JOAÇABA – 2ª SEMANA PROPEDÊUTICA CATARINENSE


09 de setembro de 2011. Quase 40 jovens seminaristas propedêutas de Santa Catarina estiveram reunidos em Joaçaba.

Foi a 2ª Semana Propedêutica Catarinense, provenientes das Dioceses de Criciúma, Florianópolis, Lages, Rio do Sul, Tubarão, Caçador e Joaçaba. Blumenau não possui propedêutas e as dioceses de Chapecó e Joinville não puderam participar.

Pe. Edenilso, de Joaçaba, acolheu todos os participantes no Centro de Formação João Paulo II, na periferia da cidade; um belo e novo edifício construído para este tipo de evento. D. Mário Marquêz presidiu a missa de abertura no dia 9, terça-feira.

No dia seguinte, pela manhã, Pe. Josemar, de Florianópolis, refletiu sobre Bíblia. em seguida eu fiz uma conferência sobre “A Identidade do Presbítero Diocesano”.

À tarde, todos fomos para o Colégio Frei Rogério, dos Irmãos Maristas, onde praticamos esportes durante todo o período. Muita alegria e descontração entre os jovens.

À noite, Pe. Edenilso dirigiu estudo sobre o tema da Romaria da Terra deste ano.

No dia seguinte, recebemos D. Irineu Andreazza, de Lages, que refletiu sobre “Espiritualidade”.

À tarde, com o bispo, saímos em romaria ao Santuário da Senhora Aparecida, em Campos Novos. Chovia muito. Notícias de inundações vinham de todos os lados do Estado.

Após o momento penitencial (com oportunidade para confissões) houve a Santa Missa. Dali partimos para o interior do município para visitarmos a Vinícola Panceri, onde existe o Museu da Vitivinicultura de Santa Catarina. No dia seguinte, Pe. Almedo, de Luzerna, dirigiu a reflexão sobre “Afetividade”.

O encontro só terminou no domingo, 11, com a Romaria da Terra e da Água, em Irani. Mas nós, de Tubarão, precisamos retornar na sexta, 9, pela manhã, pois tínhamos compromissos com o Estágio Vocacional. Agradecemos a ótima acolhida que tivemos em Joaçaba.

Parabéns aos participantes, especialmente ao Pe. Edenilso, que nos acolheu, e ao Pe. Vânio, de Florianópolis, presidente da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos de Formação do Brasil) que coordenou o evento.

A alegria e a boa vontade destes jovens enche nossos corações de esperança com o presente-futuro de nossa Igreja.

Postar um comentário

0 Comentários