HISTÓRIA




 Entrevista para o Blog "Cantar, Sempre Cantar" (dirigido pelo Vinícius de Carvalho Duarte - Nov. 2014)

O COMEÇO DE TUDO

1)    Quando e como você soube que a sua vocação era cantar?
Meu caro Vinícius, visto que eu nasci numa família de músicos, a música sempre esteve muito presente em toda a minha vida. Meu pai é músico e minha mãe canta, compõe e dedilha o violão. Meus irmãos e irmãs cantam. Uma irmã gravou um CD com o coral da UNISUL; a outra compôs uma banda de Rap. Um dos meus irmãos tocou num conjunto de baile. Os outros três participam de Ministérios de Música e já gravaram três CD’s religiosos com suas esposas. Além de nossa mãe, apenas eu e um irmão compomos. Como eu poderia “escapar” desta bela herança? E, mais importante do que a música, nós recebemos a herança religiosa: pai capelão e mãe catequista, como não crescermos num ambiente de fé? Então, desde cedo, lá pelos sete anos, comecei a compor e cantar na igreja. Também na escola nosso Coral tinha como maestrina uma catequista! No Seminário, onde ingressei com 11 anos, recebi incentivo para a música: aprendi a tocar violão, participei do Coral e fiz várias apresentações nas Noites Culturais! Eu sempre quis ser padre, e é isso o que mais me interessa. A música veio como um dom para me auxiliar no ministério e me aproximar das pessoas. Portanto, sempre digo que sou um padre que canta e não um padre-cantor. Recebi muito incentivo para publicar minhas canções e, assim, depois de muita resistência, sugiu o CD “Canção de Paz” e não parei mais de gravar!
 
A METÁFORA DO GIRASSOL

2) Em breve você lançará o seu novo CD, que se chamará "Girassol". Por que escolheu este título?
Boa pergunta! Rsrs Este será o meu 12º trabalho autoral. Todos sabem que o girassol é uma linda flor amarela que, ao longo do dia, se “movimenta” seguindo a dinâmica do sol. Embora ela fique sempre voltada pro astro-rei, ela não se queima. Permanece linda, aberta, maravilhosa! Ela é uma metáfora do cristão para com o Cristo, pois Jesus é o Sol de nossas vidas. Sua presença dá sentido às nossas vidas, de modo que nos sentimos atraídos e ficamos fascinados por Ele. Sem sol não há girassol; sem Jesus, o quê nos restaria?

A CONSTRUÇÃO DE UM CD

3) E como foi fazer este trabalho?
Como costumam fazer os artistas cristãos, este CD é fruto de minha fé, de minhas reflexões, leituras e orações. Expresso nele muito do que eu creio, do que vivencio no ministério presbiteral, de meus sonhos para o mundo e para a Igreja... Após selecionar as 14 canções do meu grande repertório, no estúdio, começamos a preparar os arranjos. Todo esse trabalho é mérito do meu amigo Giovani Soratto, do Estúdio Megatons (Tubarão – SC). Convidei as cantoras do Ministério Poder da Canção (Edilene, Andréia e Mônica) para cantarem comigo e fazerem os backing-vocals. É o quinto CD que terei a preciosa presença delas. E também convidei um casal de ministros de música aqui de Tubarão, o Ênio e a Eliane. Este CD é resultado de muito trabalho e unção!

4) Qual o seu objetivo com este CD?
Sempre é a glória de Deus! E, por isso, apresentar minhas canções, partilhar minha fé, oferecer um instrumento de evangelização, colaborar com a missão da Igreja! E eu sinto um prazer enorme ao fazer e apresentar cada trabalho!

5) As músicas do CD são todas de sua autoria?
Sim, são todas composições minhas: letras e melodias! Sempre com base nos textos bíblicos e ensinamentos da Igreja!

6) Qual o estilo das músicas deste CD?
São músicas religiosas! Não posso negar minha grande influência do rock e do pop, sobretudo da experiência na Banda Censura Livre. Mas também tem reggae e rítmos latinos e balada. Costumo dizer assim: tem de tudo o que é bom! rsrs

CANTAR É REVELAR-SE E DOAÇÃO

7) Para terminar, você já tem muitos CD's gravados mas, na sua opinião, qual entre todos eles foi o melhor de se trabalhar?
São 12 CD’s. Não posso diferenciar um do outro sem correr o risco de ser injusto. Cada um tem uma história. A gente colocou emoção e vida em cada um deles. Sabe, no estúdio a gente se arrepia, a gente reza e se emociona também! Cada música, Vinícius, é um pouco de mim que eu exponho e partilho. Em outras palavras: eu me dou a mim mesmo em cada gravação. Eu sinto que este “Girassol” está muito lindo! Estou muito feliz com o trabalho que conseguimos produzir e agradecido a Deus por mais este presente!









ENTREVISTA AO JORNAL FOLHA REGIONAL SOBRE O NOVO CD "ESTÁ ESCRITO NO CÉU" – 16-12-10


1 - Pe. Auricélio, o senhor lançou mais um CD, o sétimo na verdade, cujo nome é “Está escrito no Céu”, qual a razão?

Com a graça de Deus, estou vivendo um tempo muito especial em meu ministério, que é o lançamento do meu novo CD. Recebi a vocação para ser presbítero, anunciar a Palavra de Deus! Eu gosto de falar das coisas de Deus e a Palavra d’Ele faz parte da minha vida. Mas eu também recebi o dom de compor. Então, componho e canto músicas criadas a partir da Palavra de Deus. E isto me ajuda imenso no meu ministério. Pois, através do CD eu posso estar em muitos lugares, e de uma maneira agradável (afinal de contas, quem é que não gosta de música?), semeando palavras de fé. O nome que dei ao CD é exatamente por isso: anunciar a pessoa de Jesus que disse “alegrai-vos, pois vossos nomes estão escritos no céu”! E esta boa nova implica em sermos verdadeiros discípulos missionários do Senhor!

2 – As músicas no CD são de sua autoria?

O CD é constituído por onze canções, das quais nove são de minha autoria. As outras duas foram compostas pelo jovem seminarista Anderson Costa, que é de Imbituba, e já participou de outros três dos meus CD’s.

3 - Há pessoas convidadas cantando no CD? Quais são e por quê?

Esta pergunta é muito boa porque tenho a oportunidade de falar sobre os músicos católicos. A cada CD tenho convidado um Ministério de Música de nossa Igreja para participar comigo das gravações. Foi assim que eu já gravei com o Vozes do Espírito (de Jaguaruna), com o Gilberto e Gisele (de Passagem, Tubarão), com o Cezinha (de Morrotes, Tubarão) e com meus irmãos e cunhadas (do Movimento de Irmãos, da Catedral). Neste último trabalho, convidei o Grupo Musical TONS DE DEUS, de Imbituba, que a mais de 20 anos tem se dedicado à música católica. E convidei, também, o Anderson para apresentar suas canções e gravá-las comigo. Eu tenho gravado músicas de outros compositores. O objetivo é sempre incentivá-los a continuarem firmes no seu ministério, que tão importante para a missão da Igreja.

4 – Como está sendo a repercussão desse novo CD?

Quem gosta de música religiosa está sempre ávido por novidades. As pessoas estão sempre me questionando sobre quando vai sair o novo CD. Em meio à pluralidade das ofertas do mercado, é sinal de que há pessoas que gostam das minhas canções e que eu ainda falo aos seus corações. O novo CD acabou de chegar; por isso, ainda é cedo para avaliar melhor o efeito destas canções. Mas posso garantir com alegria, que tem sido muito bem recebido. Eu só tenho que agradecer ao carinho das pessoas; muito especialmente daquelas que me ajudam na divulgação e na comercialização dos CD’s. Pois estas não são tarefas fáceis. Estas pessoas abnegadas têm mérito no meu trabalho, porque elas evangelizam comigo!

5 – Quando foi lançado oficialmente?

A primeira apresentação deste novo trabalho ocorreu no dia 6 de dezembro, numa Missa Vocacional na CEDA, em Tubarão. A partir daí já comecei a divulgá-lo nas paróquias da Diocese e onde eu consigo chegar. Pretendo fazer um lançamento mais solene no Cerco de Jericó da cidade de Tubarão, que acontece sempre em janeiro e que é um dos maiores eventos de oração e evangelização da nossa região. Contudo, ainda não definimos a data.

6 – Você estará aqui em Jaguaruna fazendo o lançamento?

Com certeza, através desta entrevista, oportunidade que o Folha gentilmente sempre me dá, já estou fazendo a apresentação do meu novo CD à Jaguaruna e à toda a região de abrangência deste Jornal. Também através da Livraria Santa Catarina (da Léia Piucco) o trabalho vai se espalhando pela região. E, no dia 6 de janeiro, com o Terno de Reis Estrela Guia, no Balneário Arroio Corrente, durante a Missa de Reis, farei uma apresentação mais formal do “Está escrito no Céu”. Todavia, estou aproveitando as celebrações e encontros pastorais para divulgar o meu CD.




ENTREVISTA SOBRE O CD "SEMPRE TE AMAREI" (3º)
FOLHA REGIONAL – MARÇO DE 2006

Depois do sucesso dos seus dois primeiros CD’s, “Canção de Paz” e “Tocado por Deus”, Pe. Auricélio Costa lançou neste dia 19, na matriz de Jaguaruna, o seu terceiro trabalho, “Sempre Te Amarei”. Em entrevista ao Folha Regional, Pe. Auricélio fala um pouco sobre este novo CD.

01. Como foi fazer este trabalho?

Da mesma forma que preparei os outros CD’s, fiz tudo com muita dedicação e unção. Fui preparando o repertório com calma e cuidado com os temas das canções e seus respectivos ritmos. Pedi opiniões de vários amigos. Em minhas orações, entreguei o CD nas mãos de Deus. Estou muito feliz com o resultado: tanto a parte musical, quanto a apresentação gráfica.

02. Qual o estilo musical?

A música religiosa ainda está conquistando seu espaço nas prateleiras das lojas e nas casas dos cristãos. Há muitos cristãos que ainda não perceberam da importância de se ouvir e de se presentear música religiosa. Como eu aprecio muito este tipo de música, esforcei-me por colocar neste CD canções com vários estilos: balada, bolero, cowntry, rock, reggae, baião e até um rapp! Tudo para louvar o Senhor!

03. As músicas são utilizadas na Missa?

Algumas músicas podem ser utilizadas na liturgia, sim. Mas, as canções deste CD não foram concebidas para este fim. São músicas religiosas e não necessariamente litúrgicas.

04. Como você pretende divulgar o seu trabalho?

O espaço de que disponho para divulgar meus CD’s são as missas e atividades religiosas. Como eu não sou um artista, não costumo fazer shows. Contudo, estou apresentando o novo CD nas missas aqui na Paróquia, bem como em outros municípios onde sou chamado a rezar. E tenho aproveitado os espaços abertos por certas emissoras de rádio. O CD está à disposição nas livrarias católicas e nas casas paroquiais. Também pode ser adquirido pelo site do Folha Regional. Atendo pedidos pelo fone (48) 3624-0125; ou pelo e-mail peauricelio@yahoo.com.br . Desde já, agradeço todo o apoio que tenho recebido. E convido aqueles que gostarem do meu trabalho, a tornarem-se meus divulgadores. Podem apresentá-lo para os amigos.

05. O que este CD traz de diferente dos outros?

Tecnicamente, não há nada diferente dos demais. Também foi gravado no estúdio Megatons (Tubarão), com direção artística do Giovani Soratto. Porém, sinto que neste CD eu estou mais maduro como cantor e compositor, o trabalho de estúdio e orquestração foi mais aprimorado. Mas continuo com os mesmos objetivos: evangelizar pela música e poder chegar a muitos corações.

06. O que lhe inspirou para compor as músicas?

O meu amor e a minha experiência com Deus e a sua Igreja. Eu canto a minha vida, em cada uma das 14 canções deste CD. O título “Sempre Te Amarei” já é uma declaração de amor comprometido com Deus; amor e compromisso que querem ser eternos. É a expressão das minhas buscas e do meu coração de sacerdote.

07. Qual a importância da música para você e para a Igreja?

Geralmente, as pessoas gostam de música. Desde os tempos mais remotos da humanidade, a linguagem musical estava presente. Eu gosto de música. Ouço música sempre que posso, em todas as ocasiões. Gosto também do silêncio. A música religiosa é um convite a encontrar-se com o “eu interior” e fazer uma ponte com Deus. A Igreja sempre valorizou a música, sempre procurando a melhor música para o culto a Deus. A música faz parte da liturgia da Igreja. Mas cada coisa deve estar no seu lugar, isto é: cuidar para não banalizar a música sacra e a música religiosa. A Igreja dá algumas orientações para os músicos e compositores quanto a essa questão. Contudo, eu posso dizer: Bendita a música religiosa! E benditos os seus músicos!







Padre Auricélio Costa
Promotor Vocacional da Diocese de Tubarão




Padre Auricélio, cantador e escritor,
lança o CD TOCADO POR DEUS



Recebi de minha família, entre tantas coisas, duas heranças: a religião e a música. Meu pai é músico e, por muito tempo, acompanhou os bailes e festanças que seu irmão, o Marfiso Margulha Costa, promovia em toda a região. Minha mãe é poetiza. Assim, eu me tornei cantador e compositor de músicas religiosas.

Ganhei um Concurso Nacional para Músicas da Campanha da Fraternidade de 1991 (duas músicas). Foi o bastante para que D. Osório permitisse que eu fizesse a faculdade de Música (UDESC), juntamente com a Teologia (ITESC).

Em 2000 participei do CD “Um Canto em Defesa da Vida” juntamente com músicos e artistas de Imaruí empenhados em defesa da natureza.

O CD “Canção de Paz”, com músicas de minha autoria, foi lançado em 2003. Agora, em 2005, estou apresentando à comunidade um novo trabalho, o CD “Tocado por Deus”. São 13 canções religiosas, nas quais eu canto minha experiência pessoal e comunitária de fé. Acho importante cantar a fé, pois isso agrada a Deus.

Nós, cristãos, poderíamos cantar mais, valorizar mais a música cristã (e católica). A Bíblia nos traz inúmeras recordações de que “é bom louvar o Senhor” e um convite bem claro: “Cantai ao Senhor um cântico novo!”. É uma importante forma de evangelizar; e é por isso que eu continuo compondo e cantando. Tenho consciência de que, antes de ser cantador, eu sou padre.

No próximo dia 24, Domingo, durante a Missa das 19h, apresentarei à comunidade de Jaguaruna o novo CD e o novo livro. O primeiro livro “Imaruí do Senhor dos Passos” foi escrito em 2003.

Agora estou apresentando o livro “A Nossa História... do Nosso Jeito”. Ambos os trabalhos falam sobre a origem do povo de Imaruí, mas são uma riqueza para pessoas de qualquer lugar do planeta.



Jaguaruna, 12 de abril de 2005.



Pe. Auricélio Costa