EM CAPIVARI, FIÉIS E FAMILIARES LOUVAM A DEUS PELAS ORDENAÇÕES DE RÉGIS E VALCY – “Peregrinos da fé e da esperança e servidores da caridade!”

 

(19/04/2024) Tarde ensolarada em toda a região. Mas, em Capivari de Baixo, conhecida como a Capital Energética de Santa Catarina, a sensação era de muito calor... mas calor humano! 

Muita gente compareceu à matriz São João Batista para participar da Santa Missa em que foram ordenados dois novos Diáconos Permanentes da Diocese de Tubarão: Régis Ouriques Constantino e Valcy Soares. Tudo foi planejado com muito carinho, desde a acolhida aos que chegavam, quanto aos materiais produzidos e locais bem preparados. 

Após quase sete anos de formação e discernimento, os dois candidatos receberam a imposição das mãos de D. Adilson Pedro Busin, alcançando o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Dezenas de diáconos e presbíteros se juntaram aos demais fiéis provenientes de várias Paróquias, mas, especialmente, das comunidades locais. 

Durante sua homilia, após saudar o Pe. José Eduardo Bittencourt e o Pe. Paulo Hossi, Pároco e Vigário Paroquial, respectivamente, o Bispo disse: 

“Vós, Diáconos, deixa-vos transformar por Aquele e em nome de Quem ireis pregar a Palavra como Pedro. Não tenhais medo! Como diz o Papa Francisco, não pregar somente às ‘ovelhas mansas’ (‘penteadinhas’) que já estão aqui no redil. Tende a coragem de ir às multidões; muitas vezes, hostis à pregação do Evangelho. Buscai as ovelhas extraviadas, porque estão longe do convívio dos irmãos. Ide às realidades difíceis da nossa Diocese e não tenhais medo”. 

E mais: 

“Estejam atentos aos sinais do Espírito. Não vos deixeis acomodar. Antes, que o desejo de servir vos deixe sempre incomodados. Um coração que ama, não conhece limites, a exemplo do Bom Pastor”. 

Após os rituais de Ordenação e comunhão, como membro da Comissão Diaconal, o Diác. Simão Ferreira, de Braço do Norte, assim se pronunciou: 

“Enfim, chegou o dia de vocês! Desejamos que vocês sejam reconhecidos pela vivência das virtudes da fé, da esperança e da caridade. (...) A nossa missão é a única resposta possível diante do dom recebido. O Diácono define-se como sacramento de Jesus Servo e como expressão da Igreja servidora. Desta forma, entreguemo-nos ao Espírito que sustenta a nossa fé e está ao nosso lado na missão. Sejam bem-vindos à Ordem do Diaconado!”. 

No momento dos agradecimentos, o Diácono Valcy iniciou sua fala assim: 

“Nossa gratidão a todos vocês e aos nossos amados familiares por estarem aqui conosco, compartilhando esta tão grande alegria. Agradecemos às comunidades de nossa Paróquia e à Equipe Vocacional que caminhou conosco no grande período de preparação para esta Ordenação... Obrigado à minha família. Eles deram seu Sim juntamente comigo. É por causa de seu Sim, que hoje estou aqui dando o meu Sim. À minha esposa Cleide, meus filhos Marcos e Matheus, minha nora Larissa, minha mãe Elza e meus irmãos. Obrigado pelo apoio e orações recebidos”. 

Também o Diácono Régis usou da palavra: 

“Ao assumirmos o ministério diaconal, somos chamados a entregar-nos totalmente ao serviço da Igreja na profecia e na caridade. Em atitude de eterna gratidão a Deus, apesar de nossas tantas limitações, queremos servir o Cristo Bom Pastor, Senhor da Messe e do Rebanho. Escolheu a nós, humildes servos, para fazer-nos servos seus, no serviço e no cuidado do seu rebanho. Agradecemos à Diocese de Tubarão... 

Aos nossos formadores, Comissão Diaconal, colegas de caminhada... Ao nosso Pároco, Pe. José Eduardo, grande irmão, amigo e pai, exemplo de determinação e fé e grande incentivador desta missão que hoje estamos assumindo. Também agradeço à minha família, que me ajudou a responder a este chamado. 

À minha mãe Sidnéia, minha irmã Regiete, meu cunhado Luiz Ângelo e meus sobrinhos Larissa e Leandro; minha avó paterna Enedina; minha grande incentivadora Anilza Martins; ao amigo Pe. Raimundo Ghizoni e o meu pai Roque, que lá do Céu possam estar intercedendo por mim e por minha vocação. 

E à Senhora de Fátima nos recomendamos: que vele por nosso ministério diaconal, olhe por nossas famílias, proteja-nos em nossas vidas e ajude-nos a responder nosso Sim ao chamado que seu Filho nos fez, imitando o passos d’Ele, o Bom Pastor das almas.” 

Por fim, o Pároco deixou seu recado: 

“Neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, quis Deus que tivéssemos aqui a Ordenação destes dois candidatos. Hoje completamos os 50 dias desde que iniciamos as Missas Vocacionais pelas comunidades. Podemos dizer que este é o nosso Pentecostes, tempo de graças. Muitas sementinhas foram plantadas e, queira Deus que elas germinem. O chão é bom; a semente é ótima, porém, que não faltem corações generosos”. 

Pe. José Eduardo concluiu sua fala assim: 

“Nesta semana, o Valcy disse algo muito importante: ‘a messe é grande e nós não vamos dar conta’; sim, é verdade: sozinhos não conseguiremos nada! Mas, sim, com a graça de Deus e com mãos generosas. Obrigado!” 

E convidou todos os presentes para o coquetel que a Paróquia preparou, na praça, ao som de um grupo de pagode cristão. A festa se estendeu até o anoitecer.


CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

0 Comentários