes três grandes escritores que passaram pelo crivo estatutário, recebendo o aval de todos os membros, inclusive dos eméritos. Agora como confreira e confrades, ocupantes das Cadeiras dos ‘imortais’ Lourença, Pe. Raimundo e Edgar, sejam comprometidos e empenhados para que através de seus textos possam publicá-los e socializá-los através dos projetos da Academia com o intuito de promover ainda mais esta instituição. Obrigado pela presença de todos.”

 

RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

 

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários