PE. ALOÍSIO HEIDEMANN PROFERE SERMÃO DO ENCONTRO EM IMARUÍ




(07/04/2019) Todos os anos, (07/04/2019) o momento mais esperado da Festa de Passos é o do Sermão do Encontro. Nos momento em que as imagens do Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores se aproximam uma da outra, um sacerdote profere a homilia. 

Neste ano, o convidado foi o Pe. Aloísio Heidemann Jochen, atual Vigário Paroquial de Imaruí e Coordenador da CPT (Comissão pastoral da Terra) na Diocese de Tubarão. 

O Pároco, Pe. Valdeci, o anunciou à assembleia que superlotava a matriz São João Batista de Imaruí. Eis o que o presbítero falou: 

“Irmãos e irmãs, saudações!... Como falar de Deus aqui em Imaruí e lá onde você mora? Bem, nós sabemos que Ele se comunica conosco de muitas formas. Especialmente pela caridade. Falamos d’Ele porque Ele nos ama infinitamente e nos faz seus filhos e filhas. Podemos falar de Jesus também? Sem dúvida. 

Nos Evangelhos nós O vemos multiplicar pães, curar pessoas, defender a mulher condenada por adultério (mostrando que todos somos pecadores), proteger as crianças... Faz-nos sentir filhos amados do Pai. Aprendemos com Ele a compaixão. Pois o amor está acima de tudo. Pois Deus é amor! 

Sob a ação do Espírito Santo nós queremos carregar a cruz, construir o Reino, fazer a justiça acontecer, edificar o Reino de Deus. Uma fé autêntica não é cômoda e nem individualista. 

As Santas Missões Populares nos inspiram a uma fé autêntica e a produzirmos bons frutos... elaborando políticas públicas para o povo. A decadência de Imaruí pode estar aí. A politicagem estupra o bem comum. Nem uma casa sem fossa, nem uma bateria de chumbo na lagoa... asfalto para São Luiz e para Pescaria Brava. Hoje faltou água aqui em Imaruí. Desculpem-nos. Mas faltou água... Afinal de contas, são tantas perdas... Será que queremos voltar ao tempo de Freguesia? Mas, com certeza, a primavera do futuro nos sorrirá. 

Irmãos, caminhar com Jesus significa amar, não ensinar crianças a portar armas. O casal Sr. Bibi e D. Bete sabem muito da história da devoção ao Senhor dos Passos. E me contaram da chegada desta imagem e que Ele quis ficar aqui. E ficou!... e foi amado pela comunidade!... É preciso haver coerência entre devoção ao Senhor dos Passos e à Maria da Dores. 

Irmãos, Jesus também está aí sendo vítima sem crime, com provas forjadas... Por quê? Em troca de um Ministério?... Maria é a Mãe que nos educa dizendo quando é sim e quando é não. Sim, a morte chegou para Jesus. Eram 15h. Não somente Ele, mas tantos outros foram crucificados também... cerca de duas mil pessoas! Faz-nos lembrar nossas cadeias... Ele, Jesus, revela a face misericordiosa do Pai. Associe sua dor à dor de Jesus! Contigo, Maria, queremos chegar ao Céu!” 

Terminada o Sermão, o Pároco convidou os carregadores a aproximarem as duas imagens, enquanto o povo, tomado pela emoção, rezava.

Postar um comentário

0 Comentários