AO ENTREGAR HONRARIAS EM TUBARÃO, PATRÍCIA LUEDERS, PRESIDENTE DO CEE, DIZ: “SENTI-ME TÃO PEQUENA DIANTE DA HISTÓRIA DELAS”

(13/08/2025) O que não faltou na Sessão Solene de entrega de Diplomas do Mérito Educacional Catarinense foi palavras de afeto e de reconhecimento ao trabalho e exemplo das professoras Mariazinha (Maria Felomena Souza Espíndola) e Amaline Boulus Issa Mussi e às instituições InoversaSul e Colégio Dehon.

O evento aconteceu na tarde ensolarada desta quarta-feira, na Biblioteca da UNISUL, em Tubarão (cujo céu estava, realmente, de um típico azul-celeste, daqueles para contemplar). A iniciativa foi do Conselho Estadual da Educação (CEE), cuja Presidente e Secretária Adjunta da Educação de SC, a Prof.ª Patrícia Lueders, de Blumenau, estava presente, acompanhada de vários Conselheiros.

Entre tantas autoridades, encontravam-se a Presidente da Academia Tubaronense de Letras (ACATUL), a Prof.ª Dr.ª Marilene da Rosa Lapolli e seu Vice-Presidente o escritor Gilmar Corrêa. A significativa presença dá-se pelo fato de as duas professoras homenageadas serem membras titulares e ativas da Academia.

Numa sessão de muitos depoimentos, o da Prof.ª Patrícia encerrou a solenidade e foi muito aplaudido pelos participantes, pois permitiu-se falar como educadora, gestora e eterna educanda. Eis o seu testemunho.

Exemplos que edificam.

Que tarde memorável! Não somente para a Educação de Santa Catarina, mas para a vida de todos aqui presentes. Eu tenho 25 anos de Magistério e perpassei oito anos como Secretária da Educação em Blumenau e outros cargos. Falo isso para lhes dizer que há muitos anos que eu não participo de um momento onde se toca o coração tão profundamente e que faça sentido. Esta tarde tem um sentido grandioso, particularmente, em minha vida. E eu sei que, em nossa vida, só guardamos aquilo que realmente faz sentido.

Reconhecimento do trabalho realizado.

Cumprimento os Conselheiros Maricelma, Felipe, Celso, Débora ... e o professor Osvaldir que permitiram este momento. Obrigado ao presidente da InoversaSul por nos acolher aqui em sua casa, pela resiliência e comprometimento, pelo sentimento de pertencimento e pela preocupação que a Fundação tem pela qualidade da Educação que oferece. 

Parabéns ao trabalho feito aqui na Prefeitura de Tubarão. Afinal, a Educação é uma entrega. A gente faz uma escolha. Estar na Educação nunca foi fácil, mas quando há amor tudo fica leve, pois se ama aquilo que se faz.

Educação visando qualidade.

Nós continuamos atentos diante da intenção de algumas instituições que querem fazer da Educação um mercado. E isso o CEE não pode aceitar. Não importa se na rede privada ou na estadual, é necessário valorizar e reconhecer quem faz a Educação de maneira institucional e pensando na qualidade. 

Quero ressaltar a presença dos representantes do Legislativo aqui. Tê-los em um evento da Educação é coisa rara, a não ser em momentos pontuais, como a abertura do ano letivo. Por isso, meus parabéns! Certamente, na próxima sessão, os senhores levarão aos seus colegas o que foi essa tarde aqui em Tubarão.

A ACATUL

Meus cumprimentos à presidente da Academia Tubaronense de Letras, a professora Marilene, que muitas vezes se emocionou. Eu vi algumas vezes lágrimas vertendo de seus olhos. Notei que muitos de vocês também se emocionaram. Tenho certeza de que a Academia está em ótimas mãos, porque aqui tem um coração que pulsa, que há amor.

Humildade.

Cumprimento o professor Mauri Heerdt. Quantas reuniões e embates já passamos juntos, mas ele, sempre com resiliência e sabedoria, soube ouvir e transmitir com poucas palavras (mas decisórias), caminhos de decisão. Ele é sempre muito humilde, não obstante os seus muitos títulos.

Educar com amor.

Ouvindo hoje o Prof. José Matiolla, a mim parecia-me estar escutando um padre [‘Quase fui padre!’, respondeu ele]. E isso me leva a compartilhar um sonho que acalento há muito tempo: eu quero ser catequista! O meu filho já é atuante em grupos da Igreja; e logo eu realizarei meu sonho. A sua fala, professor, profetiza e traz esse amor às pessoas. A sua preocupação com a primeira infância tocou-me muito. Se tivéssemos conhecimento antes a esse respeito, em anos idos, teríamos feito muita coisa diferente. Até os cinco anos, é incrível o que a plasticidade cerebral desta criança consegue absorver!

O apoio da família.

Professora Mariazinha, eu estou tão apaixonada pela senhora, que mal consigo pronunciar o seu nome! E, pelo depoimento do neto da professora Amaline, então!? Nossa, senti-me tão pequena diante da história delas, pessoas que se tornaram tão significativas na vida de tanta gente! Ontem eu li um pouco sobre suas biografias, mas hoje eu pude sentir. 

Todos os que usaram a palavra hoje se emocionaram lembrando do trabalho de vocês duas. E suas famílias estão aqui. A família é o nosso bem maior. É graças a uma base sólida assim que eu também consigo realizar a minha missão. 

Eu também tenho um Pedro (esposo de D. Mariazinha) na minha vida! Desde os meus quinze anos de idade, ele me acompanha e se tornou meu porto seguro. Que sorte a nossa podermos contar com os ‘Pedros’ e com nossas famílias! Por fim, quando a senhora for deitar-se hoje para descansar, nós é que iremos pedir a Deus que a abençoe ainda mais por toda a sua entrega e por tudo o que a senhora representou na vida de tantas pessoas.

Não esquecer o humano.

Que sorte e que privilégio vocês tiveram, vocês que foram alunos destas duas educadoras! Saio daqui com o coração marcado. Vocês se referem com tanto amor a essas educadoras que eu até cogitei vir morar me Tubarão. É o meu sentimento de pertencimento que leva a ‘querer estar’. Infelizmente, o distanciamento do humano está tão presente por aí e até as tecnologias precisam ser bem usadas para não colaborar com tal afastamento. 

Tudo, na vida, precisa ter equilíbrio. ‘Nem tanto ao céu, nem tanto à terra’. O equilíbrio precisa estar presente em todos os aspectos de nossa vida. Os profissionais da Educação, às vezes, têm dificuldade de perceber isso: ora tudo pode, ora nada pode. E aí a gente pode perder-se no percurso formativo.

Mariazinhas e Amalines.

Há muitos educadores dedicados, mas não são muitas as Mariazinhas e as Amalines na história da Educação que, durante todo o percurso que percorreram, fizeram da Educação a sua prioridade. Muito obrigado pelo presente desta tarde! Esta homenagem do CEE são reconhecimentos verdadeiros. Levem no coração a nossa gratidão pelo comprometimento com uma Educação de qualidade. Muito obrigada!

Concluída a cerimônia, houve uma sessão de fotos e cumprimentos e disponibilizado um coquetel.


RECEBEU GRAÇA DE ALBERTINA? 

MANDE SUA HISTÓRIA PARA NÓS!

                                                         

Trailer do filme ALBERTINA:  https://www.youtube.com/watch?v=3XggsrQMHbk

                                      

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

0 Comentários