DURANTE SESSÃO DE ENTREGA DE COMENDA EDUCACIONAL ESTADUAL, REITOR DA UNISUL, MAURI HEERDT, DESTACA O AMOR NA ARTE DE EDUCAR


(13/08/2025) A comunidade educacional tubaronense viveu uma tarde muito especial hoje, no espaço ÂnimaLab da Biblioteca Universitária da UNISUL, com a entrega do Diploma do Mérito Educacional. Autoridades e lideranças representaram os mais diversos segmentos da sociedade local e regional, testemunhando as homenagens à Prof.ª Mariazinha (Maria Felomena Souza Espíndola), à Prof.ª Amaline Boulus Issa Mussi e às instituições educacionais InoversaSul e Colégio Dehon.

Ao dirigir-se aos presentes, o Reitor da UNISUL e professor Mauri Luiz Heerdt, assim se manifestou...       

Saudações.

Queridas e queridos, embora o meu nome não constasse do rol dos pronunciamentos, agradeço por esta oportunidade. Como não precisei preparar antes meu discurso, permito-me emocionar-me apenas desta vez. Com muita amorosidade, cumprimento as autoridades... e a todos que aqui se encontram.

Pedindo a bênção.

Eu tenho o costume de correr pelas ruas da cidade de Tubarão às 5h da manhã e, toda vez, passo diante da casa da professora Amaline. Noutro dia, escrevi pra ela, pelo whatsApp: ‘Hoje passei em frente de sua casa e pedi a sua bênção. Ontem falei na UNISUL que você foi a mulher mais corajosa da UNISUL’. É que ela foi a única mulher, na história da instituição, que se apresentou a uma candidatura de Reitora da UNISUL. Vê-se aí a sua enorme coragem. Provavelmente, poucas pessoas sabiam disso. 

Então, ela respondeu à minha mensagem o seguinte: ‘Todas as bênçãos em seu trabalho, meu querido amado. E acaba fazendo multiplicado o seu sentir perfeito. Infinito amor por vocês’.

A centralidade da pessoa.

Hoje, então, peço licença para não falar de instituições, mas, sim de pessoas. Na semana passada, ao falar aos professores em Curitiba, eu lembrava de uma antiga discussão que houve na Grécia Antiga: por que Atenas seria a cidade mais importante do mundo? Então, Aristóteles e os sofistas, juntamente com Sócrates, discutiram muito e chegaram à seguinte conclusão: ‘não é Atenas; são os atenienses!’. O que faz o CNPJ (a instituição) são as pessoas que estão nelas; as pessoas!

Sementes de eternidade.

Assim, eu volto-me para a pessoa da professora Mariazinha. Por três vezes, ao longo de minha vida, ela foi minha professora. [Ela exclamou: ‘Fiz tudo com muita alegria!’] 

Ao lembrarmos aqui Rubem Alves, que disse que ‘o professor se eterniza no ser que educa’, isto é: que se torna eterno em seus alunos, posso lembrar que o bisneto do seu Pedro e da D. Mariazinha estuda junto com o meu filho Lucas aqui no Dehon. Isso me leva a concluir: o senhor, seu Pedro, tem em sua casa uma pessoa eternizada! [Mariazinha testemunhou: “Nós sempre fomos muito felizes e tudo o que eu pude fazer foi graças a ele. Nesses anos todos de casados, ele nunca me deu sequer uma tristeza!”]

Fator motivador: o Amor!

Quero compartilhar um aprendizado. Eu fiz um Doutorado na Inglaterra, mas acabei concluindo que precisava retornar à sala de aula. Então, em dezembro passado, matriculei-me para mais um Pós-Doutorado, desta vez em Neurociência. E a primeira conclusão a que cheguei é que não existe Educação sem amor, coisa que eu já desconfiava a muito tempo. Agora, entendi que a neuroplasticidade que se dá no cérebro quando a gente aprende, o principal motivador é o amor!

Minha primeira lição.

O seu depoimento com relação ao seu esposo Pedro tem a ver com aquilo que eu já pensava. Hoje não tenho mais vergonha de falar isso e nem buscar subterfúgios. Pois, às vezes, na Universidade, a gente fica constrangido de afirmar que educar é um gesto de amor. Agora posso falar com convicção e essa foi a minha primeira lição aprendida neste Doutorado.

Iluminadas e iluminadoras.

Esse amor que envolve o casal é o mesmo amor que vocês, professoras, sempre transmitiram aos seus alunos. E é por essa razão que vocês duas podem ser consideradas verdadeiros ‘sacramentos’ para a nossa região. O que é um sacramento? É um sinal indelével, que jamais se apagará. Vocês se tornaram ‘eternas’ para essa cidade! 

Nós sempre avistamos luz no fim do túnel, mas, preciso dizer, que chega-se lá se tivermos luzes ao nosso lado. Sr. Pedro, o senhor tem uma grande ‘luz’ ao seu lado! É uma ‘luz’ para toda a sua família! Mariazinha e Amaline, obrigado por vocês serem nossos ‘sacramentos’. Beijo. Amo vocês!


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                      

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários