NO ‘CHÁ’ DE CELEBRAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DA POESIA, PROJETO ‘POETAS ANÔNIMAS’ GANHOU ESPAÇO

(24/09/2025) Foi pura iniciativa do vereador Prof. Maurício da Silva propor à Câmara legislativa tubaronense a criação de um Dia Municipal da Poesia. Recebeu apoio de seus colegas e a Lei foi sancionada no início deste mês de setembro pelo alcaide Soratto Junior.

Segundo Maurício, 

“a ideia da Lei surgiu quando eu e minha esposa participamos daquele evento em homenagem à Alice, ocorrido na UNISUL em julho passado. Em nossa conversa pensamos em fazer uma Lei que pudesse ser um marco para a Poesia em nossa cidade. Pensamos nesse dia 24 de setembro para homenagear a D. Alice. Queremos que as pessoas conheçam a saga de D. Alice: mulher negra do começo do século passado, nascida em 1927, que perdeu a mãe muito cedo e que só teve oportunidade de se alfabetizar após os 40 anos de idade”.

Nesta primeira edição do Dia Municipal da Poesia, a ACATUL e outras instituições promoveram o “Chá com Poesia”. Autoridades, educadores, poetas e escritores participaram do evento realizado na Casa da Cidade, no centro de Tubarão.

Vários poetas declamaram suas poesias, levando a Presidente da Academia, a escritora Marilene da Rosa Lapolli a exclamar: 

“Aqui, neste evento, percebemos o desabrochar de tantos valores e que está despertando a ‘cultura do encontro’, para que a gente conheça o que está ao nosso redor, o que acontece em Tubarão em termos de arte literária e o quanto de talentos nós temos em nossas comunidades. Ah, quanta descoberta!”.

E sugeriu que os poetas e demais escritores participem dos eventos literários promovidos pela Academia, visto que a difusão das obras de escritores tubaronenses e regionais, no particular, e de resto toda a Literatura, interessa a todos. 

“Eu e muitos dos atuais membros da Academia, com o tempo, fomos nos aproximando dos acadêmicos, participando dos eventos que eles promoviam, até que, um dia, chegou a oportunidade de ingressar na instituição. Os jovens escritores que aqui se encontram, certamente no futuro, quando nós partirmos (pois somos ‘imortais’ apenas por conta dos poemas e textos que lhes deixaremos), serão vocês a ocuparem esses nossos espaços.”

Estudantes como Lucas, Henrique, Alice e Júlia apresentaram seus textos. São jovens alunos de escolas de Tubarão e Capivari e que começam a ganhar visibilidade. 

Ao comentar o trabalho da ACATUL, Marilene falou sobre a parceria com a AJEB-SC (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, seccional Santa Catarina) que realiza o Projeto 'Poetas Anônimas', coordenado pela escritora Marlene Rodrigues Brandolt. Esta, ao abordar seu trabalho, disse:  

“Eu fico emocionada ao falar deste Projeto ‘Poetas Anônimas’ que é uma iniciativa da AJEB, mas que também tem a mão da Marilene e da Jane Nowasco. Foram elas que montaram esse Projeto objetivando dar visibilidade às tantas poetas anônimas de nossa região. No livro de poesias que iremos lançar em breve, nas próximas semanas, nós retiraremos do anonimato seis mulheres! Isso nos traz grande satisfação”.

Então, foi chamada a declamar uma de suas poesias a Sra. Osmarina José Costa, de Tubarão. Aos 81 anos de idade, ela continua ativamente escrevendo suas poesias e suas crônicas. Ela foi ‘descoberta’ pela AJEB e terá alguns de seus poemas publicados no citado livro.


“DEUS POESIA”

 

Deus é a poesia mais bonita

Que existe sobre a terra

Quando acordo, vejo Deus

Porque foi Deus que me fez assim

Poder dormir e acordar

 

Vejo Deus no sol

Despontando no horizonte

Com seus raios brilhantes

Que nos aquecem e nos fazem crescer

E a tudo que tem vida sobre a terra

 

Na lua sorrindo no céu

E enfeitando as noites

Com sua luz prateada

Vejo Deus

 

Vejo Deus nas flores

Que enfeitam e perfumam os jardins e prados

Vejo Deus, nas aves que voam e gorjeiam

Seus lindos hinos de amor

 

Vejo Deus no sorriso de cada criança

Inocente e delicada

Sem perceber nada

Dos acontecimentos ao seu redor

 

Vejo Deus no olhar maroto

Dos jovens que passam cantarolando desajeitados

Preocupados com seus sonhos e ideais

 

Vejo Deus numa folha seca levada pelo vento

Vejo Deus na chuva fria de outono

Caindo de mansinho e deslizando sobre a terra

Vejo Deus no lindo verde das matas

Brincando ao sabor do vento

 

Vejo Deus no ancião de cabelos brancos

Que traz seu sorriso de esperança

Nos lábios já enrugados e quase sem cor

 

Vejo Deus no silêncio da noite

Nas águas calmas do rio e no cantar das cigarras

 

Enfim, vejo Deus em cada irmão que passa

Triste ou alegre, rico ou pobre, velho ou moço

Mas, além de disso, sinto Deus em tudo

Deus é a mais bela poesia de amor

Simplesmente porque Deus é amor!


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                              

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

0 Comentários