HÁ 70 ANOS, PE. ANTÔNIO BERKENBROCK, DE VARGEM DO CEDRO, MORRIA AFOGADO - VAMOS RECORDAR ESSA HISTÓRIA?

 

(01/05/2024) Pe. Antônio Gabriel Berkenbrock, um jovem religioso sacerdote da Congregação do Coração de Jesus (dehonianos), morreu afogado na Praia do Farol, em Laguna (SC). 

Foi uma publicação do Pe. Joãozinho (SCJ), em suas redes sociais, que me despertou para recordar a história deste filho de Vargem do Cedro. Como ninguém mais se lembra deste fato, vale a pena trazer à tona alguns registros. 

Nasceu no dia 14 de janeiro de 1925, em Vargem do Cedro, município de Imaruí (SC), filho de Leonardo Berkenbrock e Maria Loch. O saudoso Pe. Jacob Gabriel Lux, na matriz São Sebastião, o acolheu e o batizou no dia 19 de janeiro. Antônio teve como padrinhos Thomé Rocha e Gartoud Loch. 

O primo da Bem-Aventurada Albertina Berkenbrock (1919-1931) ingressou no Seminário, iniciando sua caminhada formativa e professou os votos de castidade, pobreza e obediência no dia 10 de fevereiro de 1946, durante celebração em Castro (PR). Sua Ordenação Diaconal ocorreu em 08 de dezembro de 1950 (Dia da Imaculada). 

No ano seguinte, no dia 22 de julho, em Lorena (SP), foi ordenado presbítero. Mais um filho de Vargem do Cedro se tornava sacerdote, o que levará a Congregação a denominar o Distrito como a Capital Mundial das Vocações religiosas e sacerdotais do Coração de Jesus. 

É o Pe. Joãozinho quem nos dá mais detalhes a respeito do Pe. Antônio, citando dados do Arquivo Provincial Padre Lux – APPAL, sediado em Brusque (SC): 

“Passou seus poucos anos de sacerdócio como formador. Lecionou no Seminário de Lavras (MG) e, posteriormente, em Tubarão (SC). Era de extraordinária franqueza, serenidade de alma e piedade genuína. Na data de 1º de maio de 1954, a comunidade religiosa realizou um passeio na praia, nas proximidades de Laguna (SC). Uma onda levou violentamente quatro padres. Três conseguiram nadar até atingir a margem. Mas, Padre Antônio Gabriel não teve a mesma sorte... Seu corpo jamais foi encontrado. Contava com 29 anos de idade, sendo três como sacerdote”. 

Na ocasião, o fato logrou grande repercussão e profundo sentimento de pesar. Em Tubarão, no bairro Morrotes, nas imediações do Colégio Dehon, uma rua foi nomeada Padre Antônio Berckembroch (grafia errada - CEP 88704-030), em sua homenagem.

O escritor César do Canto Machado, falecido recentemente, membro da Academia Catarinense de Letras, em seu Blog ‘Farol da Notícia – Atualidade e História’ (de 01/05/2015) registrou a memória do episódio assim: 

“Atraído pela beleza dos costões do Cabo de Santa Marta Grande (Praia do Farol), em Laguna, e traído pela fúria das grandes ondas, que não pouparam seu descuido... morreu afogado o padre Antônio”

O falecido estava acompanhado de seus confrades Pe. Dionísio da Cunha Lauth, Pe. Athanásio Othersback, Pe. Sérgio Marcos Hemckemayer e Pe. Huberto Penso, todos professores do Colégio Dehon, em Tubarão, que durante muitos anos foi regido pelos dehonianos, deixando um grande legado à comunidade. 

Como se vê, Machado acrescenta mais um religioso na cena e, por fim, ele narra o ocorrido: 

Por volta das 14:30, os cinco foram arrastados de cima de uma pedra no costão, próximo às ondas, onde apreciavam o belo cenário da região. Quatro deles conseguiram se livrar da fúria do mar, depois de uma luta incessante pela vida que durou cerca de 30 minutos. Pe. Antônio tinha 29 anos... Lecionava Português, Inglês e Matemática. Detalhe: o piloto aviador Newton Varella (Varelinha) fez sobrevoos na região auxiliando muito na localização dos padres que caíram no costão do Farol de Santa Marta”

Exatamente no dia em que recordamos 70 anos deste fato, um dos personagens do ocorrido retorna para a Casa do Pai: o Pe. Sérgio. Faleceu neste dia 01 de maio, Dia de São José Operário, na véspera de celebrar 101 anos de vida, às 17h, no Hospital Santo Antônio, em Armazém (SC). Foi unir-se ao seu confrade nos louvores eternos a Deus, onde já estão a Beata Albertina e o Venerável Pe. Aloísio S. Boeing e muitos mais.

(Obs.: o texto está em construção)

https://www.facebook.com/share/p/87aYJQGTnA9mLZ19/?mibextid=qi2Omg

https://faroldanoticia.blogspot.com/2015/05/1954-padre-morre-afogado-na-praia-do.html

 

(Foto: redes sociais Pe. Joãozinho, SCJ)

CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872


Postar um comentário

0 Comentários