COMUNIDADE DE VARGEM DO CEDRO RECEBE NOVA RODA D’ÁGUA

(25/04/2016) Durante muito tempo, nos fundos da Casa Paroquial de vargem do Cedro, funcionou uma roda d’água que acionava um dínamo. O motor era capaz de gerar energia elétrica para acender mais de uma dezena de lâmpadas. 

Depois de um trágico acidente no local que vitimou o Pe. Germano Brandt, no dia 04 de janeiro de 1953, a roda foi desativada e a Casa da Luz (onde ficava o motor) abandonada. 

Mais tarde, por volta de 2003, com o incentivo turístico e o empenho do Pe. Renato Rhôr, SCJ, então pároco da localidade, a comunidade reativou a antiga roda d’água e recuperou o casebre onde ainda permanecia o dínamo. 

O Museu etnológico e religioso foi construído ali perto, fomentando o turismo religioso no local. Uma década depois, em dezembro de 2015, a velha e cansada Roda D’água quebrou e precisou ser retirada. 

Sendo pároco o Pe. Auricélio, a CAEP empenhou-se, contratou serviços e, após quatro meses, uma nova Roda D’água foi instalada junto à Casa da Luz. O cenário voltou a ficar pujante, mais bonito e mais alegre. Toda feita de itaúba, madeira resistente, com engrenagens de ferro, a atração já pode ser visitada em Vargem do Cedro.  

Postar um comentário

0 Comentários