TRÍDUO PASCAL TEM INÍCIO NA CATEDRAL DE TUBARÃO







Iniciando o Tríduo Pascal, neste dia 21 de abril, quinta-feira, na Catedral, às 9h, aconteceu a Missa do Crisma. A celebração foi presidida por D. Wilson Tadeu e concelebrada pelos padres da Diocese.


Um bom número de religiosas, seminaristas e povo de Deus se fez presente. Também nossos seminaristas lá estiveram, tendo alguns deles auxiliado na Equipe de Liturgia.


Uma grande surpresa foi a presença do Pe. Agenor Brighenti, meu ex-formador e ex-professor (na Filosofia da FESSC), e que tem trabalhado no mundo inteiro, grande e conhecido teólogo da Libertação que é.



Também me alegrei imenso em rever o Pe. Evaristo Debiasi, querido ex-reitor, ex-formador e ex-diretor espiritual (dos tempos do SETESC, da Serrinha e do ITESC). Pareceu-me bem forte e disposto, não obstante suas lutas contra algumas doenças que lhe têm feito sofrer.

Nesta ocasião, o Sr. Bispo fez uma homilia valorizando o Sacerdócio cristão.

“Hoje é o dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. O sacerdote é um homem chamado a fazer o que Cristo fazia; ele é revestido com os poderes de Jesus para realizar em sua vida e missão a obra de Deus.


Como ouvimos hoje no texto do profeta Isaías, o Servo de Deus transforma a realidade onde Deus não atua, pois age na força do Espírito Santo. Hoje, Jesus age através de nós, levando-nos a servi-Lo na Igreja e no mundo.


É, portanto, nossa missão, exterminar toda forma de opressão, afim de que o Bem se torne realidade, tornando Deus presente em todos os lugares e corações. Nós recebemos de Deus esta missão e, na força do Espírito, podemos fazer a mesma obra de Deus.


Por excelência, o padre tem esta missão: cuidar e promover a Obra de Deus.


Nestes dias de Quaresma e Semana Santa eu vi muitos padres visitando os doentes e até acompanhei o Pe. Carlos na visita aos presidiários, aqui em Tubarão.


Naquela oportunidade celebramos a Santa Missa no presídio. Podemos anunciar, então, que o Bem vai crescendo. E Deus deseja que todos O reconheçam como Deus.


Na vida do sacerdote Deus atua diretamente e, através do seu ministério, age na comunidade. Caros padres, que Deus nos dê sempre este desejo de sermos instrumentos em suas mãos para fazê-Lo mais conhecido e amado.


Há quase um ano cheguei a esta Diocese. Portanto, esta é minha primeira Missa do Crisma com vocês. Quero agradecer a acolhida que recebi de vocês, pela suas presenças e pelo esforço que realizam na missão que receberam.


Que as celebrações desta Semana Santa nos ajudem a renovarmos o compromisso de nos ajudarmos uns aos outros, dentro de nosso Presbitério, para sermos bons instrumentos nas mãos de Deus.”



Após a bonita celebração, o Sr. Bispo presenteou cada sacerdote com o livro “Como o Pai me amou – reflexões diárias sobre a vida sacerdotal”, dos autores Pe. Antônio Capelesso e Pe. Germano Van Der Meer.


Também lhes entregou um cartão, assinado manualmente por ele, com uma frase do Papa Bento XVI e a seguinte mensagem:


“Esta é a primeira vez que celebro a Instituição do Sacerdócio na Diocese. Quero agradecer a cada um pela acolhida, pelo apoio e pelo testemunho de unidade. Peço que Cristo vivo e ressuscitado seja a luz a guiar seus passos. Feliz Páscoa!” e convidou os padres para uma confraternização em sua residência episcopal.


Eu fui, evidentemente, e achei muito bom. Obrigado, D. Wilson, por toda consideração!

Postar um comentário

0 Comentários