VARGEM DO CEDRO PARTICIPARÁ DA 13ª SEMANA DE MUSEUS


Anualmente, em todo o mundo, no dia 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional de Museus. A iniciativa é do Conselho Internacional de Museus (Icom).

No Brasil, as atividades estão sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), que promove a 13ª SEMANA DE MUSEUS, entre os dias 18 e 24 de maio de 2015. Neste ano, o tema da Semana é Museus para uma sociedade sustentável.

Segundo o Icom, “um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas em todo o mundo, é adaptar-se às novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza”. Para isso, novas formas de pensamento e ação são necessárias na transição para uma sociedade sustentável.

E, como os museus podem ajudar? “Os museus têm um papel essencial nessa transição, promovendo desenvolvimento sustentável e servindo como laboratório para  melhores práticas”, afirma o Icom.

“O tema Museus para uma sociedade sustentável reconhece o papel dos museus no crescimento do interesse do público em uma sociedade que desperdice menos, seja mais cooperativa e que utilize seus recursos respeitando os sistemas vivos”.


Nossa paróquia possui um belo e rico Museu. Muitas pessoas têm visitado o seu acervo, mas ainda poderia ser mais bem aproveitado. Pensando nisso, aproveitaremos a data comemorativa citada acima para promover mais visitas ao Museu. O Colégio e a Creche de Vargem do Cedro foram convidados a fazer novas visitas à instituição cultural na Semana dos Museus. Centenas de pessoas já o visitaram neste ano. O acervo é vasto, diversificado e nos ajuda a olhar para o passado, refletindo sobre o presente e projetando o futuro!

Postar um comentário

0 Comentários