REUNIDAS EM ASSEMBLEIA DE PASTORAL, LIDERANÇAS PAROQUIAIS RENOVAM COMPROMISSO COM A EVANGELIZAÇÃO

(17/11/2025) Segundo o Diretório Pastoral da Diocese de Tubarão, a 

“Assembleia Paroquial de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação para o qual, na medida em que reúne os membros da Paróquia que estão mais comprometidos no trabalho eclesial, para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É o lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral e nível paroquial” (DP-DT p. 69). 

Nesta noite, no auditório do Centro de Pastoral da matriz São Martinho, em Tubarão, aconteceu a Assembleia anual, reunindo os membros dos CPC’s (Conselho de Pastoral da Comunidade). 

Presidido pelo Pároco, Pe. Auricélio, foi coordenado pela Erondina Cascaes (Danda), que é a Coordenadora do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial). Rosélia e Néia, de Bom Jesus e Sombrio, respectivamente, membros da coordenação, estavam presentes. 

Coube à Rosélia conduzir o momento orante da Assembleia. E ela inspirou-se no texto de Lucas 18,35-43 “O Cego de Jericó”

“Reunidos como Igreja viva, discípulos e missionários de Jesus Cristo, a serviço do Reino de Deus aqui na nossa Paróquia, que esta nossa Assembleia seja tempo de escuta, partilha e discernimento, sob a luz do Espírito Santo. Assim, com os olhos abertos por Jesus, livres da ‘cegueira’, não estaremos à mercê dos ‘demônios do apostolado’, mas, sim, seremos iluminados pela Luz do Senhor.”

Ao acolher quase cinquenta líderes, o Pároco apresentou algumas observações feitas por D. Adilson, por ocasião da Visita Pastoral ocorrida em junho e agosto. 

“Destaco, da comunidade paroquial, o bom clima que há entre os padres e as lideranças. Poucas as comunidades, algumas ser estruturando, mas formando o ‘senso de paróquia’. É uma Paróquia nascente (apenas quatro anos), mas que tem vocação de crescimento. As comunidades, eu a vi bem motivadas e organizadas.”

D. Adilson atentou para os desafios sociais. 

“O bairro está se expandindo e, com a oferta de trabalho, tende ao crescimento dos moradores. Isso requer um espírito pastoral de acolhida e de missionariedade. Há recônditos do bairro em que famílias vivem em situação de precariedade. Há muitos venezuelanos que se encontram na área da Paróquia. Os Vicentinos são uma identidade da caridade da Paróquia São Martinho. É uma referência dos pobres. A região de Taió merece uma atenção pastoral especial. É terra de missão! A Paróquia, como um todo, vai crescer. Há uma área agrícola entre (o centro de) Tubarão e São Martinho que, no futuro, será ocupada por novo bairro e extensão urbana.”

Apresentou lacunas pastorais. 

“Quanto à pastoral, peço que se solidifique a Pastoral Vocacional. Dê-se atenção aos migrantes, junto com os Vicentinos. Forme-se a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), dada a presença delas, segundo as apresentações nas comunidades. Atenção aos jovens. (...) A Casa Paroquial não podia ser esquecida. É uma necessidade.”

A bênção do Bispo. 

“Agradeço a acolhida das comunidades. Foram criativas e alegres. Os padres, colaboradores e lideranças me fizeram sentir em casa. Muito obrigado! Minha prece pela intercessão da Beata Albertina, São Martinho e a Virgem Maria. Deus abençoe a todos, peregrinos da esperança e confirmados na fé.”

Motivados por essas palavras, fez-se a apresentação do relatório das respostas dos segmentos pastorais e dos CPCs ao Questionário de Avaliação. Constatou-se que, neste ano, aconteceram muitas coisas boas (Que bom!), tais como:

- O Tríduo Pascal e celebrações pascais nas comunidades.

- As Celebrações da Palavra nas comunidades...

- Festas dos padroeiros (grande participação popular e empenho dos festeiros).

- As reuniões de articulação paroquial: CPP, CPC’s, Coordenações pastorais...

- A representação da Paróquia nos encontros forâneos e diocesanos.

- Oportunidades de formação: nas Escolas Diocesanas, Encontros Paroquiais de Formação de alguns setores, instituição da Escola de Formação Paroquial, da Escola Catequética e da Catequese de Adultos. A Catequese formal da IVC, mas também a Batismal e a Matrimonial.

- Surgimento de mais dois Grupos de Casais do MFC (já são quadro) e um dos Vicentinos (já são três). O trabalho da Pastoral Social e assistência migrantes e necessitados.

- O trabalho dos missionários da Pastoral da Oferenda do Dízimo.

- A Romaria Jubilar Paroquial à Gravatal.

- A acolhida de Coroinhas e acólitos.

- A Visita Pastoral do Bispo.

- O incentivo e a presença dos novos Pároco e Vigário Paroquial.

- O trabalho da PASCOM.

- Presença dos vários movimentos marianos...

- O trabalho voluntário e administrativo nos três Cemitérios paroquiais.

- A dedicação e testemunho dos coordenadores e lideranças pastorais. 

A Assembleia também apontou desafios percebidos ao longo da caminhada pastoral de 2025 (QUE PENA...). 

- Ter que realizar a Visita Pastoral em duas etapas, coincidindo com outras atividades.

- Pouca adesão ao Terço dos Homens e demais grupos marianos, e aos Grupos de Famílias.

- Falta de formação e treinamento com os leitores das Equipes de Liturgia.

- Ainda há pouca consciência sobre a oferenda do Dízimo...

- A presença nas Missas, inclusive de catequizandos e lideranças, pode ser melhor.

- Ainda não temos um projeto para construção da Casa Paroquial. 

A coordenadora Danda fez um repasse das decisões e encaminhamentos das Assembleias de Pastoral da Diocese e da Forania de Tubarão. Em seguida, as lideranças discutiram várias propostas de ações evangelizadoras para o próximo ano (“QUE TAL?”. E foram aprovadas as seguintes sugestões: 

- Acrescentar ao Calendário de Pastoral Paroquial Missas nos dias oficiais dos padroeiros e no aniversário de inauguração das igrejas (ou em dias mais próximos).

- Retiro Paroquial durante a Quaresma, numa tarde de domingo, na matriz.

- Implantação da Capela Juvenil da Mãe Peregrina nas turminhas de Catequese.

- Agendar ao menos um Encontro de Formação de Lideranças por comunidade.

- Formação de uma Comissão para planejar a criação de uma Escola de Música (iniciando com aulas de violão).

- Formação de uma equipe para instituir a Pastoral dos Idosos na Paróquia.

 Caminhada Penitencial Paroquial, durante a Quaresma, saindo do Taió (definir local) em direção à matriz.

O CPP, ao longo do próximo ano, irá encaminhar outras duas propostas visando estruturar uma Equipe da Pastoral Vocacional e outra para a Pastoral dos Migrantes. 

Os CPCs e Pastorais apresentaram suas datas de atividades regulares para 2026 e que comporão o Calendário Paroquial. A Coordenação do CPP irá ajustar tais solicitações conforme o anuário diocesano e da Forania.

As lideranças também elegeram a nova Coordenação do CPP. Ficou assim: na Coordenação, os senhores Ivo e Jucemar; na Secretaria, as senhoras Ilza e Maria Terezinha. Foram apresentados os novos Coordenadores de CPC’s: em Caruru, o Edésio já assumiu como Coordenador; em Bom Jesus, será o Juliano; na Divisa, a Coordenação ficará com José e Diego.

Na matriz, o CPC que será empossado no próximo domingo é o seguinte: Padre (Presidente), Diego M. Santos e Chicão (Coordenadores), Zelindro e Ana Mari (Tesoureiros), Arilton e Zélia (Secretários). Esta Comissão coordenará a Comissão Administrativa do Cemitério São Martinho, o Grupo de Festeiros e constituirá uma Comissão Pró-construção da Casa Paroquial.

Na oportunidade, Pe. Auricélio agradeceu a disponibilidade de todos os que assumiram novas missões e também aqueles que estão deixando suas funções, destacando que todos, tanto uns quanto outros, têm assumido a sua fé com muito amor e dedicação; e que, com seu trabalho, têm ajudado ao Reino de Deus a crescer em nossa Paróquia. 

Da mesma forma, oficializou que o Pe. Rodrigo, atual Vigário Paroquial (que ausentou-se da Assembleia por estar num compromisso da Cáritas Diocesana) recebeu de D. Adilson nova missão para o próximo ano: irá auxiliar na Paróquia de Morrotes. 

“Dentro de suas possibilidades de agenda, foi sempre muito dedicado, disponível e presente em nossa Paróquia”.

Após a bênção final, foi servido um coquetel aos participantes.


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                              

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários