COMUNIDADE RESGATA ANTIGA ORAÇÃO MARIANA


(08/05/2015) Enquanto vai trilhando seu caminho na história da humanidade, em cada época, a Igreja se enriquece com os costumes dos povos. Novidades vão sendo incorporadas aos costumes da Igreja com a mesma velocidade com que algumas práticas vão ficando pra atrás. 

Homens e mulheres sentarem juntos e misturados na assembleia litúrgica, apresentação da oferta do dízimo aos pés do altar, rezar o Pai Nosso de mãos dadas ou erguidas, presença de Ministérios de Música na animação das Missas, Equipes de Acolhida nas portas dos templos, uso de recursos audiovisuais nas celebrações... estão entre algumas das tais “novidades”.


Beijar as mãos dos mais velhos ao lhes pedir a bênção, visitar os vizinhos nas tardes de domingo, fazer a “coberta d’alma” na missa do sétimo dia, leiloar prendas na praça da capela após o culto, o uso de véus brancos ou escuros pelas mulheres nas celebrações... são algumas das práticas que ficaram no passado. 

Em Vargem do Cedro (São Martinho – SC), cuja colonização é marcadamente germânica, ainda se preserva muitas riquezas recebidas de herança dos antepassados. Mas, evidentemente, que algumas riquezas vão se perdendo. Para resgatar uma destas preciosidades da fé católica da comunidade, em cada celebração se voltará a rezar a antiga oração mariana “Hilfet, Maria!” (“Ajuda-nos, Maria”). 

A bela oração é uma louvação à Mãe de Cristo e súplica pela sua maternal proteção. As senhoras mais idosas da comunidade aprenderam a rezá-la com a D. Érika Feuser, quando se reuniam na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes para a reza do terço. Hoje, durante a Missa na matriz São Sebastião, no final da Novena de N. Sra., a comunidade rezou piamente a antiga oração. 

Postar um comentário

0 Comentários