26 ANOS DE MINISTÉRIO PRESBITERAL – UMA CONVERSA VOCACIONAL


(25/08/2021) No dia 29 de julho de 1995, sábado, às 15h, fui ordenado presbítero pelas mãos de D. Hilário Moser, Bispo de Tubarão. A catedral estava tomada de fiéis. 

O clero diocesano, as religiosas, os seminaristas, os coroinhas e Ministros da Eucaristia da Paróquia, as crianças do Jardim Pio XII, os benfeitores e membros da Pastoral Vocacional, gente de todos os organismos da Igreja, ex-alunos e ex-colegas de trabalho, amigos e parentes, minha família... todos formando uma enorme e orante assembleia. 

Quanta alegria! Quantas músicas, símbolos e danças litúrgicas! Quanta gratidão e fé! Eu usei uma estola diaconal trazida da África. A sós, na sacristia, o Bispo me disse: “terminada a Missa, já tens a faculdade de atender Confissões”. 

Mais tarde, meus irmãos me revestiram com a estola sacerdotal colorida, também trazida de Guiné-Bissau. Ao unir minhas mãos entre as mãos de D. Hilário, olhamo-nos profundamente, e ele me disse com ternura: “obediência e paz”. Depois, me abraçou apertado e ternamente. 

Minhas avós Angélica e Antonina, meus pais Sebastião e Osmarina, meus irmãos, meus amigos do grupo de jovens Arautos de um Novo Horizonte e da banda Censura Livre... não se seguravam de contentamento. 

Pe. Pedro de Biase e Pe. Raimundo Ghizoni prepararam esta festança vocacional. Eles sorriam para mim e para todos. O Pe. Bertilo Schmidt, vestido de terno por sob a túnica, me chamou para o presbitério. Pe. Paulo Rodrigues, acompanhado dos fiéis de nossa Imaruí, deu um lindo testemunho a meu respeito. 

Pe. Silvestre Philipe coordenou o enorme grupo de cantores e músicos. Pe. Édison de Souza Müller e o Pe. Elias Della Giustina cuidaram de animar a assembleia com os cânticos. 

Ir. Julina dirigiu os pequenos do Jardim na homenagem que eu e meus pais fizemos à Nossa Senhora. A Ir. Natália Feldhaus e a Ir. Rosemeire Cardoso organizaram uma homenagem ao neossacerdote

Com meu violão, cantei: “Minha missão é a mesma de Jesus: anunciar ao mundo inteiro a Boa Nova!” No alto da catedral, atrás do antigo presbitério, todos podiam ler a enorme faixa preparada pelos meus irmãos, com o meu lema sacerdotal: “Tu és, Senhor, o meu Pastor! Nada em minha vida faltará.” (Sl 22/23). 

Três horas de celebração! Havia chovido durante a Missa. O coquetel preparado pela Paróquia reuniu muita gente no Salão do Centro de Atividades. 

Quantos beijos e abraços! Quantas palavras e gestos lindos! O ‘sim’ de um padre é fruto do ‘sim’ de muita gente! Louvado seja Deus! Salve, Maria!

 

CONVERSA VOCACIONAL

 

Senhor Jesus, quando olhas pra mim, o que vês?

Um homem? Um homem pecador?

Um homem irremediavelmente pecador?

 

“Já não te chamo servo, mas amigo...

pois tudo que recebi do meu Pai eu te dei a conhecer” (cf. Jo 15,15).

 

Mas, Senhor, eu te contemplo chagado, crucificado e morto.

Proclamo tua ressurreição e tua Páscoa.

Mas nada tenho pra te dar.

 

“És precioso aos meus olhos. Eu te aprecio e te amo.

Eu troco reinos por ti. Eu entrego nações em troca de ti.

Fica, tranquilo, pois Eu estou contigo” (Is 43,4-5).

 

Então, Jesus, lava-me por inteiro e faze de mim vaso novo.

Ajuda-me a exalar o bálsamo da tua misericórdia.

Quero ser um instrumento da tua paz.

 

“Tu serás minha testemunha; o servo que Eu escolhi.

E o mundo reconhecerá, acreditará em Mim

e compreenderá que Eu sou o Senhor!” (cf. Is 43,10-11)

 

Senhor, “ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9,16).

Quando eu olho pra Ti, meu Senhor e meu Deus,

só vejo Amor!... “E isto me basta!” (cf. Jo 14,8).

Tu és o meu Amém!



CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

 

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Lendo Seu lindo testemunho me senti lá junto com todos, com o coração radiante de ver um amigo nos braços de Jesus, como um faça-se conforme a Sua vontade.

    ResponderExcluir