MISSIONÁRIOS SABEM ESPERAR E SABEM AGIR



 
(desenho: Judá Gabriel)

Geralmente não gostamos de ter que esperar algo ou alguém em filas... às vezes, filas intermináveis! Pois bem, depois de termos pego filas em três lojas e repartições públicas, meu pai me disse: “o segredo de vir à cidade é ter paciência... é só saber esperar a sua vez... ela vai chegar... tudo se resolve com calma!” Na altura dos seus 80 e tantos anos de vida, ele aprendeu que não se pode fazer tudo de uma vez e que o tempo precisa ser respeitado.
Neste mundo de tanta correria, vivemos presos a horários e compromissos e agendas... Através das mídias sociais (especialmente de aplicativos como Facebook e WhatsApp) encurtamos distâncias e nos conectamos com muita gente ao mesmo tempo. Mesmo assim, reclamamos por não conseguirmos fazer tudo o que gostaríamos ou precisaríamos realizar numa jornada de 24 horas. O dia ficou curto! Vivemos angustiados!
Os trabalhos se acumulam sobre nossas mesas e estantes... Quantas tarefas de ontem ficaram para amanhã? E aquela visita a um parente doente? E aquela questão que precisa ser resolvida no Banco? E a conversa com aquela certa pessoa? E aquele momento em família? E aquele passeio? ... O tempo não dá tréguas! Como naquela propaganda de anos passados: “A vida passa... O tempo voa...!”
É necessário ter bom senso para saber qual o momento em que é preciso esperar e qual a ocasião certa em que se deve agir. Irresponsavelmente, há quem deixe tudo para “quando der” ou se conformando resignadamente ao “Deus dará”. E, geralmente, esse tempo nunca chega.
Acomodar-se diante dos compromissos não revela que alguém tem sabedoria e tampouco paciência. Pode ser, sim, a evidência de indiferença, imaturidade ou irresponsabilidade. Não é a toa que em pleno Golpe de 64  Geraldo Vandré cantava em coro com a nação brasileira: “Vem, vamos embora que esperar não é saber.... quem sabe faz a hora não espera acontecer!”. Perceber a hora de agir é sabedoria, é virtude. Não dá pra ficar parado, esperando tudo acontecer como que “num passe de mágica”. A vida não é questão de “abra-cadabra” ou “pirlim-pimpim”.
É preciso recordar aquela passagem da Ascensão de Jesus ao Céu diante de cerca de quinhentas testemunhas. Foi lá na Galiléia. Enquanto Jesus subia todos ficaram absortos, olhando para as alturas, impactados com a manifestação da glória de Deus (teofania). Então, dois anjos apareceram e lhes chamaram a atenção: “Homens, o que estais fazendo aí parados olhando para o Céu? Este Jesus que vistes subir, virá...” (Atos 1,10-11).  “Ide, pois, anunciar o Evangelho a toda a humanidade” (Mc 16,15).
Uma “Igreja em saída” é a grande moção que o Espírito Santo tem suscitado no coração do Papa e de tantos cristãos. Por muito tempo a dimensão missionária ficou relegada aos típicos missionários de Congregações Religiosas. Enquanto eles faziam a Igreja crescer lá longe, noutros continentes, nós nos habituamos a viver nossa religião no dia a dia, buscando os Sacramentos, fazendo uma ou outra desobriga... enquanto o mundo foi se tornando pagão bem debaixo do nosso nariz. Muitas de nossas festas cristãs perderam o viço da fé; muitos dos nossos sermões se converteram em palestras motivacionais; vários organismos eclesiásticos se transformaram em ONGs ou grupos de autoajuda. E o tal “Anúncio”?
Nesta época de grandes transformações, já não dá mais para cruzar os braços ou erguer as mãos para os Céus à espera de milagres. Eles existem, sim; e acontecem no seio de nossa Igreja.
Todavia, já não é mais tempo de ficarmos parados. A “espera” precisa ser fruto da “esperança”!... Isto é: uma esperança que já é uma certeza de que se alcançará a meta almejada! Esta é a esperança que queremos! É preciso colocarmo-nos à servido da vida, em dinâmica para o bem! Somos trabalhadores da Messe de Cristo! Operários que sabem que é Deus Quem abençoa e opera para que a obra chegue a bom termo (Sl 127,1; 138,8).
“Anunciai Jesus!” é o convite e ordenamento que o Espírito Santo dá à toda a Igreja! Não dá mais para esperar! É a nossa vez! Nossa ação missionária é a melhor forma de colaborarmos para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Nosso Brasil precisa da Igreja! O mundo precisa da Igreja! Mesmo que muitas pessoas e instituições não o saibam e até se riem de nós... Mas, eles precisam do Evangelho do qual somos portadores e despenseiros/administradores (1Pd 4,10)!
Visto que não queremos ser “tarefeiros” do Reino, mas discípulos missionários de Cristo, é preciso que nos deixemos mover pelo Espírito Santo. Ouçamos Sua voz através da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja e dos desafios sociais. Aprendamos a ser pacientes, mas sem ser acomodados; a termos esperança, mas sem deixar de firmar os pés no chão da vida; a aguardarmos a vitória, mas sem abdicarmos da “cruz-nossa” de cada dia.
Não nos esqueçamos de cultivar a ternura; porém, sem deixarmos de ser verdadeiros. Tampouco nos esqueçamos de ser alegres, misericordiosos e pacíficos, como é próprio dos filhos de Deus! Em nossa ação missionária, apesar da urgência da tarefa que nos foi confiada, não nos descuidemos de contemplar o pôr-do-sol e nem de escutar o barulho da chuva no telhado e nem de sorrir pras pessoas ao nosso derredor. Pois cremos que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,26-28).
De fato, meu pai tem razão: a nossa vida exige muita paciência... e sabedoria para se esperar a hora certa... e perceber os “sinais dos tempos”. Pois bem, essa é a hora! É a nossa vez! Somos uma Igreja em missão!... Em Santas Missões Populares!

Pe. Auricélio Costa

Postar um comentário

0 Comentários