HÁ DOIS ANOS FILMAGEM DE ‘ALBERTINA’ ENCANTAVA E ENVOLVIA PESSOAS DE TODA A REGIÃO NUMA GRANDE ‘CONSTELAÇÃO’

 

(11/01/2022) Ninguém poderia imaginar que, num belo dia, uma trupe de cinema passaria por Imaruí e região para filmar um longa-metragem, envolvendo, inclusive, os moradores das próprias localidades. 

A história de vida e de fé da Virgem e Mártir Albertina Berkenbrock já havia sido mostrada e contada através de dezenas de peças de teatro, de inúmeras canções e poesias, de ilustrações e pinturas, de livros e artigos, de documentários, entrevistas e reportagens, além das muitas palestras e homilias. 

Todavia, fazer um filme sobre Albertina estava muito além de qualquer outra otimista projeção. Até surgiu, certa vez, um projeto cinematográfico no qual se contaria um enredo no qual, porém, Albertina passaria ao largo. 

Nem a Giovanna Barreto, de Imaruí, muito menos o prefeito Ruy Candemil, tampouco os padres Auricélio e Sérgio, e lideranças do Santuário de Albertina, em São Luiz, tinham total consciência do que seria participar de um projeto de filmagem. Mas o ‘sim’ destes elementos e de muitíssimos outros mais, possibilitou que o projeto do cineasta e Diretor da Boanova Films, Luiz Fernando Fernandes Machado, pudesse se concretizar. 

Contando com o auxílio do roteirista e produtor Chico Caprario e com um cineasta, seu amigo, da Bolívia, o Gabriel Sanchez Vilazón, uma constelação de ‘estrelas’ foi se formando ao seu redor. 

Vieram Adelino Los Reis e Sarah Calazans Machado, Marcos Francisco e Marx Vamerlatti, Dudu Canário, Sílvio Nazário e Natasha Hak, Heitor Caramez, Renan Ramos Rocha, Alexandre Muratori, Tamaya Vinaver... Cada um foi contribuindo com o seu brilho... 

A plêiade de colaboradores foi se formando com os atores Márcio Gonzaga, Carlos Zoéga, Joana Felício, Elianne Carpes, Sandro Maquel, Geraldo Cunha, Luciano Souza, Sandro Piacentini, Amanda Freitas, Angélica Mahfuz, Lucas Bonfim... 

Se no nosso conhecido sistema solar temos 88 constelações, desde o Cruzeiro do Sul até a de Órion, podemos afirmar que a constelação Sopa de Pedras agigantou-se, juntando astros de todas as grandezas provenientes das cidades e comunidades envolvidas. Ao longo do processo, quanto aprendizado foi compartilhado, quanta troca de vivências, quanta abnegação e doação por amor à causa (tanto à Arte, quanto à devoção à Santinha)! 

Passados aqueles meses do Curso Popular de Cinema, da pré-produção, dos 35 dias de gravações e os meses da pós-produção e finalização (edição e montagem), vieram os momentos de expectativa e êxtase: estreias, streaming, início das vendas de DVDs, início do circuito de Festivais... ALBERTINA foi assunto em todas as mídias. Entrevistas para as mais diversas plataformas e formatos, reportagens, artigos... O tema atingiu milhares de lares e pessoas! 

Os profissionais, tão logo terminaram de realizar ALBERTINA, retornaram para suas vidas normais, seus antigos e novos projetos... enfrentando os dilemas advindos com a pandemia, que chegou assim que as gravações foram concluídas. 

Os não-atores (a população em geral) também retornaram à labuta diária, mas já não eram mais os mesmos: algo muito especial tinham experimentado! Eles haviam participado de um projeto vitorioso e duradouro! 

O reconhecimento internacional (e, depois, nacional) recebido através das participações em Festivais cinematográficos elevou a autoestima de cada um. É com alegria que milhares de pessoas podem dizer: 

“Eu estava lá! Eu também participei disto!” 

Segundo o Luiz Fernando, após dois anos do início do projeto, 

“agora é preciso olhar pra frente. O filme tem vida própria e precisa continuar a construir o seu caminho. Ele já chegou às plataformas digitais (players) e, certamente, irá percorrer um itinerário todo seu. É um produto de arte, mas também de devoção. E durará para sempre. Esperamos estar contribuindo, também, para a Causa de Canonização de Albertina”.


(Foto: Boanova Films - atriz Suiany Espíndola, de Imaruí)


CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

 

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872 

Postar um comentário

0 Comentários