ESTUDANTES DE IMARUÍ ENCENAM HISTÓRIA DE SUA CONTERRÂNEA ALBERTINA BERKENBROCK

 

(28/08/2025) Imaruí, a Pequena Joia do Litoral Catarinense, celebrou ontem, dia 27, 135 anos de sua fundação, ocorrida em 1890. Imaruí é a terra do Senhor Bom Jesus dos Passos e, também, a terra da Bem-Aventurada Albertina Berkenbrock. Por isso, há dois anos, definiu-se como Feriado Municipal o dia do Martírio de sua filha mais ilustre, visando manter viva a sua memória.

Nestes dias, a comunidade imaruiense está vivendo a Semana do Município com uma série de iniciativas, como a que foi promovida na Escola Estadual Portinho Bittencourt na última terça-feira, 26. 

Em meio às apresentações culturais, os professores Patrícia Fortunato e Jonas Nunes Gonzaga estimularam seus alunos a encenarem a história de sua conterrânea Albertina. Envolveram os alunos do nono ano escolar.   

Para interpretar o papel da Mártir, foi destacada a aluna Isabella Moraes Pereira que, como os demais atores, demonstraram empenho e talento. Foi o que atestou a professora Josiane: 

“Foi tudo muito bonito, embora de maneira simples, mas muito marcante. Alunos e professores estão de parabéns!”.

Nascida no dia 11 de abril de 1919, na localidade de São Luiz, pequena vila do interior do município (a 35 km da sede), Albertina foi a segunda de nove filhos de Henrique e Josephina Boeing Berkenbrock. O lugar foi colonizado por migrantes alemães católicos vindos da Westfália, mas também por luso-açorianos. 

A Nossa Santinha, como era chamada, bebeu da fonte dessas culturas e tinha especial abertura para as coisas de Deus. Destacava-se por viver a caridade, a solidariedade e sempre disponível para ajudar, inclusive nos trabalhos domésticos, na roça e nos cuidados com a capela do lugar, quando ajudava sua mãe. 

Tinha uma notável vida de oração, cultivada com a reza diária do terço e frequência às celebrações da comunidade. Amava a Deus, a Igreja e as pessoas, por isso não era agressiva, não revidava certas provocações, sabia perdoar e mantinha um caderninho onde escrevia suas orações. Na Eucaristia encontrava grande enlevo espiritual.

Para defender sua pureza e não ofender seus princípios religiosos, numa tentativa de estupro pelo empregado da família, foi morta barbaramente. Era o dia 15 de junho de 1931. 

Sua fama de santidade, acompanhada de inúmeras graças, atrai romarias de fiéis para São Luiz, diariamente até hoje, para visitarem a Gruta do Martírio e o seu Santuário Diocesano. Em 2007, em Tubarão, o Papa Bento XVI a declarou Bem-Aventurada, Virgem e Mártir. O processo de Canonização tramita no Vaticano à espera da comprovação de um milagre de Deus sob sua intercessão. 

O longa-metragem ALBERTINA conta a sua história e está disponível em várias plataformas digitais.

Parabéns aos estudantes e professores pela homenagem à Imaruí e à Beata Albertina. Bela forma de comemorar o aniversário da cidade!


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

Fotos: Prof.ª Josiane                                     

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários