(24/10/2025) Para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que teve início no último dia 23 e se encerrará no próximo dia 29 de outubro, a Academia Tubaronense de Letras, sob a liderança de Marilene da Rosa Lapolli, está desenvolvendo uma série de atividades culturais.
Nesta tarde,
em parceria com a Fundação Municipal da Educação, na sede desta instituição,
aconteceu um encontro de escritores com os diretores e gestores das Escolas
Municipais. Na sua acolhida inicial, a Secretária Municipal Marlise Rocha, cumprimentou
os presentes.
“Eu parabenizo a todos por este momento histórico em minha vida profissional, bem como o evento da noite passada no Museu Ferroviário, quando houve o lançamento dos novos livros de José Warmuth. Agradeço imensamente à Presidente da ACATUL, a escritora Marilene, por ter nos procurado, manifestando o desejo de fazer a doação de livros para as quatorze Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), compartilhando com nossos alunos o belíssimo trabalho que vocês estão realizando.”
Marilene agradeceu a gentileza e explicou o motivo do encontro.
“De minha parte, fico muito agradecida com tais palavras; ainda mais por estar aqui e rever tantos amigos da Educação. Foi nesse campo que passei toda a minha vida profissional. A nossa presença aqui é por conta da celebração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que, desde 1980, celebra-se no país.
Nossa Academia, desde sua fundação no ano 2000, anualmente vem celebrando tal Semana. Desejamos contribuir para enriquecer o acervo das Bibliotecas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Agradeço o envolvimento da Secretária Marlise. Para cada Escola, entregaremos uma coleção com seis livros que são Coletâneas de obras dos escritores de nossa Academia.”
Então, todos entoaram o hino da ACATUL, cujo refrão exalta: “Academia Tubaronense de Letras és justo
orgulho da Cidade Azul”.
Nem todos os membros da Academia puderam participar, mas os
que estavam presentes, além da Marilene, apresentaram-se aos demais educadores.
Renata Dal Bó:
“Integro a Academia desde 2016 e busco trabalhar a fim de aproximar nossa instituição da comunidade, da Educação, das Escolas... visando plantar a sementinha da literatura no coração das crianças, inclusive na mais tenra idade; e isso me faz muito feliz”.
Ângela Martorano Kuerten:
“Sou uma joaquinense adotada por Tubarão. Tenho orgulho de participar do trabalho da Academia, buscando sempre estar presente nas Escolas. Junto com os colegas, de corações abertos, doamo-nos para que a cultura desta cidade siga cada vez mais brilhante”.
Edla Zim:
“Como escritora de literatura para a infância, tenho circulado muito pelas escolas, trabalhando juntamente com as coordenações pedagógicas, tanto na contação de histórias, quanto, principalmente, no incentivo dos processos criativos, da escrita, da leitura... Trago, para isso, a minha grande experiência com gestão de pessoas. A literatura apareceu na minha vida e eu a abracei com todo amor e carinho”.
Alexandre Bittencourt:
“Há mais de 20 anos que sou escritor e tenho alguns romances publicados. Gosto de me basear em fatos históricos e criar meus próprios personagens para recontá-los. Vários de meus livros foram adotados em colégios particulares, como o ‘Navio Fantasma’. E tenho muita alegria de estar aqui com a ACATUL e poder participar deste trabalho”.
Marlene:
“Estou chegando na ACATUL, onde me sinto muito bem e temos uma ótima convivência, e me envolvendo neste trabalho que eu acredito. Estou desenvolvendo alguns projetos que irei propor à Academia, desejando dar a minha contribuição para o bem de todos”.
Pe. Auricélio:
“A base de minha formação pessoal foi, primeiramente, a família e o Jardim de Infância Pio XII. Desde cedo passei pelas mãos de muitas pessoas e pude contar com a presença de homens e mulheres que amavam livros e bibliotecas. Estando na Academia a tão pouco tempo, fico orgulhoso de conviver com estes maravilhosos escritores de poesias, de romances, de artigos filosóficos, de literatura infantil, de crônicas... Procuro ser fiel ao lema de nossa Academia: ‘nenhum dia sem uma linha’; então, escrevo diariamente. Estejam certos de que em nossos encontros, sempre pensamos em vocês gestores, diretores e professores que estão atuando na base da Educação e detêm um papel tão importante. Sentimo-nos muito perto de vocês, inclusive sentindo as dificuldades que vocês encontram na missão de ajudar a formar o ser humano”.
Todos os presentes ao evento eram educadores e havia um clima tranquilo e fraterno. Isso favoreceu para que a Marilene lhes apresentasse outros aspectos da Academia.
“Nossa ACATUL possui 30 Cadeiras disponíveis, sendo que cinco delas estão vacantes. E está celebrando os seus 25 anos de existência”.
E sugeriu que a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia Municipal da Poesia, sejam acrescentados ao Calendário Escolar, no intuito de
“despertar nos nossos estudantes o gosto de visitarem e estarem nas bibliotecas, buscando criar atividades educacionais, projetos literários, que despertem os processos criativos, o gosto pela leitura e pela escrita, tanto no professor quanto nos alunos.”
Segundo a escritora, a missão de educar é exigente.
“É trabalhoso, sim; mas gratificante e que produz ótimos resultados. E nisso, podemos nos unir a outros professores e, então, o trabalho resultará ainda mais exitoso. Sabemos que nem todas as escolas possuem sua Biblioteca, que deveria ser o cartão de visita de uma escola, aonde a gente vai com alegria. Aliás, conheço professores que, ao se aposentarem, também esqueceram de seus livros. Acho que precisamos despertar esse gosto inclusive nos educadores, incentivá-los a terem sua biblioteca particular, por mais simples que seja. E, nas escolas, valorizar muito o Cantinho da Leitura, desejando ampliá-lo.”
A Presidenta solicitou que a Fundação continue a buscar formas de contribuir para viabilizar e ampliar tais espaços literários nas instituições.
“Nós precisamos desenvolver o comprometimento, que é uma linda característica do ser humano. Isso leva-nos a superar as questões salariais e de status de nossa profissão.”
Na parte final do encontro, cada Diretor ou Gestor falou
sobre como sua Escola promove a Literatura e foi uma rica partilha de amor à
profissão, de criatividade na superação de obstáculos e da certeza de que a
Educação pode formar uma sociedade mais humana e próspera.
Os escritores entregaram a cada Escola uma bolsa contendo seis Coletâneas publicadas pela ACATUL. E a Secretária Marlise encerrou o encontro, testemunhando:
“Tudo num livro me atrai: a capa, o conteúdo, o cheiro!... Sentimos a necessidade de termos espaços apropriados para instalar e melhorar nossas Bibliotecas. Diariamente, isso faz parte da minha agenda de trabalho e de toda a nossa equipe. Somos imensamente agradecidos pela oportunidade deste encontro!”.
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer
do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE
MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9
https://www.deezer.com/br/artist/67334872




0 Comentários