COMUNIDADE SE DESPEDE DA IGREJA MATRIZ DA PASSAGEM



(01/10/2017) Não foi sem grande emoção que o povo da Passagem, em Tubarão, nestes dias está se despedindo de sua igreja. É que o atual prédio já não comporta mais as necessidades da comunidade. Por isso, ele dará lugar um templo novo, moderno, mais amplo, com estacionamento subterrâneo. Será o Santuário de Santa Terezinha. À frente estão o Pe. Edison Müller e grande equipe de fiéis. 

Eu vivenciei muitos momentos importantes no antigo local de culto da comunidade, o Salão Pio XII, na Rua Lauro Müller. Acompanhei a preparação do terreno para a construção da atual igreja, nas margens da Estrada de Ferro (depois Avenida Marcolino Martins Cabral). Era criança, mas guardo muitas boas lembranças deste espaço: tanto na experiência pessoal, quanto na vivência em comunidade. 

A Igreja de Santa Terezinha é símbolo de muito crescimento em minha caminhada vocacional e religiosa. Nossas festas, nossos Grupos de Jovens, nossos presépios gigantes, os encontros de catequese e da Legião de Maria, as noites da Penitência, os encontros de formação como a EFAPA, atividades de tantas pastorais, os programas de rádio através dos auto-falantes, as campanhas de solidariedade, a preparação das Ordenações, a presença das Irmãs, os padres que por ali passaram (desde o Pe. Érico), o testemunho de D. Ana, D. Dorinha, D. Alita, Seu Argemiro, Seu Manequinha Fermiano, Seu Anibal Rosa, Seu Valmor Orige... O desmembramento da Paróquia da Catedral, a tão esperada instalação da nova Paróquia... a chegada dos padres... a capela foi elevada à Matriz... tempos novos!


Foi ali que presidi a minha Primeira Missa! A padroeira foi uma grande referência em meus anos juvenis! Agora receberá um Santuário! Embora a comunidade não tenha sonhado ter um Santuário, o empenho de todos ajudará a comunidade a ser uma Igreja mais viva, mais orante, mais missionária, mais solidária ainda... um sinal de Deus nesta paróquia tão populosa e socialmente desafiadora. Não somente terá, mas será um Santuário! E o Santuário é a morada do Santíssimo Deus!

Postar um comentário

0 Comentários