EXPERIÊNCIA DE MISERICÓRDIA - UMA PORTA QUE NUNCA SE FECHARÁ




Ela chegou até mim e foi logo intimando: “preciso conversar com o senhor”. Fomos até um lugar mais apropriado da nave da igreja e pus-me a ouvir sua história. Contou-me que os graves e constantes desentendimentos fizeram sua família adoecer... Então ela desabafou: “Eu já disse pro meu pai que o perdoava; mas, na verdade, eu não o perdoei aqui dentro de mim e estou morrendo”!

Famílias feridas e corações moribundos existem aos montes. Situações similares à historinha podem ser encontradas em qualquer lugar. Vivemos num mundo em que as pessoas se fecham em si mesmas (“ensimesmando-se”), se colidem umas com outras (machucando-se), criam barreiras afetivas (quando não também físicas e estruturais) que as distanciam, criam mundos fictícios (surreais) para fingirem ser felizes... e acabam perdendo o sentido real da sua existência.

Se o quadro lhe parece por demais pessimista é porque você sabe (e sente!) que o projeto de Deus para o ser humano é bem outro. Fomos criados para viver em comunhão! A discórdia e o ódio fazem mal ao nosso coração! O egoísmo e o materialismo não respondem às nossas questões existenciais mais genuínas. Nosso ‘DNA espiritual’ nos leva à busca da felicidade, da boa convivência, da vida digna... Viemos de Deus!... e Ele nos fez “à Sua imagem e semelhança”! Ficamos fatalmente doentes quando nos afastamos d’Ele e dos seus caminhos. E se nos conformamos com o estado doentio (e nos resignamos) é porque, realmente, de fato, estamos muito doentes.

Este Ano Jubilar da Misericórdia está chegando ao seu ocaso. As Portas Santas espalhadas pelo mundo serão cerradas. Milhares de pessoas “passaram” pelas quatro Portas abertas em nossa Diocese. Catedral, Laguna, Rio Fortuna e o Santuário de Albertina (São Luiz) foram símbolos eloquentes de que Deus continua a nos atrair para junto de Si, a fim de nos restaurar, de nos refazer... E também de que há muita gente precisando de “mudar” sua maneira de viver, ou de como encarar as dificuldades...

Em Lucas 8,1-11 encontramos o episódio daquela mulher condenada à lapidação (morrer à pedradas) depois de ter sido surpreendida em adultério.  Ela foi levada até Jesus. Queriam que Ele desse um parecer sobre a determinação da Lei mosaica. “Quem não tiver pecados atire a primeira pedra”, disse. Já sabemos o que aconteceu. E à mulher livre da condenação Ele disse: “Tampouco Eu te condeno. Vai, e de hoje em diante, não peques mais”!

A cena é tensa... e a fala de Jesus é desconcertante. Atualizando o texto, sabemos que somos todos testemunhas vivenciais das escolhas que nossa sociedade hodierna tem feito. Talvez, testemunhas e cúmplices. Temos responsabilidade, por exemplo, pela devastação da nossa Casa Comum, achando que os recursos naturais nunca se extinguirão. Tornamo-nos coniventes com um estilo de vida consumista e injusto. E pensamos que os conflitos bélicos e genocidas do planeta pouco têm a ver conosco.

Mas, há outra maneira de viver! O estilo de Jesus: a misericórdia! É o amor que nos capacita para perdoar, buscando compreender as muitas facetas da mesma realidade. É ele que nos permite ver um irmão, onde todos enxergam “um monstro”.

O Ano Santo terminará, mas permanecerá o compromisso de “santificar todos os anos”. A Porta Santa será fechada, mas “as portas” de nossa Igreja e as de nossos corações precisarão permanecer escancaradas para acolher quem chegar, quem voltar, quem precisar!

Aquela pessoa que me procurou lá na igreja, ao “passar” pela Porta Santa percebeu que precisava abrir mais espaço dentro dela mesma para que pudesse perdoar seu pai. A falta de perdão a sufocava. Para ela, a Porta Santa não foi apenas um símbolo. E, com a graça da Misericórdia de Deus, ela trilhará caminhos que a farão ser misericordiosa também. E, então, ela terá paz, será feliz e o Reino de Deus estará crescendo naquele lar.

Pe. Auricélio Costa

Pároco e Reitor do Santuário

Postar um comentário

0 Comentários