MÃE-TERRA E TERRA-MÃE



“Um lamento se ouviu por toda Israel. Era Raquel que, desconsolada, chorava a morte de seus filhos.” (cf Mt 2,18).
Hoje as motosserras não deram trégua à floresta da montanha. Árvores caindo, bugios roncando assustados, pássaros em nervosas revoadas.
Se a Terra é nossa mãe, pobres de nós! Como tratamos mal a nossa mãe!... e os nossos irmãos, então!?
Mães são mulheres dotadas da enorme capacidade de doar-se continuamente. Não há limites para seus corações; estão continuamente gerando, gestando e parindo seus filhos. Elas são o nosso chão, a presença necessária em nosso caminhar e na formação de nossa personalidade. Elas são o ideal do ser humano, pois todo homem nasceu para amar, ser altruísta, solidário, generoso, dar vida... Enfim, é próprio do ser humano ser bom!
Todavia, o homem recebeu a capacidade de fazer escolhas. E os critérios que o levam a decidir entre uma coisa e outra, entre um caminho e outro, podem ser os mais variados. Podemos nos deixar levar pela razão, pelos conhecimentos adquiridos, ou pelas outras experiências que fizemos, ou pela opinião de alguém, ou pela intuição... ou mesmo pelo coração.
É comum o ser humano perceber que errou nesta ou naquela escolha. O antigo adágio reza: “errar é humano”! Às vezes é possível voltar atrás e recomeçar; n’outras vezes, tem-se que recolher os cacos pelo chão... mas – nunca! – permanecer no erro!
As mães nos ensinam que sempre é tempo de aprender, de esperar, de relativizar certas coisas. Elas sabem que o tempo é remédio, que o sorriso pode desarmar um coração, e que aquela determinada comida pode trazer alguém de volta. As mães são muito importantes!
Por isso o próprio Deus não quis prescindir de ter mãe! E a escolheu muito bem: uma Amada... Maria significa Amada! “Em toda mulher que a terra gerou um traço de Deus Maria deixou”! Ele se encantou tanto com “Sua Mãe” que nô-la deu para que fosse nossa Mãe também! Que presente! Que dom mais precioso!
As jovens precisam contemplar a figura de Maria para perceberem o que é ser “mulher virtuosa”! À Maria cabe a exortação de Jesus: “Mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática” (Lc 11,28). Homens e mulheres precisam aprender com Maria a arte de “servir a Deus” em toda situação!... inclusive no Calvário!
A humanidade caminha, os tempos mudam, mas sempre há tanto o que aprender com elas!

Enquanto escrevo, ainda ouço o barulhão lá na mata. Como filho da Terra, sofro com esta mãe que agoniza e que geme. E me solidarizo com tantas outras mães que padecem esquecidas. Que os filhos valorizem suas mães! Que a Terra tenha mais uma chance! E que, ao invés de um lamento, se ouça uma louvação: “Bendito os seios que Te amamentaram” (Lc 11,27)!

(Pe. Auricélio - publicado em Dioc. Foco, Maio/2015)

Postar um comentário

0 Comentários