SANTUÁRIO DE ALBERTINA – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA


O Pe. Sérgio Jeremias, reitor do Santuário de Albertina, foi quem me solicitou o favor de atender a comunidade nesta quinta-feira Santa, 21 de abril. Prontamente aceitei o convite, não só porque havia disponibilidade de agenda, mas por compreender a importância do ato.


A comunidade estava toda organizada e reunida quando, às 21:10h, iniciamos a celebração. Foi muito bonito o momento do Lava-pés.


O seminarista Thiago Francisco, que está concluindo a Filosofia, cujos parentes moram em São Luis, acompanhou-me na celebração. Pedi-lhe que proclamasse o Evangelho de Lucas 1,46-56 enquanto eu ia encenando a última ceia.


Um por um, doze homens da comunidade se apresentaram para que eu lhes lavasse os pés. Cada um era chamado pelo nome do respectivo apóstolo e o comentarista lia um breve histórico do homem de Deus.


Após a lavação em cada um, ainda quis dar-lhe um abraço fraterno. A Missa prosseguiu normalmente. Após as devidas comunicações, iniciamos uma Adoração Eucarística até por volta das 23:30h. A


s pessoas foram saindo aos poucos, pois não houve bênção final e nem despedida dos fiéis. É que, liturgicamente, a Missa continuará até o Sábado Santo, com o irromper do Glória.


Foi muito bom rezar com a comunidade que lotou o templo. Muitas pessoas eram romeiros, provenientes de várias localidades, inclusive de outras cidades, com Blumenau e Florianópolis.


A Equipe de Liturgia estava muito bem organizada: Ministros da Comunhão, Ministério de Música, Leitores, Coroinhas e Acólitos.

Postar um comentário

0 Comentários