(27/11/2024) No dia 31 de abril do Ano Santo de 2000 foi inaugurado o Museu Paroquial de Vargem do Cedro, em São Martinho (SC), que recebeu o nome de seu idealizador, o Pe. Renato José Rhôr, que era o pároco do lugar.
Desde então, mais de 40 mil pessoas têm visitado a instituição. Foi ele mesmo quem fez o seguinte assento no Livro Tombo da Paróquia, a respeito da efeméride:
“Registre-se aqui, também, o funcionamento do Museu construído pela comunidade, no mesmo estilo da igreja e da Casa Paroquial, inaugurado a 31 de abril deste ano jubilar. Pe. Francisco Sehnen, Superior dos Padres do Coração de Jesus (SCJ - Brasil Meridional), deu a bênção inaugural deste Museu ideado e planejado pelo Pároco. A construção do Museu é obra da comunidade, executada pelo pedreiro Aloísio Heinzen, tendo como primeiro auxiliar o servente Antônio Schmoeller. Muitos trabalhos foram feitos em mutirão” (LT II).
Passadas duas décadas, neste ano de 2024, a instituição pode contar com os trabalhos da estagiária de Filosofia e Teologia, nascida na comunidade, Sílvia Berkenbrock. Uma de suas iniciativas foi catalogar todas as visitas registradas nos Livros de Registros de Presenças do Museu.
Findado esse trabalho, percebeu-se que os catarinenses, evidentemente, são os que mais desfrutaram do local (37.789), seguidos, imediatamente, pelos gaúchos (1.572). Alemães e paraguaios estão entre estrangeiros que mais visitaram o Museu no período.
Abaixo, veja a lista completa. Considere-se que grande parte dos visitantes não costuma registrar suas presenças, talvez por falta de hábito.
Esporadicamente, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio fazem visitas acompanhados por seus professores, mas também os universitários.
O Museu possui muitíssimas e belíssimas peças. Quase todas foram doadas pelos moradores do lugar, sendo algumas vieram de outras cidades da região e poucas peças foram adquiridas. Elas constituem várias coleções: artefatos de barro (cerâmica), louçarias, de chaveirinhos, de cédulas e moedas, de canecos de chope, de câmeras fotográficas, antigos quadros e ornamentos de parede, instrumentos de trabalhos, livros, peças religiosas etc.
A instituição
é mantida pela Paróquia e recebe ofertas espontâneas. No próximo ano, o Museu Paroquial
completará 25 anos!
Visitantes – 2000 a 2023
Santa
Catarina: 37.789
Rio
Grande do Sul: 1.572
Paraná:
609
São
Paulo: 392
Rio
de Janeiro: 93
Maranhão:
43
Mato
Grosso e Bahia: 44
Minas
Gerais: 28
Distrito
Federal (Brasília): 18
Amazonas:
13
Pará:
12
Goiás:
05
Acre,
Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins e Roraima: 04
Ceará:
03
Amapá
e Paraíba: 01
Alemanha:
25
Paraguai:
22
Argentina
e Uruguai: 18
Estados
Unidos: 14
Suíça:
05
França,
Canadá, Holanda, Espanha, Portugal e Angola: 02
Rússia,
Itália e Inglaterra: 01
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872
@paroquiasaosebastiaovaceda
0 Comentários