PE. ELIAS DELLA GIUSTINA LANÇA LIVRO SOBRE SUA TERRA NATAL

(02/09/2016) Todos sabem que o Pe. Elias Della Giustina, atual pároco de São João Batista, Grão-Pará, é cantor, músico e laureado em Música na Cidade Eterna, Roma. 

Que foi Assessor Nacional da CNBB para a Liturgia, Subsecretário Regional da CNBB em Santa Catarina e Coordenador Diocesano de Pastoral, também é fato conhecido. 

Mas que ele estivesse disposto a se aventurar ao mundo pedregoso da pesquisa histórica, garimpando fatos e vivências, entrevistando pessoas e mexendo em antigos livros e arquivos para compor uma obra, ah, isso a gente não sabia. 

Contudo, ficamos todos muito enriquecidos com o livro “Rio das Furnas – 128 anos de Colonização Italiana – Centenário da Instalação do Distrito”.  Recém-lançada, a obra traz 11 tópicos históricos: “As razões para migrar para selvas brasileiras”; Rio das Furnas; Impulsionados pela Fé; Os tempos áureos de Rio das Furnas; Personagens de Nossa História; Depoimentos; As Famílias; A Escola de Rio das Furnas; Os CENSOS; Documentos para a Nossa História; Documentos Históricos e Galeria de Fotos. 

O livro de monumental valor histórico, pois conta implicitamente a história de toda a nossa região, é apresentado pelo historiógrafo e poeta Pe. Cornélio Dall’Alba. Além das considerações do próprio autor, o professor Evilásio Volpato também registra seu parecer particular sobre a comunidade. 

Parabéns ao Pe. Elias e à comunidade de Rio das Furnas!

Postar um comentário

0 Comentários