MISSA NA ‘FAMÍLIA DO SANTO’ – VARGEM DO CEDRO CELEBRA SEU PADROEIRO

(18/01/2025) No alto da colina, na vila Recanto da Natureza, no Distrito de Vargem do Cedro (São Martinho), nesta noite de sábado, uma casa abriu portas e janelas para acolher a vizinhança que, em grande número, tomou conta das varandas e da barraca de lona montada junto à residência. 

É ali que vivem Wolney Effting e Claudete Martins, com seus filhos Tainara (casada e que tem três crianças) e Marco Antônio. Esta é a “Família do Santo”, eleita para representar todas as famílias da Matriz e guarnecer o andor com a imagem de São Sebastião. 

Na última quarta-feira, a família promoveu a reza do terço e, hoje, aconteceu a Missa-Novena. Na saudação inicial, Jaime Martins acolheu a todos em nome da família e recordou alguns tópicos da vida de São Sebastião. Geraldinho Heidemann cuidou da animação. 

Pe. Auricélio presidiu a celebração, auxiliado por D. Deth Rech e leitores. Em sua homilia, o pároco falou: 

“a decisão de seguir Jesus tem que ser pessoal. A maioria de nós ingressou na Igreja por conta de nossos pais que pediram o Batismo para nós. Crescemos neste chão da fé católica por causa da decisão de nossa família. Todavia, assim como crescemos em várias dimensões de nossa vida, também no caminho da fé, por várias vezes, pudemos nós mesmos tomar a decisão de permanecermos neste caminho. Por conseguinte, já não somos mais católicos porque nossos pais desejaram. E felizes de nós que tivemos genitores que se preocuparam com a nossa salvação! Eles escolheram para nós o melhor; recordando o Papa Francisco: ‘o que há de mais belo para darmos à humanidade senão a pessoa de Jesus?’. De fato, as coisas materiais passam; necessitamos buscar aquelas que são essenciais”.

O olhar de Jesus. 

“No Evangelho, vimos o encontro de Jesus com Levi, um cobrador de impostos, que era desprezado pelo povo por conta de sua profissão. Quando Jesus lhe chamou: ‘Vem e segue-me’, sabia o que estava passando dentro do coração daquele homem; sabia de suas dores interiores e do grande vazio que sentia. Levi sentiu-se tocado e amado pelas palavras de Jesus. Todos o olhavam com olhar acusador e interrogador; mas, Jesus não! Lançou-lhe um olhar de amor. Por isso, o homem, imediatamente, levantou-se da mesa de cobrar impostos e recebeu Jesus na mesa de sua casa. Isso significa mudança de vida! Outras pessoas se ajuntaram àquele banquete: Jesus olha a todos com amor e os acolhe, isto é: participa de suas vidas.”

Cultivar laços de amor. 

“Que esta Festa nos auxilie a vivermos bem e, em Jesus, nos fortalecermos para nos tornarmos uma pessoa ainda melhor, com relacionamentos mais saudáveis (que às vezes são truncados por conta de nossas mazelas), olhando os outros com amor, acolhimento, compreensão... Confraternizemo-nos nesses dias! Muitos de nós nunca estivemos aqui nesta residência, mas não faltou para ninguém um sorriso de acolhimento e de boas-vindas. As bandeirinhas colocadas ao longo da estrada estavam a nos falar que todos éramos esperados aqui. Mais importante do que uma imagem religiosa, não obstante todo o seu conteúdo de fé, é este nosso encontro. É assim que o Reino de Deus cresce!”

O testemunho do padroeiro. 

“São Sebastião viveu quase 250 anos depois de Jesus. Diferentemente de Levi, ele não viu Jesus. Mas foi pelo testemunho de outras pessoas da comunidade e pelo Batismo que ele foi tocado por Jesus. Isso aconteceu conosco também. Sebastião acreditou com tamanha fé e convicção que isso se tornou a sua vida. Descoberto na sua fé, acusado e perseguido por ser cristão, suportou toda chantagem e tortura impostas pelo sistema imperial romano e foi morto sem abdicar de sua fé. Foi morto, mas não traiu o seu Senhor. Não sei se algum de nós haverá de enfrentar o martírio; contudo, no dia a dia, Deus nos dê a graça de perseverarmos no caminho de Jesus até o fim. Assim como Ele chamou Levi, também chamou Sebastião e continua a nos chamar a todos nós. Qual será a nossa resposta? Que esta Festa anime a nossa fé.”

Ao final da Missa todos os fiéis cantaram piedosamente o hino do seu padroeiro: “Glorioso Mártir, São Sebastião, dá a teus devotos firme proteção”. 

A ‘Família do Santo’ ofereceu um jantar aos presentes e os organizadores da Festa disponibilizaram bebidas. 

Os festejos perdurarão até segunda-feira, dia 20, Dia do Padroeiro e aniversário dos 97 anos da construção da matriz.

 

RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

 

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

@paroquiasaosebastiaovaceda

Postar um comentário

0 Comentários