BANDEIRAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE IMARUÍ EMOCIONAM DEVOTOS DE ALBERTINA



(21/10/2018) A Paróquia São João Batista, de Imaruí-SC, ainda conserva a tradicional Festa do Divino Espirito Santo. 

Todos os anos, as Bandeiras do Divino, acompanhadas dos Foliões do Divino (cantadores) visitam as capelas da Paróquia. 

Além de convidar os devotos para as festividades, promovem momentos de “rezas” (cantos, ladainhas, orações...) e recebem “brindes” (dinheiro, alimentos...) para a Festa. 

Há uma dezena de anos, ainda se fazia visitas dos foliões casa à casa. Devido a algumas dificuldades, passou-se a promover visitas domiciliares apenas quando as lideranças de uma comunidade aceitavam ficar com as Bandeiras por um período. Neste caso, foram confeccionadas Bandeiras especiais. Ultimamente, porém, nem isso é mais feito. Todavia, a fé do povo ainda permanece. 

Neste domingo, um grupo de 30 pessoas, todas vestidas de vermelho, adentraram solenemente o Santuário de Albertina. Foram anunciadas e acolhidas pelo Reitor e pela comunidade. Houve muita emoção e fé. 

Ao som do tambor tocado pelo Caio, e da sanfona de D. Dôra Corrêa, seguindo a cantoria do “tirador de versos” Jucinei, juntamente com as “cantadoras” Nice e Maria, toda a assembleia louvou a Deus e se irmanou no amor do Espírito Santo. No momento das Oferendas os devotos puderam “brindar” a Bandeira. 

Ao final da celebração, Diego, filho do Casal 1º Festeiro (“Casal Imperial”) Wilmar e Cida, dirigiu palavras de gratidão pela acolhida e convidou todos para participarem das festividades no próximo mês, em Imaruí.

Postar um comentário

0 Comentários