CELEBRAÇÃO DO DIA MUNICIPAL DA POESIA ENRIQUECE O MOMENTO CULTURAL TUBARONENSE

(24/09/2025) No último dia dois de setembro, o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, sancionou uma Lei criando o Dia Municipal da Poesia, a ser celebrado todo dia 24 de setembro, data do nascimento da poetisa tubaronense Alice Cardoso de Jesus. A proposição foi do Prof. Maurício da Silva, que é vereador e conseguiu a aprovação de todos os seus colegas legisladores.

Como prevê a Lei, a ACATUL e a Fundação Municipal da Cultura promoveram o ‘Chá com Poesia’ nesta tarde de quarta-feira, dia 24, com início às 17h. Dezenas de pessoas estiveram participando do evento literário na Casa da Cidade, sede da ACATUL. Sua Presidenta, a escritora Marilene da Rosa Lapolli, coordenou o encontro.

Autoridades discursaram, poetas de diversas idades (anônimos e conhecidos) declamaram seus textos e familiares de Alice deram seus depoimentos.  Chás, café, doces e salgados foram oferecidos aos presentes.

Na ocasião, o autor da Lei, Prof. Maurício, assim se manifestou: 

“Antes de tudo, quero dizer que nestes oito mandatos como Vereador, nunca vi uma Lei ser sancionada e colocada em prática tão rapidamente. A ideia da Lei surgiu quando eu e minha esposa participamos daquele evento em homenagem à Alice, ocorrido na UNISUL, em julho passado. Em nossa conversa, refletimos sobre fazer uma Lei que pudesse ser um marco para a Poesia em nossa cidade. Pensamos nesse dia 24 de setembro para homenagear a D. Alice e envolvermos sua família no processo”.

Segundo ele, a história da homenageada precisa ser conhecida da população. 

“Queremos que as pessoas conheçam a saga de D. Alice: mulher negra, do começo do século passado, nascida em 1927, que perdeu a mãe muito cedo e que só teve oportunidade de se alfabetizar após os 40 anos de idade. Quanta dificuldade! E, naquele tempo, havia uma crença de que as filhas mulheres não podiam estudar, pois deveriam casar e cuidar dos seus filhos e netos. 

Ela passou por tudo isso e, graças ao MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização, do Governo Federal) conseguiu ir à sala de aula. Inclusive, eu e o Vereador Milton de Campos, aqui presente, fomos professores no MOBRAL.”

O Professor recordou os objetivos apontados na Lei. 

“Senhoras e senhores, é preciso expandir as conquistas que se tem hoje. Com a presente Lei, quisemos oportunizar aos poetas terem um dia próprio e mais espaço para falarem de suas obras e as apresentarem à sociedade. Creio que, no próximo ano, poderemos prepará-lo com mais tempo e pensarmos na realização de saraus, concursos, rodas de conversas, varais literários... 

Desejamos que, pela Poesia, substituamos a agressividade (de todas as formas) pela sensibilidade. Através da Poesia fazemos comunicações e podemos contar histórias. Acredito que, a partir de hoje, Tubarão passa a ter um novo marco na sua Cultura, qual seja, a possibilidade e a oportunidade para que mais pessoas escrevam poesias e que se tenha mais espaço para divulgá-las. Todos estamos de parabéns!”

Na sessão de declamações de poesias, o Vice-Presidente da ACATUL, Gilmar Corrêa, recitou uma poesia da homenageada Alice de Jesus. Mas, antes, deu o seguinte depoimento: 

“Eu tive o privilégio de conhecer pessoalmente a poetiza Alice Cardoso quando fundamos a Academia Sul Catarinense de Letras, no final dos anos 80. 

A D. Alice era uma de minhas confreiras. Aquela Academia publicou apenas uma Coletânea, cujo exemplar eu trago aqui comigo. Nesta obra há textos de minha autoria e outros da D. Alice. Eu escolhi um dos poemas dela para declamar agora. Chama-se ‘Ai, que saudades que eu tenho’”.

Folheando meu diário, com alegria encontrei

um retrato desbotado. De saudades, então, chorei.

A saudade é mensageira que de perto ao longe vai;

é como pétalas de rosa: cai no chão, não se desfaz.

Cresci sentindo saudades. Hoje, a saudade flutua.

Já tenho o que almejava; e a saudade continua.

Fechei, então, o diário que em meu pensamento retenho,

e murmuro bem baixinho: ai, que saudades que eu tenho!



RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                              

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários