D. NELSON, PARENTE DE ALBERTINA, CELEBRA 30 ANOS DE EPISCOPADO

 


(20/07/2021) Hoje, no Santuário Diocesano da Bem-aventurada Albertina, se eleva uma oração de louvor a Deus pelos 30 anos de episcopado de um ilustre filho de São Luiz: D. Nelson Westrupp. 

Nascido a 11 de setembro de 1939, no interior de Imaruí, em São Luiz, seus pais chamavam-se Apolônio Westrupp e Leonila Berkenbrock. Foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1964. 

Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus, Congregação fundada pelo Pe. Léon Dehon, ocupou várias funções administrativas e formativas a serviço de seus confrades. Tendo feito doutorado em Roma, para lá foi enviado como Conselheiro Geral dos dehonianos. 

Após doze anos nesta função, o Papa S. João Paulo II o escolheu para ser Bispo. Segundo sua biografia “Miudezas da vida”, escrita por Maurinea A. Santos, sua secretária, Pe. Nelson estava se preparando para retornar ao Brasil quando um telefonema inesperado o convocou para apresentar-se imediatamente ao Cardeal Bernardin Gantin. 

Assim que os dois se encontraram, o purpurado passou a ler o documento de sua nomeação como Bispo de São José dos Campos, em São Paulo. Ele teria dito ao seu confessor: “recebi a comunicação de minha nomeação para Bispo; porém, não quero aceitá-la porque não me considero em condições de exercer esta missão”. Mas teria ouvido a seguinte objeção do colega: “tu não podes não fazer a vontade de Deus!” 

Tendo aceito a nova missão, foi sagrado Bispo no dia 20 de julho de 1991, na catedral de sua primeira Diocese. Mais tarde, após concelebrar com o Papa, recebeu dele um anel episcopal que, até hoje, guarda com grande veneração e gratidão. 

Atualmente, D. Nelson é Bispo emérito de Santo André, no ABC Paulista, onde reside e cultiva inúmeras amizades. Continua realizando sua missão pastoral ministrando palestras, aulas, dirigindo Retiros Espirituais e atendendo os fiéis. 

Ao celebrar seus 30 anos de ministério episcopal, podemos recordar uma frase de outro Bispo, Santo Agostinho, que disse: “Aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão. Aquele é nome do ofício recebido; este, da graça; aquele, do perigo; este, da salvação". 

Os moradores de São Luiz, terra da Beata Albertina Berkenbrock, prima da mãe de D. Nelson, o saúdam neste dia e pedem a Deus que o conserve firme em sua missão pastoral até o fim.

Obs. foto extraída das redes sociais.


CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

 

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

1 Comentários