TUBARÃO – MANHÃ DE ESPIRITUALIZAÇÃO DO CLERO – ‘SOIS TODOS IRMÃOS’

 

(21/03/2024) Coordenada pela Pastoral Presbiteral, nesta manhã, na CEDA, em Tubarão, aconteceu a Manhã de Espiritualidade para o clero da Diocese. Padres e Diáconos se reuniram junto ao Bispo D. Adilson para melhor se prepararem para a Semana Santa. 

Rezaram as Laudes em conjunto e ouviram uma prédica do Bispo. Fundamentou-se no texto de Marcos 10,5-45: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”

“Estamos vivendo o tempo da Campanha da Fraternidade sobre a Amizade Social. Mas gostaria de pensá-la com relação à nós mesmos, para dentro de nossa vida como corpo místico sacerdotal. Entendo que minha missão de Bispo é ser o animador e fomentador da comunhão e amizade entre nós. 

Somos gratos a Deus por podermos estar aqui e rezarmos juntos, colocando-nos diante do Senhor de nossas vidas. Viemos servos, como somos, humanos, como somos, instrumentos frágeis nas mãos de Deus. Assim, ajudamo-nos mutuamente: o curador que é curado, o pastor que é pastoreado, o que perdoa também é perdoado com o dom que vem de Deus. 

Convencidos ou não, o fato é que esta CF nos coloca diante de um caminho de conversão. Senti que este tema chamou positivamente a atenção de vários setores da sociedade. Nossas palavras e nosso testemunho devem promover a Amizade Social. 

Podemos nos questionar: esta Amizade é ‘fraternidade’ ou é ‘fraturidade’ (fratura da unidade) entre nós? Ouvimos no Evangelho que Jesus revela aos seus discípulos que Ele deverá enfrentar (perseguição, cruz, morte) e eles não se manifestaram solidários com seu Mestre. É que estão discutindo sobre seu lugar no Reino: se à esquerda, se à direita. 

Numa reflexão recente, o Papa Francisco reconhece que todos nós podemos incorrer nestas fragilidades de Tiago e João. Portanto, o convite à fraternidade entre nós ganha grande sentido, pois recebemos o mesmo Espírito, a mesma unção, as mesmas palavras, dissemos os mesmos ‘quero’ e ‘prometo’, o mesmo ministério advindo do Evangelho!... 

A fraternidade é um dom de Deus! Com a convivência, as nossas fragilidades e divergências se tornam visíveis, mas nada nos devem fazer esquecer as exortações do Senhor: ‘vós todos sois irmãos’ e ‘entre vós não deverá ser assim’.” 

Concluída a reflexão, ofereceu-se a oportunidade para o recebimento do Sacramento da Penitência. Em seguida, após alguns comunicados, encerrou-se a Manhã com a Santa Missa e com o almoço de confraternização. Todas as Paróquias têm suas programações de atividades relativas à Semana Santa bem intensas e ricas de espiritualidade. 

Os fiéis devem se inteirar das funções para poderem participar de todos os momentos celebrativos, acompanhando Jesus nos momentos cruciais de sua missão: paixão, morte e ressurreição!


CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

0 Comentários