(05/01/2025) Foi no último dia 03 de janeiro que o Pe. Hélio Feuser, SCJ, celebrou os 27 anos de sua Ordenação Presbiteral.
Nesta manhã de Domingo, na Solenidade da Epifania do
Senhor, Pe. Hélio presidiu a Missa em Vargem do Cedro, ao lado do Pe. Auricélio
Costa, o Pároco. A Associação Coral Santa Cecília, da matriz, abrilhantou a
celebração de Ação de Graças pelos 27 anos de vida sacerdotal de querido
conterrâneo.
Nascido em Vargem do Cedro, município de São Martinho, a 30 de novembro de 1966, o filho de Lidvina Loch Feuser e Joaquim Feuser, o caçula dentre onze irmãos, Hélio cresceu num ambiente religioso saudável na seio familiar, envolvido na comunidade, marcada pela vida cultural germânica e religiosa.
Estudou na Escola do lugar, a Rodolfo Feuser, foi coroinha na matriz São Sebastião e ‘menino cantor’ do elogiado Coral Meninos Cantores, do maestro Pe. José Mülhoff, SCJ.
Vargem do Cedro, considerada a Capital Mundial das Vocações Sacerdotais e Religiosas do Coração de Jesus, era uma canteiro apropriado para que, no coração daquele adolescente, fosse cultivada uma vocação de especial consagração. E foi a última em quase três décadas.
Após uma longa jornada vocacional, ali na sua
comunidade, Pe. Hélio foi ordenado presbítero no ano de 1998. Trabalhou em
várias Paróquias até assumir a direção pastoral da Paróquia São Sebastião, em
Jaraguá do Sul.
Em sua homilia, o sacerdote refletiu os textos bíblicos proclamados.
“Percebendo a história da Salvação, notamos que Deus preparou um povo para manifestar-Se de modo especial. Porém, tal escolhido não reconheceu a Presença do seu Deus. Mesmo assim, Deus encarnou-se, como lembramos no Natal, e se revelou Deus Salvador para os judeus e para toda a humanidade, representada na figura dos Reis Magos. Ao longo da História aconteceram outras epifanias de Deus, como nas bodas de Caná e na sua morte na Cruz. Temos aqui a essência de nossa fé e isso nos alimenta em nossa caminhada cristã.”
Atenção aos sinais.
“Também nós precisamos reconhecer quem é Jesus através dos sinais que nos dá. Há ainda muita gente insensível às manifestações de Deus. Inclusive aqui na nossa comunidade: se não cultivarmos tal fé, ela poderá desaparecer. Uma fé não alimentada, cultivada e fortalecida, aos poucos, vai desaparecendo e perdemos a essência o nosso entusiasmo cristão. Os magos do Oriente seguiram a estrela; e nós, hoje, quais sinais seguimos na direção de Deus? Não podemos ficar como que cegos diante da manifestação de Deus.”
Somos ‘sinal’ para os outros.
“Cuidado com os ‘Herodes’ de nossos dias, que não aceitam nosso testemunho cristão quando defendemos nossos valores de fé. É necessário reconhecermos a Presença de Jesus entre nós e dentro de nós. Preocupemo-nos, também, com aqueles que não estão mais aqui conosco na igreja e que precisam da Luz de Jesus. Ele ainda é um desconhecido para muita gente.”
Nossa herança comum.
“Aqui na comunidade, recebemos a herança da fé. E isso é uma riqueza que não pode ser descuidada, pois é uma característica de nossa identidade cristã. E, também, é aqui na comunidade que se cuida da questão vocacional: se não a cultivarmos, acabará. Temos um grande compromisso. O legado que recebemos de nossos antepassados, isto é, a Presença de Jesus conosco, deve ser transmitido às novas gerações.”
Conforme
anunciou nesta manhã, nas próximas semanas o Pe. Hélio assumirá uma nova
missão: será o Pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Brusque, onde os
dehonianos, sua Congregação, estão há 104 anos.
No final da
celebração, a comunidade homenageou o sacerdote cantando “Parabéns a você”.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer
do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE
MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872
@paroquiasaosebastiaovaceda
0 Comentários