(13/08/2025) O evento de entrega do Diploma do Mérito Educacional Catarinense, outorgado pelo Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE), aconteceu nesta tarde de quarta-feira, no espaço ÂnimaLab da Biblioteca Universitária da UNISUL, em Tubarão.
Foram homenageadas as professoras Amaline Boulos Issa Mussi e Maria Felomena Souza Espíndola (mais conhecida por Prof.ª Mariazinha), e as instituições educacionais Fundação InoversaSul e Colégio Dehon. Na ocasião, várias autoridades usaram da palavra.
A seguir, o pronunciamento da Prof.ª
Maricelma Simiano Jung, Conselheira do CEE.
Educar para
sempre.
Busco na epígrafe desta minha fala o pensamento de Rubem Alves: ‘ensinar é um exercício de imortalidade; de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra’. Neste dia, o CEE se reúne para um ato que considero de profundo significado: prestar homenagem a pessoas e instituições que, pela força de sua trajetória, ajudaram a escrever capítulos essenciais na história da Educação catarinense.
Vocação de
educar.
Não se trata apenas de duas educadoras, mas de duas vidas plenamente dedicadas a formar não apenas profissionais, mas cidadãos conscientes, críticos e comprometidos. Sua influência ultrapassou as fronteiras das salas de aula, tocando famílias, comunidades e inspirando outras vocações para o Magistério. As duas instituições homenageadas trazem em seu DNA a vocação de educar... há décadas conectando projetos, pessoas e saberes.
Comprometimento.
Ao propor estas homenagens, não pensei apenas no passado, mas no que significa para o presente e para o futuro, mostrar de maneira pública e solene que é necessário fazer da Educação um espaço de compromisso e de permanência. Como professora, pela experiência direta, sei que o reconhecimento não é apenas uma gentileza, mas um gesto educativo em si.
Reconhecimento.
Ao dar visibilidade a uma trajetória se excelência, nós criamos uma cultura da valorização. Isso é importante para as novas gerações de professores que precisam saber que o seu trabalho é percebido e respeitado.
É importante para a sociedade, que encontra nessas instituições, provas concretas de que a Educação transforma vidas e constrói sociedades mais justas e desenvolvidas.
Complementaridade.
Professores e instituições se complementam e se fortalecem mutuamente. O educador precisa do espaço que lhe permita exercer sua vocação; uma instituição precisa da entrega e da qualidade de seus profissionais para ter sentido. É nesta parceria que nasce a Educação de qualidade.
Pensar no
futuro.
Neste dia, em que esses nomes são lembrados e celebrados, estamos não apenas prestando-lhes uma homenagem, mas reafirmando o compromisso coletivo de fazer da Educação catarinense, não apenas uma referência técnica, mas um exemplo humano, cultural e inspirador. E, assim, estaremos não somente construindo memória, mas futuro!
Agradeço a Deus por este momento, a todos pela oportunidade e, em especial, aos homenageados pela educação, dedicação e comprometimento, pois seguem ainda semeando bons exemplos. Obrigada!
RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA?
MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!
Trailer do filme ALBERTINA: https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk
CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA
https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta
https://padreauricelio.blogspot.com
https://www.facebook.com/padreauriceliooficial
https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/
0 Comentários