EM MORROTES, LIDERANÇAS DA FORANIA REALIZAM SUA ASSEMBLEIA PASTORAL

(24/10/2025) Lideranças das oito Paróquias que compõe a Forania de Tubarão estiveram reunidas em Assembleia de Pastoral nesta noite, no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Morrotes. Participaram coordenadores forâneos e paroquiais de pastorais e de segmentos eclesiais presentes na específica região pastoral de Tubarão.

Pe. Paulo Rodrigues, Pároco local, deu as boas vindas aos presentes. A reunião foi coordenada pelo agente de pastoral Leandro M. Weber, de Oficinas. Em sua mensagem, D. Adilson Pedro Busin-CS, Bispo Diocesano, falou de proximidade. 

“Ontem, em Armazém, as lideranças celebravam o 1º aniversário como nova Forania, apontando a maior proximidade que percebem entre si. Este encontro de lideranças aqui também tem o objetivo de tornar nossa vida eclesial mais familiar, mais evangélica e mais humana, superando certas burocracias. Sentindo-nos irmãos, saberemos como resolver as dificuldades do caminho e saberemos louvar a Deus e agradecer-Lhe pelas alegrias que nos concede.”

Manter firme a nossa Esperança. 

“Continuemos rezando pelas vocações, dentro do Projeto Vocacional que assumimos, pois já constatamos que aumentou o número de seminaristas em todas as Dioceses. Mas não se esqueça de pedir que surjam vocações dentro de sua família também. E não se deixem levar pelo desânimo. Ouçam Paulo, na sua carta a Timóteo: ‘permanece firme naquilo que aprendeste’. Cabe a mim a missão de mantê-los animados e firmes. Então, recordo-lhes que somos uma quantidade enorme de lideranças, como pudemos perceber na Visita Pastoral.”

O Bispo percebeu duas sensibilidades pastorais. 

“Precisamos fortalecer e ampliar os encontros dos Grupos de Famílias, verdadeiras células para fortalecer os laços entre as pessoas e o sentido de ser família. Também entendo que precisamos promover a formação de lideranças para as pastorais sociais, como falamos noutro dia no Fórum das Pastorais Sociais; que possam atuar no mundo da política e da sociedade civil, como, por exemplo, através dos Conselhos Municipais. Apoiemos os mais jovens para renovar as nossas lideranças.”

D. Adilson chamou a atenção de todos para o trabalho em favor dos pobres. 

“Nossa Diocese precisa pensar melhor sobre sua atuação junto aos mais pobres, dentro do espírito da Exortação Apostólica do Papa Leão ‘Dilexi te’, sobre o amor aos pobres. Eu sei que aqui em Tubarão não temos uma pobreza tão visível, mas há uma pobreza humana que não podemos esconder e nem deixar de perceber. Os Vicentinos e a Caritas, por exemplo, sabem muito bem dessa realidade. Também os Freis da Comunidade O Caminho, que voltaram a acolher os ‘filhos prediletos’. Precisamos ressignificar o nosso amor para com os últimos, aqueles mais pobres, fazendo-nos mais próximos e ajudando-os a se inserirem na sociedade.”

Um dos temas principais dessa Assembleia foi apresentado pelo Pe. Rodrigo José da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral e Vigário Paroquial de São Martinho de Tours. Ele compartilhou a síntese da última Assembleia Diocesana de Pastoral, ocorrida no mês passado.

Dentre as muitas ações evangelizadoras a serem realizadas em 2026, destaque-se o início da preparação do Congresso Bíblico-Eucarístico a ser efetivado em 2028, conforme proposta de D. Adilson.

Algumas atividades ajudarão a socializar as conclusões do Sínodo dos Bispos a fim de que todas as comunidades tenham conhecimento de seu conteúdo. A Pastoral do Batismo receberá um novo vigor e a Catequese com Adultos terá um novo subsídio. Também os Ministros da Palavra deverão receber um subsídio atualizado para sua formação.

Num trabalho em equipes, os participantes apresentaram aspectos positivos percebidos na jornada deste ano, mas também sugestões de ações para superar alguns obstáculos pastorais. As lideranças se comprometeram a colocar em prática as propostas do Conselho de Pastoral Diocesano e não decidiu por uma nova atividade comum além daquelas que os segmentos já costumam realizar, como encontros e reuniões.

No final desta assembleia, D. Adilson comunicou a criação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, desmembrando várias comunidades do atual território da Paróquia da Catedral. Maiores informações chegarão nos próximos dias.

Da Paróquia de São Martinho estavam presentes, além do Pároco e Vigário, as coordenadoras do CPP Erondina e Rosélia, bem como o coordenador do Terço dos Homens, o Sr. Edgar, e a representante da PASCOM, a Bruna.  


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                              

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários