PRIMEIRA MISSA DO PE. JOEL

Hoje, 20 de março, às 10h, o Pe. Joel presidiu a sua Primeira Missa. É desta maneira que costumamos chamar a primeira vez em que o neo-sacerdote preside a Eucaristia, pois, na verdade, as suas primícias se deram na cerimônia de Ordenação; contudo, ontem, o presidente era o Sr. Bispo.

Tubarão amanheceu iluminada pelo maravilhoso sol. Dez padres e um Diácono vieram concelebrar com o novo sacerdote.

Também toda a sua família e muitos amigos e benfeitores. O coral da matriz abrilhantou a celebração. Já mais tranqüilos, os familiares puderam expressar de várias formas o seu carinho pelo Pe. Joel.

O filho querido fez menções e chamou seus pais e irmãos para comungarem com ele no altar. A família, por sua vez, ofereceu-lhe de presente uma linda imagem de São José.

Seus parentes fizeram um retrospecto da vida do Pe. Joel, buscando fatos de sua infância que já prefiguravam o ser do novo padre: como o seu zelo pela grutinha de N. Sra. Aparecida em sua casa, sob um velho cinamomo, onde ele rezava diariamente e acendia velinhas à Mãe de Jesus.


A pregação do Pe. Nandi foi muito bonita. A seguir alguns de seus pensamentos.

“Na primeira leitura ouvimos: ‘Abrão, sai da tua terra, da tua família e da casa de teu pai e vai para a terra que vou te mostrar’ (Gênesis 12,1-4). Abrão escuta a Palavra de Deus.


Tem início aqui o seu itinerário vocacional rumo a algo que ele ainda não conhece. Mas vai movido pela confiança na Palavra que ele acolheu dentro de si.

Como os de Abraão, os pés do padre nunca descansam. O padre é como alguém que vive ‘acampado’: nunca se fixa num lugar, numa casa, numa paróquia... ele precisa ir. E é pela força da obediência que ele vai. Trata-se de uma santa obediência; obediência que santifica e que salva. O padre é chamado a ser obediente como Jesus. Ó bendita obediência!

A exemplo de Abraão, que apresenta suas oferendas e faz sacrifícios ao seu Deus, também o padre oferece seus sacrifícios; oferece a si mesmo como sacrifício.

Oferece até o seu ‘filho Isaque’. O seu ‘filho’ é o que ele possui de mais precioso dentro de si, todas as suas potencialidades.

O padre é um homem do sacrifício. Pe. Joel, o sacrifício e a cruz estão no caminho da santificação. Quando Jesus fala aos apóstolos sobre o sofrimento que deverão enfrentar, os leva a darem uma espiadinha no céu pela sua Transfiguração (Mateus 17,1-9).

Nós todos podemos fazer também esta experiência pela oração, quando conversamos com Deus e, como Abraão, podemos escutá-Lo.

Você, Pe. Joel, é um homem de oração. Você treinou os ouvidos para ouvir a voz d’Ele.”

Postar um comentário

0 Comentários