REUNIDO EM HUMAITÁ, PREBITÉRIO DE TUBARÃO CELEBRA A EUCARISTIA, CONCLUINDO SEU RETIRO ANUAL

 


(26/08/2021) Quase todos os presbíteros da Diocese de Tubarão se reuniram na matriz de Humaitá para a Missa de encerramento do Retiro Espiritual deste ano. Desde a última segunda-feira, os padres participaram dos encontros meditativos dirigidos por D. Onécimo Alberton, Bispo de Rio do Sul, por videoconferência. 

Esta foi a alternativa encontrada para superar as dificuldades trazidas pela atual pandemia e para não deixar passar mais um ano sem o tradicional e tão importante Retiro. 

No ano passado, ele foi cancelado devido ao alto índice de contágio por conta do Novo Corona-vírus. Mas, neste ano, D. João Francisco Salm e seu Conselho Presbiteral optaram por promover um Retiro mesmo que online

Com duas conferências diárias, D. Onécimo conduziu os padres com reflexões muito profundas. Os temas de hoje foram “O presbítero – homem da Eucaristia e da caridade pastoral” e “Eis aí tua Mãe”. 

No final da tarde, como combinado, cada padre se deslocou até a matriz Nossa Sra. de Fátima para a Santa Missa de Ação de Graças, encerrando o Retiro. D. Onécimo não pôde estar presente. D. João Francisco presidiu a celebração. 

Durante a celebração se recordou o sétimo dia de falecimento de D. Osório Bebber que, por doze anos, foi o segundo Bispo de Tubarão; e o aniversário de 15 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Carlos Henrique Machado, atual Pároco de Magalhães/Laguna. 

Ao final da Missa, o Pe. Bantu Mendonça Katchipwi Sayla, atualmente Vigário Paroquial em Capivari de Baixo, comunicou aos colegas que está sendo chamado de volta pelo seu Bispo D. Antônio, da Diocese de Benguela, em Angola. 

“Foram onze anos trabalhando em várias paróquias desta Diocese de Tubarão, enquanto realizava meus estudos de Comunicação Social, em Buenos Aires, na Argentina, e de Psicologia Social, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. 

Assim, com o apoio de todos, cresci muito e vivi minha vocação, com minhas qualidades e minhas fragilidades também, evidentemente. Academicamente, consegui concluir o Mestrado e fazer dois Doutorados. 

Agora, devo retornar dia 04 de agosto para a minha Diocese natal a fim de dirigir o Departamento de Jornalismo na Universidade da nossa Diocese de Benguela e acompanhar psicologicamente os padres que desejarem. Sou imensamente grato a todos e, digo-vos: considero-me membro do vosso clero também!”. 

Uma efusiva salva de palmas revelou gratidão e apoio ao colega africano. 

Após a celebração, o Bispo agradeceu a acolhida dos anfitriões padres Nilo Buss e Lucas Bittencourt Neves, aos radiouvintes, telespectadores (TV-Tubá e Unisul-TV) e internautas que acompanharam a celebração pelos meios de comunicação e aos demais padres presentes. Em seguida, todos retornaram para suas Paróquias.


CONHEÇA MEU MINISTÉRIO DE MÚSICA

 

https://www.youtube.com/c/PadreAuricelioCosta

https://padreauricelio.blogspot.com

https://www.facebook.com/padreauriceliooficial

https://www.palcomp3.com.br/padreauriceliooficial/

https://open.spotify.com/artist/5Bn5nqUJghDOJkY76x7nZ9

https://www.deezer.com/br/artist/67334872

Postar um comentário

0 Comentários