PRESBÍTEROS DE TUBARÃO E CRICIÚMA CELEBRAM DIA DO PADRE

04 de agosto de 2011. Hoje é o dia de São João Maria Vianney, o Cura de Ars, na França, que foi proclamado recentemente Padroeiro (modelo) dos Padres. Por isso, hoje é considerado o Dia do Padre.

Para comemorar tão importante data para nós sacerdotes, as Pastorais Presbiterais de Tubarão e Criciúma organizaram um encontro de confraternização entre os dois presbitérios.

O evento aconteceu na sede da APRESC (Associação dos Presbíteros do Sul de SC), na Lagoa dos Esteves (Içara). Foi muito bom revermos companheiros de caminhada que há anos não nos encontrávamos. Depois do café, na capela São Jorge, daquela localidade, realizou-se a Santa Missa presidida por D. Jacinto Flack, Bispo de Criciúma, e concelebrada por D. Wilson Tadeu, nosso Bispo de Tubarão, quase cem sacerdotes, com a participação de leigos amigos e da própria comunidade.

Na ocasião D. Jacinto falou: “Hoje o salmo dizia ‘Não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor’. E este é o nosso dia! Portanto, o Padre deve ter um coração como o de Deus, isto é, um coração de pastor. O racionalismo atual, especialmente na Europa, tem feito muitos estragos em nossa fé.

O Evangelho nos leva a perguntar quem é Jesus para nós. Nós só podemos responder a esta questão pelo amor; com um coração de pastor para que a bênção de Deus chegue a todos.

Recordo-me de uma história de nosso padroeiro, São João Vianney. Conta-se que numa refeição oficial na residência do Senhor Bispo um padre criticava o fato de Pe. Vianney estar vestindo uma batina surrada e estar usando sapatos velhos na presença tão distinta do Bispo.

O Bispo escutou estas palavras e chamou para perto de si o Cura de Ars. E disse a todos: ‘Ele pode não estar usando batina tão nova quanto as nossas e nem calçando sapatos tão brilhantes, mas, no amor, ele vale mais que todos nós’. Confiemos em Deus, irmãos padres, e olhemos para a Virgem Maria. Ele quer ser a nossa alegria!”

Após a celebração e as fotos oficiais, retornamos para a sede da Associação. Lá pudemos conversar, jogar jogos de mesa e bocha até a hora do almoço. Saboreamos uma deliciosa refeição.

Em seguida houve um animado bingo. Foi uma tarde muito aprazível! Todos ficamos desejando que este tipo de encontro se repita mais vezes.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns Padre Auricélio! Que Deus continue lhe abençoando e iluminando seus caminhos. Um abraço especial, Pedro, Elin@, Pierre e Karin,

    ResponderExcluir