PADRES ESCRITORES APRESENTAM SEUS LIVROS EM ENCONTRO NA CEDA




(22/11/2016) Nesta manhã, na Casa de Encontros Dom Anselmo, em Tubarão, aconteceu mais um Encontro da Pastoral Presbiteral. O coordenador Pe. Claudemir dirigiu os assuntos a serem tratados, dentre eles a apresentação dos livros recém-lançados na Diocese e o Lar Sacerdotal. 

Pe. Elias Della Giustina, Pároco de Grão Pará, apresentou seu trabalho “Rio das Furnas – 128 de Colonização Italiana – Centenário da Instalação do Distrito”. Disse que, por mais de 15 anos de pesquisas, buscou fazer “um resgate da memória das famílias colonizadoras da localidade, no interior de Orleans”

Partilhou das buscas para recuperar documentos. E, nisso, acabou por encontrar um diário manuscrito de 1892, escrito por um imigrante, com muitas curiosidades registradas. Explicou que furna é um nome indígena para designar os rochedos onde as águas do rio se escondem na terra, sob as lajes de pedras. 

No livro cita muitos fatos ocorridos no Distrito, inclusive uma suposta “aparição” de Nossa Senhora e a vida do Servo de Deus Constantino Cordiolli, chamado “pai dos pobres” por dedicar sua vida ao serviço dos idosos abandonados. 

Depois Pe. Pedro José Damázio apresentou seu livro “Perdoar é Mais que Reconciliar”. Contou que a obra fala de vivência, portanto, “começou a ser escrito quando iniciei minha caminhada vocacional”. 

Ele é fruto da reflexão diante das “dificuldades e conflitos, frutos da imaturidade com que se chega ao sacerdócio... fruto também da luta para defender as convicções pessoais e sonhos, utopias...” Uma das soluções encontradas pelo autor para superar tais incongruências foi “dirimir as consequências negativas e resíduos do passado e do presente) em vista de um melhor viver, do bem estar. Assim experimentei, pessoalmente, a misericórdia de Deus”. 

E explicou porque decidiu escrever o livro: “pensei que o que me fez bem talvez pudesse fazer bem para outras pessoas”. Os padres comentaram as explicações, fizeram perguntas e elogiaram as iniciativas apresentadas e lhes desejaram êxito na divulgação. 

Postar um comentário

0 Comentários