MACACOS BUGIOS BRINCAM NAS ÁRVORES DA GRUTA

Nos fundos da igreja matriz de Vargem do Cedro (S. Martinho-SC) existem algumas construções e uma Gruta em homenagem a Nossa Sra. de Lourdes. E também um riacho, em meio a um pequeno bosque muito bonito e com variedade de arvoredo. Há várias árvores frutíferas no entorno, o que atrai muitas aves e outros pequenos animais. 

Dentre estes, para minha surpresa, aparecem diariamente os bugios. Devem constituir um bando de seis indivíduos, sendo dois vermelhos, dois pretos e dois filhotes pretinhos. Os bugios são animais de porte relativamente grande e de dieta predominantemente folívora, isto é, ingerem principalmente brotos e folhas jovens de algumas poucas espécies de plantas. 

Esta espécie costuma viver em grupos pequenos, em média 10 elementos. Possuem um sistema em que um macho pode ter várias fêmeas.  Possuem vocalizações (urros) características, que podem ser ouvidas a quilômetros de distância. De fato, seu som é assustador. Os bugios são os chamados macacos do Novo Mundo. Eu li que suas atividades de alimentação consomem cerca de 24% do tempo, visto que a maior parte do tempo eles estão descansando (cerca de 60%). 

Os primatas sempre acabam nos atraindo. Ficamos admirados com suas performances no meio do arvoredo, e com sua habilidade em se locomover com tanta maestria. Parecem simpáticos e, à luz do sol, sua pelagem parece reluzir. Infelizmente, seus dias estão contados. Com o avanço da urbanização e o crescente desmatamento, este e tantas outras espécies estão, realmente, em perigo de extinção, ao menos em nossa região.

Fotógrafo: Vilde Pedro Andreazza. https://www.flickr.com/photos/grandee36/2249124995/in/photolist-doD5RB-4qKmva

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Belo texto. Só peço que inclua na foto o crédito do fotógrafo: Vilde Pedro Andreazza. https://www.flickr.com/photos/grandee36/2249124995/in/photolist-doD5RB-4qKmva

    ResponderExcluir