(03/08/2025) Em São Luiz, município de Imaruí, terra de Albertina Berkenbrock (1919-1931), adolescente que viveu e morreu com fama de santidade, aconteceu a sétima edição do ILUMINAI – Encontro de Evangelização de Adolescentes. Pelas 8h deste domingo, cerca de 110 adolescentes, provenientes de cinco Paróquias da região, iniciaram uma jornada que só foi concluída por volta das 18h.
Esse Retiro é uma
iniciativa do Núcleo de Evangelização ÉFETA e inspira-se no testemunho da
Bem-Aventurada e no desejo de contribuir para a missão evangelizadora da
Igreja. Daí o impulso para o Núcleo promover outros eventos como o Acampamento
de Jovens ÉFETA, o Encontro de Amorização de Casais AMORIZAR e o ENAMORADOS,
com casais de namorados.
O ILUMINAI é
assessorado pelo casal Dirlei das Neves e Josi (Josélia Sotério Santos) e
possui uma equipe de coordenação baseada em Valter, Mariana e Gustavo. Cerca de
30 outros campistas foram chamados a colaborar na preparação e realização do
evento, e formaram várias equipes de trabalho. Além dos encontros de preparação
dos colaboradores, também promoveram uma Semana de Oração a fim de intercederem
em favor do retiro.
O Salão
Comunitário São Luiz foi criativamente ornamentado para acolher os
participantes. Bruno liderou uma banda que cuidou da animação. Também o
Santuário recebeu uma ornamentação especial com balões.
As reflexões
foram conduzidas pelo pregador Mikael, que reside em Brusque, um jovem campista
maduro e com vasta experiência em retiro com adolescentes e jovens. O tema
escolhido para essa edição foi “Vós sois
o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Em sua principal pregação, ele
compartilhou uma de suas experiências.
Missão na sua comunidade.
“Passeando em uma certa cidade, entrei numa igreja onde iria acontecer a Missa. Havia menos de dez pessoas no templo. Eu não conhecia ninguém. Sentei-me e fiquei a me preparar, enquanto observava o movimento, estranhando que a hora do início se aproximava e parecia não haver quase nada preparado. Foi quando alguém se aproximou de mim dizendo que não havia ninguém para puxar os cantos e nem para fazer leituras. E pediram minha ajuda.
Percebi que naquela comunidade faltava energia, vigor, juventude... E a sua comunidade, como está? Talvez, também na sua comunidade esteja faltando aquele ‘sabor’ que é a sua presença, a sua disponibilidade. Como faz bem quando encontramos nossa comunidade reunida, todo mundo lá, o ministério de música composto também por jovens. Irmãos, vocês são ‘sal’ em suas comunidades. É missão do sal dar sabor!”
Permanecer firme na fé.
“É função do sal conservar. É assim que temos o charque (carne salgada). Também o bacalhau é um peixe que se conserva no sal... Portanto, tudo o que você recebeu hoje, neste 7º ILUMINAI, conserve dentro de seu coração para que dê sabor à sua vida e na vida dos outros que convivem com você.”
Somos portadores da luz!
Refletir a Luz de Cristo.“O número Sete na Bíblia representa perfeição. Este encontro aqui é o Sétimo, o que é muito significativo para nós. E o seu nome, ILUMINAI, nos remete a um outro conteúdo muito profundo: a Luz! Sim, é preciso iluminar! Jesus disse: ‘vós sois sal da terra e luz do mundo’. Este tema da luz é muito presente na Palavra de Deus. ‘O Verbo era a verdadeira Luz vinda ao mundo, que ilumina todo homem’ (João 1,9); ‘Eu sou a Luz do mundo, aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’ (João 8,12); ‘Deus é Luz e n’Ele não há treva alguma’ (1João 1,5).”
“Como podemos ‘iluminar’, se Ele é que é a Luz? É simples: Ele quer que a Luz d’Ele brilhe em cada um de nós e, a partir de nós, para os outros. Vocês já notaram que na Adoração, a Eucaristia é exposta num ostensório... e o ostensório tem formato de sol. Já perceberam? É porque Ele, Jesus, é o Sol para o mundo!”
O Céu é maior!
“Não gostamos de andar no escuro, no breu. Irmãos, o que torna escuro o nosso caminho são os pecados que cometemos. Eles nos afastam da Luz de Deus. Por exemplo, neste momento, aqui dentro deste Salão, não conseguimos ver o céu porque há um telhado sobre nós; mas o telhado não é maior do que o céu. Entretanto, neste momento, ele nos impede de ver o belo céu. Basta que saiamos ali fora e voltaremos a ver a imensidão do céu.”
Buscar a Deus.
“É preciso deixarmos para traz tudo o que nos afasta de Deus e da sua Igreja. Irmãos, o nosso pecado é infinitamente menor do que a Graça e a Misericórdia de Deus! Continuando com esta figura de linguagem, o problema é o telhado, isto é: nossos pecados. No entanto, diante da proposta de Jesus e do forte exemplo de Albertina, temos a necessidade de buscar a santidade, andar na Graça, na Luz... sempre nos passos de Jesus.”
Ontem, sábado, o
Pe. Ademir Eing, Reitor do Santuário, presidiu a Missa com os colaboradores do ILUMINAI.
Neste domingo, Pe. Auricélio (Diretor Espiritual do Núcleo) e o Pe. Jerônimo
(Vigário de Rio Fortuna) acompanharam os trabalhos vespertinos.
O encerramento
deu-se com a Santa Missa presidida pelo Pe. Jerônimo, quando os ‘iluminados’ foram entregues aos seus
familiares que estavam presentes no Santuário.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
0 Comentários