JUBILEU DOS PRESBÍTEROS DE TUBARÃO NO SANTUÁRIO DA SENHORA DA CONCEIÇÃO

(28/08/2025) Nesta noite, durante o seu Retiro Espiritual, os Presbíteros da Diocese de Tubarão, juntamente com o seu Bispo D. Adilson Pedro Busin/CS, promoveram uma romaria até o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. D. Édson Damian, Bispo Emérito de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e Pregador do Retiro, acompanhou o grupo. Os religiosos foram acolhidos cordialmente pelo Pe. Celso Antunes Duarte, Pároco e Reitor do Santuário, bem como por toda a sua comunidade.

O templo foi erguido segundo a arquitetura lusitana, constituindo um dos mais antigos e significativos da região. Foi inaugurada em 1780, num terreno de sesmaria doado por Francisco Dias Velho, fundador de N. Sra. do Desterro (hoje Florianópolis). A capela foi elevada à categoria de Santuário em 1999, dentro dos festejos do Jubileu do ano 2000.

A Santa Missa desta noite coroou as reflexões feitas ao longo do dia e foi presidida pelo Bispo de Tubarão. D. Adilson iniciou sua homilia agradecendo a acolhida recebida.

“Irmãos e irmãs, obrigado por nos acolherem aqui na Casa da Mãe Maria, este templo histórico, que encerra a história de tantas pessoas e famílias que passaram por aqui.”  

Também falou o Santo e Doutor da Igreja festejado neste dia. 

“Hoje, a liturgia nos apresenta o testemunho de Santo Agostinho, bem no dia em que viemos celebrar o nosso Jubileu dos Presbíteros de nossa Diocese. E trouxemos conosco D. Édson Damian, que está conduzindo as reflexões do nosso Retiro. Ele tem falado muito sobre fraternidade. A conversão de Santo Agostinho está relacionada às orações incessantes de sua mãe, Santa Mônica, e aos sermões que ele ouviu proferidos por Santo Ambrósio. Sua conversão foi radical. Ele possuía um alto conhecimento intelectual, grande conhecedor da Filosofia e toda Milão o admirava por sua inteligência. Agnóstico, deixou-se tocar por Jesus e descobriu o verdadeiro Amor de sua vida: o Senhor!”

D. Adilson fez uma reflexão a partir dos textos da liturgia. 

“‘Vós estais firmes no Senhor!’, escreveu São Paulo a respeito dos Tessalonicenses (1Tes 3,8). O elogio é para despertar na Igreja a perseverança. Essa é também a missão do Bispo e do presbítero em vista do bom caminhar de nossas pastorais. Também na vida familiar este ensinamento tem grande valor; pois, sempre é bom reconhecer e agradecer os dons recebidos, e tudo fazer para que eles se desenvolvam.”

E voltou a falar do testemunho do famoso Bispo de Hipona. 

“Também ouvimos Jesus falar-nos de vigilância: ‘Ficai atentos, pois não sabeis nem o dia e nem a hora que o Senhor virá!’ (Mt 24,42). O exemplo de Agostinho pode nos auxiliar nisso, pois ele enfrentou as heresias de seu tempo com a busca da verdade e com atitudes fundadas na sua fé. 

Também nós queremos caminhar na fé e estarmos alertas ao longo da caminhada. E, a seu exemplo, crescermos no amor sincero e na Graça de Deus. Ele experimentou esse genuíno amor junto de sua mãe. Os santos depositam em Jesus a sua esperança... esperança viva! Graças ao seu testemunho, nove anos após sua conversão, foi aclamado Bispo coadjutor e, em seguida, Bispo titular.”

Todos somos chamados a ser peregrinos da Esperança. 

“Irmãos, quando a gente se abre à Graça de Deus, Ele mesmo vai realizando Suas obras em nós. Nós padres e todos os leigos e leigas somos ministros da Esperança! E ainda mais nós, ordenados, pois somos ministros ordinários da Esperança, sobretudo quando o luto sobrevém em nossas famílias. Todos nós sabemos como faz a diferença quando podemos estar com as famílias nesses momentos da perda de um ente querido. 

Somos homens que recebemos o Óleo nas mãos para sermos consolo e expressão de esperança para tais famílias. Por fim, como rezamos no Salmo 89/90, ‘o Senhor nos ensine a contar os nossos dias’ e vivamos com gratidão e sempre vigilantes. O Senhor nos dê sabedoria para sabermos discernir entre o trigo e o joio, cultivando a Esperança.”

Durante a celebração, os padres renovaram suas Promessas Sacerdotais; aquelas feitas no dia em que foram ordenador. 

Antes da bênção final, Pe. Celso dirigiu-se aos presentes: 

“Agradeço aos nossos leigos e leigas que vieram rezar conosco; particularmente, minha gratidão ao Movimento de Irmãos e ao CPC que prepararam esta liturgia e a refeição que será oferecida aos nossos padres e bispos visitantes. É o que pudemos lhes oferecer como sinal da nossa alegria por participarmos desse momento tão bonito em que vocês celebram seu Jubileu aqui no nosso Santuário. Neste Ano Jubilar já recebemos vários grupos de romeiros aqui, inclusive os membros do Conselho Regional de Pastoral que estavam reunidos em nossa cidade. Logo iremos inaugurar a nova matriz de nossa Paróquia. Sejam sempre bem-vindos!”

Após a Santa Missa, todos se dirigiram ao Salão Paroquial para o belo momento de confraternização.


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                      

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

0 Comentários