16º ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO PRESBITERAL - RECORDAÇÕES

Neste dia 29 de julho de 2011 estarei celebrando os 16 anos de ministério presbiteral. Fui ordenado Diácono por D. Hilário Moser, então Bispo de Tubarão, no dia 11 de dezembro de 1994. na mesma cerimônia ocorrida na Catedral, em Tubarão, foi ordenado meu companheiro de jornada, o Pe. Eduardo José Bittencourt. Nós estávamos retornando de nossa missão em Guiné-Bissau (África Ocidental) havia dois meses.

Eu fui designado para auxiliar o Pe. Paulo Rodrigues em Imaruí.

Fui ordenado presbítero pelo mesmo Bispo no dia 29 de julho de 1995, na catedral. a festa foi acompanhada de uma grande preparação vocacional coordenada pelo Pe. Pedro De Biasi, então pároco da Catedral, e seu vigário, o Pe. Raimundo Ghizoni.

Muitas pessoas foram envolvidas nesta festa: as celebrações vocacionais em cada comunidade, entrevistas nos meios de comunicação, encontros com pastorais...

A comunidade da Passagem (hoje matriz Santa Terezinha do Menino Jesus), onde nasci e me criei e descobri minha vocação, esmerou-se na preparação.

À frente, além de meus pais, estava o Paulo Perito, que coordenava a CAEP. Todas as lideranças se envolveram e movimentaram toda a comunidade especialmente na semana da Ordenação.

Houve um tríduo com Missas na comunidade. Na véspera da Ordenação, após a Missa, aconteceu um jantar para mais de mil pessoas no Salão Paroquial e nos barracos que foram montados. Houve até um show da minha banda Censura Livre!

No dia seguinte eu retirei-me ao Seminário Nossa Senhora de Fátima (que estava vazio por causa das férias escolares) para rezar e concentrar-me. Às 15h foi a cerimônia de Ordenação. Preciso dizer que linda e maravilhosa? Eis o tema que escolhi para o meu ministério: “O Senhor é meu Pastor. Nada me faltará” (Sl 22/23). A Paróquia ofereceu um belo coquetel aos convidados.

No dia seguinte, 30, presidi a minha primeira Missa na Passagem. Uns dez padres vieram rezar comigo. No restaurante Moinho (da Zéza) foi servido o almoço para 400 pessoas.

A festa não acabou: à tarde, no Salão Paroquial, os jovens prepararam uma Tarde Festiva para a criançada. Centenas de pessoas estiveram presentes, cantaram Parabéns à Você e eu cortei uma torta gigante, decorada com os símbolos de minha Ordenação: caminho, pegadas, chinelos, violão e Bíblia.

Como sou imensamente grato a toda a Igreja, cada ano, por ocasião do aniversário presbiteral, elaboro uma Oração Vocacional e escolho um lema para minha reflexão. Na próxima página apresento a Oração Vocacional. O lema é: “Tende os mesmos sentimentos de Jesus” (Fil 2,5).

Postar um comentário

1 Comentários